Engenharia de Produção

Guia da Faculdade

Grau

Bacharelado 

Modalidade

Presencial

Mensalidade

Ingressantes a partir de 2021:
Núcleo comum - quatro primeiros semestres - R$ 2.530,00 
Núcleo específico -  a partir do quinto semestre -  R$ 2.760,00

Apresentação

Por que estudar Engenharia de Produção na PUC-SP?

A PUC-SP, mais uma vez na vanguarda, apresenta seu curso de Engenharia de Produção totalmente estruturado em metodologias ativas. O enfoque atual está baseado na Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP e na metodologia de ensino-aprendizagem CDIO (Conceber, Projetar, Implementar e Operar), que possibilitam ao estudante desenvolver, testar e corrigir erros em seus projetos, bem como preparar-se para a implantação e operação dos sistemas de engenharia de produção.

De natureza interdisciplinar, a matriz curricular é composta por unidades curriculares na interface de eixos temáticos. No primeiro e no segundo ano, os eixos temáticos são: Inovação e Construção, Eletricidade e Energia, Ciência de Dados e Internet das Coisas, Tecnologia e Manufatura, que darão ao estudante uma formação profissionalizante básica, agregando Fundamentos de Projeto de Engenharia e Fundamentos de Processos Gerenciais. Nestes dois primeiros anos do curso, os conteúdos tratados são interligados entre si por meio de um projeto anual, dividido em quatro fases. Os três últimos anos estruturam-se em eixos temáticos que promovem a formação profissional específica: Operações e Processos de Produção, Produção e Inovação, Gestão e Estratégia, Tecnologia e Métodos. Os conteúdos são apresentados para desenvolver competências e habilidades por meio de projetos modulares, relacionados à temática de cada eixo, a partir de competências e conteúdos conectados.

Atuação profissional

O campo de atuação do Engenheiro de Produção é muito abrangente, devido à sua formação multidisciplinar: gerencia recursos humanos, financeiros e materiais, com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos em indústrias e empresas de vários setores, auxiliando na racionalização do trabalho; no aperfeiçoamento de técnicas de produção; na melhoria e inovação de produtos; na ordenação de atividades financeiras, logísticas de comerciais de uma organização. Além disso, integra mão de obra, equipamentos e matéria-prima para melhorar a qualidade e aumentar a produtividade, atuando como elo entre o setor técnico e o administrativo. Ao engenheiro de produção compete o desempenho de atividades profissionais referentes a concepção, projeto, execução, análise e viabilidade técnico-econômica; estudos e especificação de materiais; planejamento; consultoria; pesquisa; vistoria; fiscalização; perícia; condução de obras e serviços. Assim, seus locais de trabalho são bastante variados e incluem, entre outros, empresas de planejamento e projetos, empresas de consultoria ou assessoria, gerenciamento do setor público, empresas de saneamento básico, bancos de desenvolvimento e investimentos, companhia de seguros, institutos de pesquisa tecnológica, universidades, órgãos públicos, secretarias de obras e meio ambiente nas esferas municipais, estaduais e federal, sistema financeiro, empresas de alta tecnologia e startups.

 

Parcerias e estágios

O curso mantém convênios com instituições nacionais e estrangeiras e incentiva a participação do aluno em intercâmbios. O estágio in loco caracteriza-se como um processo de transição profissional, que integra teoria e prática e possibilita aos estudantes a construção de conhecimentos e habilidades essenciais para sua atuação como engenheiro de produção. Trata-se de um processo que favorece a descoberta, por meio de processo dinâmico de aprendizagem em diferentes contextos da esfera profissional, considerando-se situações reais. No estágio, os alunos têm a chance de conhecer, compreender e aplicar, na realidade de instituições reconhecidas, a teoria estudada na Universidade.

 

Depoimentos

Joyce de Lima

Minha experiência na PUC é de uma vivência em uma real universidade, onde se contempla vários aspectos, desde crescimento profissional como pessoal. 

Os professores são completamente capacitados e humanos, nos auxiliando a todo momento e nos impulsionando a evolução e aprendizado. As matérias são dinâmicas e em geral os professores tendem a nos mostrar aonde usuraríamos cada assunto na nossa carreira na engenharia. Sempre nos lembrando a importância do nosso empenho e estudo para atingirmos nossos objetivos. 

Sou muito contente por fazer parte dessa família, e saber que tenho total apoio e clareza dentro de minha universidade. Seja bem-vindos! 

 

Coordenação
Coordenador
Prof. Francisco Xavier Sevegnani
Prof. Dr. Francisco Xavier Sevegnani
Vice-Coordenador
Prof. Luiz Carlos de Campos
Contato

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Rua Marquês de Paranaguá, 111 - Consolação, São Paulo/SP
 

Horário de funcionamento:
2ª feira, das 18h30 às 19h30
3ª e 4ª feira, das 17h45 às 18h45
6ª feira, das 18h às 19h
 

Telefones:
(11) 3124-7222 / 3124-5744
 

E-mail:
fcet@pucsp.br
 

Horário de atendimento da Coordenação:
2ª feira, das 18h30 às 19h30
3ª e 4ª feira, das 17h45 às 18h45
6ª feira, das 18h às 19h

Menu
Graduação
Vestibular
Sou PUC