Educação Continuada

Análise das relações entre as categorias: Trabalho e Saúde

Extensão
20h

Apresentação

Apresentação

A relação saúde e trabalho está interligada ao desenvolvimento do capitalismo e a industrialização nos países centrais; em um período em que as condições laborais causavam grandes perdas humanas, de produtividade, além fomentar os conflitos capital-trabalho. Assim, forjar um trabalhador saudável e apto para suas funções, passou a interessar o empresariado, o governo, entidades internacionais e as universidades. Além disso, as organizações e as condições de trabalho foram pautas importantes para as reivindicações do próprio trabalhador e suas entidades representativas.

Analisar as nomenclaturas desenvolvidas nessa relação, como Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional, Saúde do Trabalhador e Saúde Coletiva debatendo suas funções sociais, correlações de força e conjunturas econômicas e sociais faz parte do principal objetivo desse curso. O curso amplia a discussão para diferentes áreas do conhecimento, promovendo um intercâmbio entre os diversos saberes associados às consequências das organizações do trabalho ao longo da história para a saúde do trabalhador.


Objetivos

Analisar e refletir sobre duas categorias centrais (trabalho e saúde) que se relacionam a partir do advento do sistema capitalista.

Identificar as principais nomenclaturas relacionadas à saúde e o trabalho como a Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional, Saúde do Trabalhador e Saúde Coletiva analisando a função social de cada uma delas em suas conjunturas de atuação tanto nos países centrais do capitalismo quanto nos países periféricos.

Identificar a dinâmica do capitalismo e a atuação do trabalhador em suas reivindicações por melhores condições de trabalho.

Promover intercâmbio das diversas áreas do conhecimento que atuam na relação saúde trabalho a fim de contribuir para as análises e debates desse campo na atualidade.

Diferenciais do Curso

A perspectiva histórica de duas categorias – trabalho e saúde, que permeiam diferentes áreas do conhecimento, analisando as conjunturas econômicas, políticas e sociais dos países latino-americanos, especialmente o Brasil torna o curso diferenciado. Além de promover intercâmbios entre especialistas e trabalhadores de diferentes categorias.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Profissionais que atuam com a Saúde e Segurança do Trabalho nas empresas e sindicatos. Trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias que pretendem aprofundar o conhecimento nessa área. Graduados e pós graduados nas áreas de Ciências Sociais, História, Saúde, Direito, Economia e Serviço Social. Público em geral.

  • Duração: 20h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Dra. Juliana Santos Monteiro

Doutora em História Social pela PUC.SP, mestre em História Social pela mesma instituição. Ambas as pesquisas analisam a função social das políticas oficiais para a saúde e a segurança do trabalhador em períodos diferentes da história abordando países da América Latina. Autora do livro: Proteção ao Trabalho x Proteção ao Trabalhador – a Lógica da Saúde e Segurança do Trabalho no Período Ditatorial Brasileiro. Pesquisadora do Centro de Estudos de História da América Latina (CEHAL).

Coordenadora do GT Saúde, Trabalho e Conflitualidades da Associação Internacional dos Historiadores Latino-Americanos e Caribe (ADHILAC). Professora Adjunta do Depto de Educação da Universidade Brasil e da educação básica de ensino.

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo, EAD
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização, EAD
Aprimoramento
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização
Especialização
Especialização, EAD
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC