Educação Continuada

A Clínica Infantil e da Adolescência sob a perspectiva da Psicologia Analítica

Aprimoramento

A modalidade de aprimoramento “Clínica Infantil e da Adolescência sob a Perspectiva da Psicologia Analítica” visa contribuir para o desenvolvimento e instrumentalização do profissional na prática clínica. O trabalho desenvolvido compreende uma abordagem integrada (teoria e prática) e está sensível a diversidade e complexidade das demandas que se apresentam na contemporaneidade.

A teoria proposta por C. G. Jung dispõe de sustentação teórica e técnicas que amparam a compreensão do psiquismo do ser humano ao longo de seu processo de desenvolvimento, e a infância e adolescência se configuram como importantes fases desse processo. Alguns estudiosos da psicologia analítica se tornaram importantes colaboradores, Erich Neumann, Michael Fordham, Dora Kalff, Von Franz entre outros, trouxeram importantes contribuições para a compreensão do funcionamento do psiquismo infanto-juvenil, contemplando sua estrutura e seus aspectos dinâmicos.

A prática clínica proposta inclui atividades lúdicas (brinquedos e jogos), técnicas plásticas (desenhos, pinturas, etc.), trabalho com sonhos (material onírico) e uso de narrativas míticas, recursos que notavelmente auxiliam o processo psicoterapêutico. Considerando-se que tais aspectos favorecem potencialmente o desenvolvimento e amadurecimento do trabalho clínico e mostram-se relevantes para o aperfeiçoamento e qualificação profissional.

Diante do enfrentamento da pandemia provocada pela Covid 19, novos desafios se apresentam em todos os âmbitos da vida das pessoas, sobretudo do público infanto-juvenil. Nossa proposta de trabalho está sensível aos processos implicados e decorrentes dessa vivência.

Promover o aprendizado e aperfeiçoamento da prática profissional no atendimento clínico a crianças e adolescentes, amparado pelo aporte teórico da Psicologia Analítica.

Objetivos específicos

Habilitar e desenvolver o manejo clínico da criança e do adolescente sustentado por dispositivos prático-teóricos.
Sensibilizar e desenvolver o terapeuta para a compreensão das expressões psíquicas das crianças e adolescentes no contexto clínico.

Diferenciais do curso

O trabalho desenvolvido articula teoria e prática, além do atendimento a crianças, pré púberes e adolescentes, inclui também estratégias para o manejo de pais/responsáveis.

• Categoria: Aprimoramento

Psicólogos recém formados e experientes que tenham interesse em desenvolver e aprimorar o manejo clínico no atendimento infanto juvenil, sob o aporte teórico da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung

• Local: Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Rita de Cassia Ferrer da Rosa

Profa. Dra. pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalho docente nas seguintes disciplinas de graduação: Processos e Métodos de investigação Psicológica, Psicodiagnóstico infantil e adulto, supervisão de estágio clínico. Ênfase de estudos nas temáticas que envolvem a infância e adolescência na contemporaneidade: bullying, NSSI (self-harm, cutting), uso excessivo de tecnologias e depressão na infância e adolescência.

Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo