Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Grau

Bacharelado

Por que estudar Ciência de Dados na PUC-SP?

O Curso Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUC-SP situa-se na interface das áreas de Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Computação, Matemática e Estatística, integradas por meio de projetos semestrais. Nesse prisma, forma profissionais capazes de organizar e analisar grande quantidade de dados, desenvolvendo modelos analíticos e preditivos e comunicando com clareza os resultados das análises para diferentes setores.

Os estudantes são preparados para identificar padrões comportamentais, com base no uso de técnicas e algoritmos da Inteligência Artificial, e para traduzir metas corporativas ou departamentais em informações baseadas em dados, como motores de predição, análise de detecção de padrões, algoritmos de otimização e outros. As aulas privilegiam metodologias ativas de ensino, que garantem o protagonismo discente no processo de aprendizagem.

Atuação profissional

O mercado de trabalho para o cientista de dados é bastante promissor, em razão do vertiginoso avanço tecnológico, especialmente da Inteligência Artificial. Entre outras possibilidades, o profissional pode atuar em empresas de tecnologia de informação; instituições financeiras (bancos e corretoras de investimentos); empresas de marketing, telecomunicações e entretenimento; universidades e centros de pesquisa; hospitais e empresas de seguro saúde; órgãos governamentais, empresas de segurança cibernética.

Parcerias e estágios

O estágio, neste curso, não é obrigatório, mas o contato com a prática ocorre desde o primeiro ano, por meio da elaboração de projetos integradores, que proporcionam aos discentes oportunidades de se confrontarem com problemas do mundo real e de atuarem de forma prática e colaborativa, teoricamente embasada, na busca de soluções.

Uma das empresas parceiras do curso é a IBM, que permite que professores e estudantes tenham acesso ao conteúdo exigido em exames para duas certificações em Big Data: IBM Certified Data Architect – Big Data e IBM Certified Data Enginner – Big Data – e para uma certificação em Inteligência Artificial: IBM Watson.

Veja aqui notícias sobre a área de Computação da PUC-SP

Parcerias :

logo ibm parceira
logo oracle parceira
logo microsoft parceira
logo cisco parceira
logo pmi brasil parceira
logo Amazon WebService
logo QLik
logo Bradesco

ESTRUTURA CURRICULAR

Sem. Disciplina CH