AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Conceitua-se biomecânica como a disciplina que usa os princípios da física para estudar quantitativamente como as forças interagem com o corpo humano. Nesse sentido, discute a qualidade do movimento (tanto no aspecto articular como muscular), a capacidade de produção de torque muscular, a flexibilidade muscular, o equilíbrio e a coordenação motora para a realização correta das atividades de vida diária.
A biomecânica clínica, por sua vez, integra todo o conhecimento da biomecânica no estudo e compreensão dos mecanismos de lesão, dos fatores de risco e associados dos diversos acometimentos patológicos musculoesqueléticos do ser humano. Com a aquisição desse conhecimento, possibilitam-se intervenções mais assertivas nos programas de reabilitação, bem como orientações para a prevenção destes mecanismos de lesão, evitando o desenvolvimento das patologias.

Desenvolver e fundamentar o conhecimento da biomecânica clínica relacionada ao mecanismo de lesão das afecções musculoesqueléticas mais prevalentes e sua implicação no tratamento, abordando também as propriedades biomecânicas dos tecidos biológicos, os instrumentos de avaliação em biomecânica ocupacional, o controle motor nos mecanismos de lesão, os conceitos de biomecânica nas atividades de vida diária e prática e as evidências científicas quanto ao tratamento das patologias abordadas.

• Categoria: Extensão

O curso destina-se a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas, profissionais da educação física e alunos de graduação das respectivas áreas a partir do 3º ano.

• Duração: 35h
  • Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. Fabio Jorge Renovato Franca