O curso prepara profissionais de diferentes áreas para o atendimento institucional em grupo de crianças que apresentam dificuldades importantes na linguagem e no laço social (crianças psicóticas e autistas atualmente enquadradas no diagnóstico de TEA). O objetivo geral é a introdução do aluno numa modalidade teórico-clínica particular que articula os campos da Linguagem e da Psicanálise.
Sua especificidade reside no aprofundamento do conhecimento sobre os modos singulares da relação da criança com a linguagem e com o outro, assim como na formação do aluno numa abordagem particular de atendimento: a “prática entre vários”. Trata-se de um modo de intervenção que prevê atendimento envolvendo, simultaneamente, grupos de crianças e de profissionais de diferentes áreas. Configura-se, assim, um atendimento em grupo mas com atenção voltada individualmente para cada criança.  Essa abordagem oferece uma "formação em serviço" em que, além dos momentos de discussão clínica, o aluno pode aproveitar de orientação e transmissão de um fazer clínico em tempo real, na medida em que os grupos de profissionais envolvem a presença conjunta de professores e alunos nos atendimentos.
As atividades serão desenvolvidas no Projeto Entrelaços, do CER II Derdic/PUCSP. Nesse ambiente institucional – vinculado tanto à universidade quanto ao SUS – o curso se propõe a: (a) estabelecer bases teóricas sólidas no que diz respeito à articulação entre aquisição da linguagem e constituição subjetiva; (b) localizar os efeitos dessa articulação no tratamento de crianças psicóticas e autistas; (c) aprofundar a capacidade para implementar e atuar em equipes multidisciplinares; e (d) promover o entendimento da lógica envolvida nas políticas de saúde coletiva e o desenvolvimento de ações articuladas à rede de cuidados.

Fonoaudiólogos formados podem cursar um módulo de Atendimento Clínico Individual.
Clique aqui e saiba mais.

Para maiores esclarecimentos, enviar mensagem para entrelacosderdic@pucsp.br

• Categoria: Aprimoramento

Fonoaudiólogos, Psicanalistas, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Linguistas, Educadores e outros profissionais com interesses e práticas consoantes com os objetivos do curso.

• Duração: 180 h / 340h (com módulo optativo de atendimento individual)
  • Local: Derdic
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Lourdes Andrade

Graduada em Fonoaudiologia pela PUCSP. Mestre em Speech Sciences pelo Instituto de Neurologia/Universidade de Londres. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL/PUCSP. Atua em Clínica De Linguagem no Serviço de Patologia da Linguagem da Derdic/PUCSP em diagnóstico e atendimento de crianças com quadros de linguagem associados a questões de natureza psíquica. Coordenadora do Projeto Entrelaços/Derdic. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. Formação e atendimento clínico em Psicanálise.

Profa. Dra. Maria Francisca Lier-De Vitto

Graduada em Letras pela PUCSP. Mestre em Linguística pelo LAEL/ PUCSP.Doutora em Linguística pela UNICAMP. Pesquisadora CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. Professora titular da PUCSP. Vice-coordenadora do Projeto Entrelaços/Derdic. Membro do Serviço de Patologia da Linguagem da Derdic-PUCSP. Formação e atendimento clínico em Psicanálise.

Extensão, Curso Novo
Aprimoramento