América-Latina: Literatura, Pensamento Social e Mestiçagens da Imagem

Refletir, de uma perspectiva interdisciplinar, sobre a história político-cultural latino-americana, sobre a literatura, a pintura e o pensamento social latino-americano. Pensar os processos de conquista e da colonização da América Latina e sobre a inserção “desigual e combinada” do continente no mundo moderno. Compreender historicamente os principais dilemas atuais da história latino-americana. Refletir sobre as formas de resistência a partir das mestiçagens, das hibridações e da transculturação cultural na literatura e na história da arte latino-americana.

Pensar a formação cultural do continente latino-americano e compreender os processos de mestiçagens e de hibridação cultural na literatura, na poesia e na pintura latino-americana. Criar um espaço/momento de compartilhamento sobre a realização e pesquisas interdisciplinares, a partir do uso da literatura, de ensaios literários e históricos, de poemas e telas sobre a história latino-americana. Pensar o uso dessas linguagens como fontes de pesquisa e como recursos didáticos. Recuperar e dialogar com a obra de autores considerados “Clássicos” do pensamento social e da pesquisa em história da arte, da literatura e da comunicação na América Latina.

Diferenciais

Curso com foco interdisciplinar que visa capacitar graduados e graduandos para a pesqusia e a docência na área de ciências humanas e socais. A disciplina pretende criar um espaço/momento de compartilhamento de pesquisas a partir do uso de linguagens variadas, em especial a poesia, a literatura e a pintura. As aulas e os materiais analisados pretendem capacitar futuros professores e pesquisadores na pesquisa sobre ar tais linguagens, sobre o pesamento social e a história político cultural latino-americana.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Estudantes e pesquisadores da área de Ciências Humanas e Sociais.

• Duração: 20h
  • Local: On-line Síncrono

Profa. Dra. Vera Lúcia Vieira

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenador do Centro de Estudos de Historia América latina (CEHAL- PUC-SP). Atuação: Historia da América Latina Contemporânea. Temas: violência institucional; as violações aos direitos humanos, perpetradas pelo Estado capitalista de natureza autocrata que se impõe no continente latino-americano. A partir da década de 1950, em especial no último ciclo ditatorial e nas lutas contrarrevolucionárias na América Central (anos 70 e 80), analisa, em parceria com o movimento sindical, a conexão repressiva estado; empresa na particularidade brasileira. Sobre os períodos subsequentes, aborda como as expressões da violência institucional limitam o constitucionalismo democrático, Configura-se um Estado de natureza que oscila entre bonapartimos e democracias constitucionais, cujo substrato revela preconceitos estruturais: etnicismo, racismo, sexismo e estigmatização da pobreza.. projeto de pesquisa sem andamento: OVP-DH.ORG (plataforma big-data) - com o objetivo de ampliar a capacidade de populações vulneráveis terem acesso aos direitos básicos de cidadania e humanos; Projeto: Cia Docas de Santos - parceria empresa estado na repressão aos trabalhadores durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985)

Prof. Dr. Ival de Assis Cripa

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo, mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo, com a dissertação sobre a história política do México nos anos 30 (Paco Editorial). Possui doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, com a tese sobre Octávio Paz e a história da América Latina, publicado pela editora Prismas (2016). Pós-doutorado sobre Imprensa, Literatura e História no Brasil e no México, junto ao Centro de Estudos sobre a História da América-Latina e o Caribe (CEHAL) da PUC/SP. Professor das disciplinas de História da América Latina, Relações Internacionais, Teoria da História e Filosofia do Direito na UNISA, UNIFIEO e Faculdades Integradas de Guarulhos, entre 1996 e 2016. Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fatec São Roque nas áreas de História da Arte e de Memória, História e Patrimônio Histórico em 2017 e 2018. Professor Colaborador do Centro de Estudos de História da América Latina e do Caribe da PUC-SP e professor convidado no curso de Pós-Graduação Latu-Sensu em História da PUC/SP. Membro das Comissões Organizadoras e das Coordenações dos seguintes eventos: a) I, II e III Seminário Internacional de Comércio Internacional e Desenvolvimento Regional realizado em 2018, 2019 e 2020 ; b) I, II e III Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Histórico em Contextos Ibero-Americanos (eventos promovidos pela UNIFESP, Campus Osasco, Centro Paula Souza, CEHAL\PUC-SP e Universidade de Coimbra, 2018, 2019, 2020).

Extensão, Presencial
Extensão, Presencial