Relações Internacionais

O curso de Relações Internacionais da PUC foi pioneiro no estado de São Paulo e ao longo de seus 22 anos mantém-se como um dos melhores do país. Nosso projeto pedagógico tem diferenciais que garantem uma formação humanista, crítica e diversificada, conferindo ao estudante protagonismo sobre seu trajeto na graduação. Por meio da constante atenção à atualidade do curso e de nossa grade curricular, temos conseguido imprimir uma identidade própria à interdisciplinaridade característica da área de RI e à formação de nossos alunos e egressos.

Coordenadora:
Prof. Terra Friedrich Budini

Vice-Coordenadora:
Profa. Claudia Alvarenga Marconi

O que dizem nossos estudantes

Difícil definir somente um perfil do estudante de relações internacionais, está na própria essência do curso a ampla variedade de áreas do conhecimento estudadas, o que por sua vez acaba interessando diversos perfis de alunos. Exatamente por isso, o modo que você aproveita sua graduação terá muito impacto tanto nas suas transformações pessoais como nos seus primeiros passos na carreira profissional – seja ela qual for. A PUC oferece muitas possibilidades e principalmente abre muitas portas dentro e fora dela. Assim, independentemente se o aluno se interessa pelo setor privado, público, das ONG’s, academia ou atuação política, terá variados espaços para conhecer dentro e fora da PUC a partir do curso.

No meu caso específico, sempre fui atrás da parte mais política e acadêmica do curso. A Internacional de Serviços Públicos (ISP), organização na qual trabalho hoje, é um sindicato global que representa mais de 20 milhões de trabalhadores em mais de 150 países. Também se articula com inúmeras ONG’s e algumas organizações internacionais, tais como a OIT e a ONU. Meu trabalho vai desde elaborar pesquisas, escrever artigos, participar de eventos em OIs ao trabalho político diário e organizativo em seminários/reuniões internacionais. Algumas dessas atividades eu aprendi e só sou capaz de fazer com qualidade a partir do curso de RI; para aquelas que eu não sei ou sequer imagino que terei que fazer na minha vida, a PUC me qualificou também para encarar esses desafios com jogo de cintura, criatividade e a possibilidade de me adaptar a várias situações.

Gabriel Casnati

Egresso de Relações Internacionais PUC-SP

Quando chegou o momento de procurar uma universidade, busquei um ambiente que pudesse me ajudar a desenvolver ao máximo meu senso crítico, aliando uma metodologia inteligente e atual, com professores referência no campo dos estudos das Relações Internacionais.

Ao ingressar na universidade, busquei aproveitar ao máximo todas as oportunidades que o curso e a própria instituição poderiam me proporcionar, como a realização de monitoria e intercâmbio.

Atualização de conteúdo e metodologias inovadoras fazem com que o curso de RI se torne uma referência no desenvolvimento de profissionais capacitados. O fácil acesso aos docentes é outro diferencial que proporciona ao aluno uma nova perspectiva de aprendizagem, que vai além da sala de aula.

Foram graças a todas essas atividades que pude realizar durante meu período acadêmico, que hoje estagio num dos maiores grupos financeiros do mundo. O background construído junto à universidade pelo suporte acadêmico dos professores, somado à alta qualidade dos conteúdos e ao forte peso que o nome da instituição possui, permitiram que fosse muito mais fácil a escolha profissional quando chegou a hora.

Angélica Marcon

Aluna de Relações Internacionais PUC-SP