Educação Continuada

Clínica da Sexualidade e Gênero, Segundo a Perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica

dolltar Valores: saiba mais

O Aprimoramento Clínico-Institucional na PUC SP é uma oportunidade de aprofundar e aprimorar conhecimentos e estratégicas, a partir de uma vivência profissional com atendimento clínico, articulação com serviços e intituições, reuniões de equipe, discussões de caso envolvendo questões da Clínica da Sexualidade e Gênero, reconhecendo as relações sociais e de gênero para além da binariedade, atendendo à população LGBTI+, as masculinidades e as questões que envolvem a vida de mulheres cis e trans. A abordagem da Psicologia Sócio-Histórica fundamenta a leitura teórica e do manejo clínico-político, a perspectiva em questão faz com que historicizemos a própria lógica de cuidado, lançando luz para uma clínica ampliada, dos afetos e das emoções.

EDITAL

Qualificar o atendimento clínico a pessoas com sofrimento psíquico decorrente das vivências de gênero e sexualidade; Aprofundar saberes e práticas da Psicologia nas questões de gênero e sexualidade, tendo como fundamentos em diálogo a Psicologia Sócio-Histórica e a clínica ampliada; Debater relações de gênero, classe, raça e sexualidade a partir da Psicologia Sócio-Histórica; Construir manejo clínico e de cuidado numa perspectiva crítica de gênero e sexualidade;

Diferenciais do curso

Possibilidade da formação em Clínica em Psicologia Sócio-Histórica; Atuação em Rede e em equipe; Debates e discussões contemporânteos; Leituras clínicas despatologizantes; Corpo docente especializado;

• Categoria: Aprimoramento, Presencial, Clínica

Psicólogas/os/es, com CRP ativo.

• Local: Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"
  • Valores:

• INSCREVA-SE

Profa. Dra. Beatriz Borges Brambilla

Psicóloga (CRP-06/98.368). Doutora em Psicologia Social (PUC/SP). Mestra em Psicologia da Saúde (UMESP). Docente e Supervisora de Estágios em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Membra do Laboratório de Estudos de Saúde e Sexualidade (LESSEX/PUC-SP), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica desta mesma Universidade, onde se encontra, atualmente, pesquisando sobre Clínica em Psicologia Sócio-Histórica e Interseccionalidade. É componente de diversos projetos de pesquisa e extensão junto à Universidade Federal do ABC (UFABC), bem como assessora diferentes projetos e organizações sociais na interface entre Psicologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos, com destaque à atenção a mulheres, crianças, adolescentes e famílias em situação de violência. Foi Coordenadora Técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CREPOP/CRP-SP) entre 2016 e 2019, onde segue colaborando. Hoje, é componente do Grupo de Trabalho (GT) Método e Categorias Teóricas na Pesquisa em Psicologia Sócio-Histórica, no âmbito da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Profa. Dra. Edna Maria Severino Peters Kahhale

Subjetividade; Psicologia Sócio-Histórica; Clínica Ampliada; Clínica dos Afetos; Relações de Dominação-exploração-opressão; Interseccionalidade; Gênero e Sexualidade; Ferramentas para manejo clínico. Entre outras temáticas indicadas pela supervisão a partir de debates emergidos pelos casos atendidos.

Extensão, Curso Novo, Semipresencial
Especialização, Curso Novo, Presencial