Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

A profissionalização e aprimoramento clínico-institucional coloca-se como uma oportunidade para o aprofundamento teórico-prático da atuação psicológica numa perspectiva crítica e com ênfase na configuração subjetiva permeada pelas relações sociais de gênero e sexualidade. O Laboratório de Estudos de Saúde e Sexualidade – LESSEX, vinculado ao grupo CNPq Psicossomática e Psicologia Hospitalar do Pós Graduação em Psicologia Clínica da PUC SP tem se dedicado a estudos sobre a clínica em Psicologia Sócio-Histórica e relações de dominação-exploração-opressão, como classe, raça, gênero e sexualidade. As relações em questão são centrais para que possamos desnaturalizar e desuniversalizar a subjetividade. Concebemos cuidado amparado num modelo crítico e compromissado de atenção às questões oriundas do sofrimento psíquico decorrente de formas violentas e aniquilantes da subjetividade.

Nesta perspectiva a psicologia clínica é estruturada a partir de um processo dialético, no qual a terapeuta assume o papel de mediadora ao facilitar, a partir da escuta, a construção contínua de estratégias de acolhimento, significação, ressignificação e ação no mundo.

Do ponto de vista clínico, a perspectiva em questão faz com que historicizemos a própria lógica de cuidado no campo da Psicologia, lançando luz para uma clínica ampliada, dos afetos e das emoções. Uma prática para além do modelo biomédico, construída a partir de referências antimanicomiais, de caráter interdisciplinar e dialógico.


Objetivos

Objetivos

Qualificar o atendimento psicoterápico a pessoas com sofrimento psíquico decorrente das vivências de diversidade sexual.
Aprofundar saberes e práticas da Psicologia nas questões de gênero e sexualidade, tendo como fundamentos a Psicologia Sócio-Histórica e a clínica ampliada.

Objetivos específicos

  1. Debater relações de gênero, classe, raça e sexualidade a partir da Psicologia Sócio-Histórica;

  2. Construir manejo clínico e de cuidado numa perspectiva crítica de gênero e sexualidade

Sobre o Curso
  • Categoria: Aprimoramento
  • Público-alvo:

    Psicólogos formados e com registro no CRP/SP.

  • Duração: 530 horas
  • Local: Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Dra. Edna Maria Severino Peters Kahhale

Possui graduação em Psicologia pela PUCSP, mestrado e doutorado em Psicologia pela USP. Atualmente é pesquisadora, professora associada e coordenadora do Laboratório de Estudos de Saúde e Sexualidade, Núcleo de Estudos Avançados em Psicossomática, Pós Graduação em Psicologia Clinica da PUCSP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Clinica da Sexualidade: Psicologia sócio-histórica, sexualidade/diversidade e relações de gênero

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC