Ciência da Computação

Guia do Estudante

Grau

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Apresentação

Oferecido desde 1986 na PUC-SP, o curso de bacharelado em Ciência da Computação prepara os estudantes para o desenvolvimento de aplicações de software multiplataforma visando resolver problemas reais da sociedade por meio de computações eficientes e econômicas. Em ambiente motivador, os estudantes refinam o seu posicionamento crítico para apresentar soluções inovadoras que exploram os constantes avanços tecnológicos da área computacional. O profissional da área da Computação precisa trabalhar de maneira organizada para atender aos projetos de desenvolvimento que hoje possuem proporções colossais. Para isso, o curso possui disciplinas específicas que tratam de temas como empreendedorismo, gestão de projetos, planejamento organizacional e infraestrutura tecnológica.

O curso possui uma boa integração entre as disciplinas, que vem sendo aprimorada ao longo de seus 27 anos de existência. O aluno é conduzido gradativamente a aprofundar seus conhecimentos, iniciando com a programação de computadores, avançando para o desenvolvimento de aplicações e por fim estudando questões de engenharia de software. Este último nível já trata de questões amplamente discutidas no mercado de trabalho, envolvendo plataformas distribuídas, arquitetura de sistemas e infraestrutura computacional. Ao mesmo tempo, outros assuntos são apresentados de maneira que enriqueça a gama de conceitos estudados, complementando a formação dos estudantes. Entre esses assuntos podemos citar aprendizagem de máquina, redes neurais, algoritmos genéticos, computação gráfica, processamento de imagens, inteligência artificial, bancos de dados e sistemas operacionais.

Integração com o mercado de trabalho
O curso já possui a tradição de formar profissionais atuantes no mercado de trabalho assumindo posições estratégicas em grandes corporações. Nos últimos anos o curso tem se aproximado de empresas por meio de parcerias, o que tem melhorado a relação entre as demandas atuais do mercado e o conteúdo tratado nas disciplinas do curso, e incentivado o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, cujo número praticamente dobrou nos últimos dois anos. Além disso, estas parcerias facilitam o ingresso dos nossos alunos no mercado de trabalho. Destacamos duas importantes disciplinas neste aspecto. A primeira é Orientação de Estágios, que auxilia o aluno na escolha da empresa onde pretende trabalhar e também melhora o seu desenvolvimento profissional nas organizações nas quais já atue. A outra é Empreendedorismo e Sistemas de Gestão, que fornece uma visão empresarial para o aluno, o que o ajudará a atuar em uma organização ou mesmo abrir seu próprio negócio. Questões a respeito do trabalho em regime terceirizado também são tratadas nessa disciplina.

O curso também tem propiciado o intercâmbio de alunos em instituições acadêmicas e empresas no exterior, o que traz para nossas discussões uma visão internacional e abrangente de nossa área. Uma indicação do sucesso e adequação de nosso curso ao mercado é o fato de praticamente todos os alunos de 3º e 4º anos já estarem ingressados no mercado de trabalho como estagiários ou mesmo profissionais contratados.

Educação Continuada
Além de estar preparado para assumir excelentes posições no mercado de trabalho, o aluno também estará apto a ingressar em programas de pós-graduação de primeira linha nas melhores instituições de ensino superior. O curso possui ainda a articulação com os programas de pós-graduação do Departamento de Computação, que são: TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital (mestrado e doutorado); Engenharia de Software (especialização) e MBIS – Master Business Information Systems (especialização).
 

 

Programa de Relacionamento com o estudante

VC na PUC-SP
Sabemos que o momento da escolha da profissão não é fácil. Então, pensamos num programa dinâmico e completo para ajudar tanto os vestibulandos como aqueles que lidam com estes jovens, seus professores. Assim surgiu o #VCnaPUC. Participe e assista uma aula, evento entre outras opções. Clique e assista uma aula.

Coordenação
Coordenador(a)
Prof. Carlos Eduardo de Barros Paes
Prof. Carlos Eduardo de Barros Paes
Vice-Coordenador(a)
Prof. Julio Arakaki
Prof. Julio Arakaki
Redes Sociais Oficiais
Contato

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas
R. Marquês de Paranaguá, 111 - Consolação, São Paulo - SP
 

Horário de Funcionamento
2ªa 6ªfeira das 07h às 22h30
Sábado das 07h30 às 16h
 

Telefone:
3124-7222 / 3124-5744
 

E-mail:
fcet@pucsp.br

Blog:
http://blog.pucsp.br/ccomp

Menu
Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC