Corporate Entrepreneurship: Inovação e Empreendedorismo nas Empresas

On-line Síncrono

Cada vez mais, empresas tradicionais têm falhado em reconhecer as ameaças disruptivas vindas de empresas inovadoras e startups, além de enfrentar dificuldades em desenvolver e implementar estratégias competitivas para este ambiente de incerteza e transformação. Neste cenário surge o conceito de Corporate Entrepreneurship (empreendedorismo corporativo), que contempla os esforços de inovação e empreendedorismo dentro das organizações.

Este curso busca equipar executivos com ferramental prático e fundamentos teóricos de Corporate Entrepreneurship, permitindo uma maior eficiência em identificar e analisar ameaças e oportunidades, além de desenvolver e implementar estratégias de inovação e empreendedorismo dentro de suas organizações.

Desenvolver competências para geração de valor através de inovação e empreendedorismo dentro de empresas. Ao final do curso, os alunos estarão aptos a identificar os elementos fundamentais de uma estratégia de Corporate Entrepreneurship e participar de sua concepção e implementação.

Objetivos específicos:

• Compreender Corporate Entrepreneurship, tanto conceitualmente como na prática
  • Identificar e analisar implicações para a empresa
  • Discutir os desafios de inovação e empreendedorismo nas empresas
  • Identificar, analisar e promover iniciativas de inovação e empreendedorismo nas empresas
  • Avaliar estratégias de inovação e empreendedorismo nas empresas
  • Estar apto a liderar e implementar estratégias de Corporate Entrepreneurship

Diferenciais

O curso utiliza o estado da arte do conhecimento científico no tema de Corporate Entrepreneurship, em uma combinação eficiente de prática e teoria. Casos reais são analisados com base nos conceitos aprendidos e no contexto dos acontecimentos. O curso oferece oportunidade de interação direta com tomadores de decisão sobre estratégias e desafios de Corporate Entrepreneurship. O curso oferece uma visão inédita do processo de inovação e empreendedorismo a partir do ponto de vista da empresa.

• Categoria: On-line Síncrono

Executivos das áreas de (ou interessados em atuar em) inovação, desenvolvimento de novos negócios, corporate venturing (por exemplo, investimentos em startups), incubadoras, aceleradoras, e demais áreas relacionadas.

Requisitos: graduação universitária e domínio do idioma inglês (leitura)

• Duração: 30h
  • Local: On-line Síncrono

Prof. Clau Sganzerla

Engenheiro mecânico com MBA pela University of Rochester-EUA e doutorando pela Texas Tech Univesity-EUA. Atualmente é presidente do conselho de administração da Aviva e membro do conselho consultivo da MSW Capital. É professor de estratégia da Texas Tech University. Investidor em start-ups e fundos de venture capital. Foi vice-presidente do Grupo Algar e diretor da Algar Ventures, e managing director da Accenture no Brasil e na China. Atuou como membro dos conselhos de administração da Alsol e do Brain. Publicou artigos nas revistas Computer World, GV Executivo, Capital Aberto, HSM, Época Negócios. Recentemente, apresentou trabalhos científicos na Academy of Management-Seattle-EUA, e na Southern Management Association-Little Rock-EUA.