O curso integra e intensifica debates fundamentais que conformam o triângulo indissociável composto pelos campos da História, Crítica e Curadoria, articulando-os com a História da Arte a partir de um pensamento crítico, diante de uma realidade e de contextos em constante transformação. Voltado à área de Artes, mais especificamente, a uma linha de pensamento que prioriza o campo da produção no contexto da arte contemporânea, com foco na abordagem que parte de teorias da Crítica e da Curadoria de Arte, agrega a Teoria e a História da Arte não como vetores fundamentais, mas como elementos de relação intrínseca ao campo de pesquisa e de atuação.
Observações
O curso é voltado para a formação de Especialização Pós Lato Sensu, mas prevê também, a oferta de unidades curriculares como Cursos de Extensão, tendo por base o interesse que determinadas temáticas envolvidas no âmbito dos estudos da Arte, Crítica e Curadoria assumem e despertam interesse. Essa oferta está aliada e submete-se à oferta das unidades de acordo com a sequência das unidades propostas em cada módulo, elas não são aleatórias ou independentes.
Objetivos
-
Propor formação ampla e interdisciplinar fundada nas concepções e teorias determinantes da prática processual dos profissionais que atuam na área das Artes.
-
Capacitar os profissionais para atuarem como críticos e curadores de arte e promotores culturais, oferecendo-lhes subsídios para compreenderem os contextos nos quais se inserem e atuam.
-
Desenvolver o exercício da crítica e da curadoria, compreendendo a pesquisa, o estudo das teorias da Arte e da História como princípios fundamentais para a formação do crítico e do curador.
Diferenciais
A expansão do mercado de Artes no Brasil tem impulsionado a exposição de produções artísticas em importantes eventos nacionais e internacionais, abrindo novos campos de atuação e instigando no crítico, no curador e em todo profissional ligado à área da Arte, a necessidade de aprofundar conhecimentos para compreender e vencer novos desafios. A proposta enfatiza o caráter interdisciplinar do curso que, desde o início, tem reafirmado sua vocação para o tratamento da Arte da perspectiva da indissociabilidade entre os campos da História da Arte, da Crítica e da Curadoria, diferencial que agrega e gera o interesse de profissionais de diferentes áreas do conhecimento.
Sobre o Curso
-
Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Graduados em Artes, Comunicação, Design, Arquitetura, Letras, Ciências Sociais, História, Museologia, Relações Públicas, Publicidade e Marketing, Jornalismo, Filosofia, Pedagogia e interessados em aprofundar conhecimentos para atuar na área da Arte, Crítica e Curadoria, gestão e produção cultural.
-
Duração: 360 horas (1 ano e meio) - incluindo monografia.
-
Local: Online
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof. Dr. Cauê Alves
Possui Bacharelado (2000), Licenciatura (2000), Mestrado (2004) e Doutorado (2010) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, FFLCH-USP. Tem experiência em História da Arte, Crítica, Curadoria, Teoria da Arte e Estética. É professor do Departamento de Artes da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras, e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, FAFICLA, PUC-SP e do Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. É professor do curso de pós-graduação lato sensu em Arte: Crítica e Curadoria e coordenador do curso de especialização (pós-graduação lato sensu) em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP. Desde 2020 é curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Saiba Mais
Professor em Destaque
Prof. Dr. Fabio Cypriano
É professor com livre docência em Comunicação e Artes pela PUC-SP. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pós-doutorado pela USP com o tema A Bienal de São Paulo e a elite paulista, sob supervisão do professor doutor Jorge Schwartz. É líder do Grupo de Pesquisa DOC_ARTE - Práticas Documentais e Arte e diretor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP, onde, como professor associado, ministra aulas na graduação e no mestrado lato sensu. Viveu em Berlim (1997 - 2000) para a pesquisa do doutorado sobre Pina Bausch, com bolsa da Fundação Konrad Adenauer. Foi colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, entre 1998 e 2000, repórter e crítico da Folha de S. Paulo, de 2000 a 2019. É ainda membro do Conselho Editorial de ARTE!Brasileiros (Brasil) e do Comitê editorial de South as a State of Mind (Atenas), além de colaborador das revistas Frieze (Inglaterra), Flash Art (Itália) e Atlántica (Espanha) É membro do Conselho Consultivo da Associação Cultural Videobrasil e Associado Efetivo do Goethe Institut São Paulo. É autor de Pina Bausch (Sesc, 2018), organizador de Histórias das Exposições. Debates urgentes (Estação, 2018) e co-organizador de Histórias das Exposições - Casos Exemplares (Educ, 2016), entre outros.
Saiba Mais
Professor em Destaque
Profa. Dra. Mirtes Marins de Oliveira
Docente do Mestrado e Doutorado em Design da Universidade Anhembi-Morumbi (2012). Pós-Doutorado em Educação - DE-USP. É Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Educação em Educação Artistica- Artes Plasticas pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Trabalhou no Setor Educativo do Museu de Arte Contemporanea da Universidade de São Paulo e coordenou a Oficina das Artes, na Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, fotografia, ação artistica, educação e artes. Coordenou o Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.
Saiba Mais
Professor em Destaque
Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes
Crítica, curadora, professora universitária e pesquisadora no campo da arte, curadoria, museu e estética contemporânea. É formada em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e estagio pós doutoral na Penn State University (EUA) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do departamento de Artes da PUC-SP é atualmente diretora adjunta da Faculdade de Filosofia, Letras, Comunicação e Artes da PUC-SP e pesquisadora colaboradora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. Foi diretora e curadora do Paço das Artes entre 2007 e 2020 e diretora adjunta do Museu da Imagem e Som (MIS) entre 2007 e 2011. É vice-presidente da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA) desde 2022 e membro da Associação Nacional de Artes Plásticas (ANPAP). É autora de diversos livros e curadora de mostras em diferentes instituições culturais.
Saiba Mais
O curso organiza-se em 3 (três) módulos semestrais, assim distribuídos: Módulo I (126 horas); Módulo II (126 horas), Módulo III (108 horas), incluídas 30 horas de orientação para elaboração do TCC no módulo III.
MÓDULO I – 1º Período – 126h
• Estudos de Crítica e Curadoria – Fundamentos = 24h
• História e Teorias da Arte – 24h
• Arte Comparada: Imagens e Suportes = 24h
• Arte e Política = 24h
• Introdução à gestão cultural e o mercado da arte = 24h
• Atividades programadas I = 6h
MÓDULO II – 2º período – 126 h
• Metodologia de Pesquisa em Arte, Crítica e Curadoria = 24h
• Teoria e História da Arte Contemporânea = 24h
• Arte Brasileira e Latino-Americanas na contemporaneidade = 24h
• Arte e Filosofia na Contemporaneidade = 24h Projeto Integrado de crítica e curadoria: construção da ação expositiva = 30h
MÓDULO III – 3º Período 1 – 108h
• Poéticas visuais no contexto da Arte Contemporânea = 24h
• História das exposições: revisão de mostras no Brasil e no exterior = 24h
• Debates Contemporâneos – 24 h
• Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso – 30h
• Atividades programadas II = 6 h
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição serão gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato)
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. . Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br