Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Grau

Bacharelado

Aguarde.

Por que estudar Ciência de Dados na PUC-SP?

O Curso Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUC-SP situa-se na interface das áreas de Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Computação, Matemática e Estatística, integradas por meio de projetos semestrais. Nesse prisma, forma profissionais aptos para atuar em instituições nacionais e internacionais, organizando e analisando grande quantidade de dados, desenvolvendo modelos analíticos e preditivos e comunicando com clareza os resultados das análises para diferentes setores. Os estudantes são preparados para identificar padrões comportamentais, com base no uso de técnicas e algoritmos da Inteligência Artificial, e para traduzir metas corporativas ou departamentais em informações baseadas em dados, como motores de predição, análise de detecção de padrões, algoritmos de otimização e outros. As aulas privilegiam metodologias ativas de ensino, que garantem o protagonismo discente no processo de aprendizagem.

Atuação profissional

O mercado de trabalho para o cientista de dados é bastante promissor, em razão do vertiginoso avanço tecnológico, especialmente da inteligência artificial. Cada vez mais, as empresas necessitam desse profissional, que pode atuar na criação de bancos de dados com tecnologias de informação; na resolução de problemas da área de negócios com recursos e técnicas de inteligência artificial; no desenvolvimento de produtos e protótipos robotizados; na implementação de conectividade da internet das coisas; na identificação de padrões comportamentais como uso de técnicas e algoritmos de inteligência artificial, entre outras possibilidades. Em pouco tempo, esse profissional será um dos mais requisitados no campo de Tecnologia de Informações.

Parcerias e estágios

O estágio, neste curso, não é obrigatório, mas o contato com a prática ocorre desde o primeiro ano, por meio da elaboração de projetos integradores, que proporcionam aos discentes oportunidades de se confrontarem com problemas do mundo real e de atuarem de forma prática e colaborativa, teoricamente embasada, na busca de soluções.

Uma das empresas parceiras do curso é a IBM, que permite que professores e estudantes tenham acesso ao conteúdo exigido em exames para duas certificações em Big Data: IBM Certified Data Architect – Big Data e IBM Certified Data Enginner – Big Data – e para uma certificação em Inteligência Artificial: IBM Watson.

Veja aqui notícias sobre a área de Computação da PUC-SP

Parcerias :

logo ibm parceira
logo oracle parceira
logo microsoft parceira
logo cisco parceira
logo pmi brasil parceira
logo Amazon WebService
logo QLik
logo Bradesco

ESTRUTURA CURRICULAR

Sem. Disciplina CH