Educação Continuada

Clínica da Sexualidade e Gênero, Segundo a Perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica

Aprimoramento, Presencial

Uma clínica em Psicologia em movimento, alinhada com leituras críticas e despatologizantes sobre o sofrimento psíquico, alicerçada na Psicologia Sócio-Histórica, constituída como potência diante da análise da subjetividade e das relações sociais, evidenciando determinações sociais como classe, raça/etnia, gênero, sexualidade, capacidade, idade e território nos processos de constituição da identidade, das vivências e da saúde-adoecimento humano. O curso de aprimoramento em Clínica da Sexualidade e Gênero na Perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica é uma oportunidade formativa e profissional de aprofundamento teórico-prático da atuação psicológica numa perspectiva crítica e com ênfase na configuração subjetiva permeada pelas relações sociais de gênero e sexualidade. As relações em questão são centrais para que possamos desnaturalizar e desuniversalizar a subjetividade, considerando, especialmente, as formas de exploração-dominação-opressão apresentada como racismo, sexismo, LGBTfobia, capacitismo, etc. Nesta perspectiva, ao longo do curso pretendemos construir estratégias de cuidado amparado num modelo crítico e compromissado de atenção às questões oriundas a saúde mental decorrente de formas violentas e aniquilantes da subjetividade. Espera-se que as/os/es aprimorandas/os/es sejam capazes de conduzir uma clínica de forma ética, crítica e responsável, alinhada com os fundamentos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica.

Qualificar o atendimento psicoterápico a pessoas com sofrimento psíquico decorrente das vivências de diversidade sexual. Aprofundar saberes e práticas da Psicologia nas questões de gênero e sexualidade, tendo como fundamentos a Psicologia Sócio-Histórica e a clínica ampliada.

Objetivos específicos

1. Debater relações de gênero, classe, raça e sexualidade a partir da Psicologia Sócio-Histórica;

2. Construir manejo clínico e de cuidado numa perspectiva crítica de gênero e sexualidade

Diferenciais do curso

Não há outro curso com proposta similar no Brasil;
Perspectiva crítica, dialógica e despatologizante;
Abordagem sobre as relações de gênero e sexualidade numa perspectiva crítica.

• Categoria:Aprimoramento, Presencial

Psicólogas/os/es, com CRP ativo.

• Duração:530 horas
  • Local: Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Beatriz Borges Brambilla

Psicóloga (CRP-06/98.368). Doutora em Psicologia Social (PUC/SP). Mestra em Psicologia da Saúde (UMESP). Docente e Supervisora de Estágios em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Membra do Laboratório de Estudos de Saúde e Sexualidade (LESSEX/PUC-SP), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica desta mesma Universidade, onde se encontra, atualmente, pesquisando sobre Clínica em Psicologia Sócio-Histórica e Interseccionalidade. É componente de diversos projetos de pesquisa e extensão junto à Universidade Federal do ABC (UFABC), bem como assessora diferentes projetos e organizações sociais na interface entre Psicologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos, com destaque à atenção a mulheres, crianças, adolescentes e famílias em situação de violência. Foi Coordenadora Técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CREPOP/CRP-SP) entre 2016 e 2019, onde segue colaborando. Hoje, é componente do Grupo de Trabalho (GT) Método e Categorias Teóricas na Pesquisa em Psicologia Sócio-Histórica, no âmbito da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Especialização, Curso Novo, Presencial
Especialização, On-line Síncrono, Curso Novo