
Design
Guia da Faculdade
Grau
Modalidade
Mensalidade
Valor ingressantes (2022): R$2.700,00
Apresentação
Por que estudar Design na PUC-SP?
O curso de Design da PUC-SP é o único no Brasil a oferecer uma linha de formação em Interaction Design, uma tendência do design em expansão no mundo todo, que busca entender e antecipar as necessidades das sociedades para propor tecnologias, produtos digitais e serviços atraentes, intuitivos, efetivos e estéticos, criando experiências únicas para as pessoas. A metodologia adotada é a Project Based Learning, que oferece uma aprendizagem centrada no estudante, integrando teoria e prática por meio de projetos inovadores que exploram, além dos conteúdos tradicionais de design gráfico e produtos, conceitos de game design, user experience (UX), design de serviços, design estratégico, e tecnologias emergentes, como mobile, internet das coisas, realidade virtual e inteligência artificial. Ao se formar, o estudante terá em mãos um portfólio de projetos realizados nas mais variadas áreas.
Atuação profissional
O designer formado pela PUC-SP é um profissional capaz de propor soluções criativas e inovadoras nos mais diversos contextos, desenvolvendo uma nova tecnologia, projetando um novo produto e buscando soluções para problemas extremamente complexos. Pode atuar em empresas de tecnologia; startups; estúdios de design; agências de publicidade e de consultorias; estúdios de animação, cinema e jogos digitais. Também está apto para desenvolver projetos autorais e executar atividades de pesquisa no universo do Design.
Parcerias e estágios
O estágio in loco caracteriza-se como um processo de transição profissional, que integra teoria e prática e possibilita ao estudante a construção de conhecimentos e habilidades essenciais para sua atuação como designer em instituições públicas, privadas e de terceiro setor. O discente também tem a oportunidade de realizar estágio em diversos setores da própria PUC-SP. Trata-se de um processo que favorece a descoberta, por meio de processo dinâmico de aprendizagem em diferentes contextos da esfera profissional, considerando-se situações reais.
Acompanhe o dia a dia das atividades do curso pelo Instagram do curso:
https://www.instagram.com/design_pucsp
Depoimentos
Curso
-
Regime de Matrícula:
Semestral -
Reconhecimento:
Deliberação CONSUN nº 12/2016 -
Duração:
Duração mínima:
6 semestres
Duração máxima:
8 semestres
-
Mensalidade:
Valor ingressantes (2022): R$2.700,00
-
Campus e Turnos:
196Marquês de Paranaguá - Matutino
Objetivo
Por meio da aprendizagem interdisciplinar, o curso de Design da PUC-SP visa a formar um profissional com as habilidades e competências necessárias para trabalhar com diferentes tecnologias emergentes, conceitos de artes, comunicação visual, design research e negócios. Além disso, visa a capacitá-lo para trabalhar com projetos que explorem inovações tecnológicas como web, mobile, internet das coisas, realidade virtual, inteligência artificial e, ainda, com conceitos emergentes, tais como game design, user experience (UX), design de serviços e design estratégico.
Infraestrutura
O curso de Design da PUC-SP conta com laboratórios de fotografia, vídeo, informática, prototipação e de eletrônica. Conta ainda com salas tecnológicas, que privilegiam uma aprendizagem ativa e significativa.
Grade Horária
Ch.: Carga Horária
Marquês de Paranaguá - Matutino | ||
Per. | Disciplina / Professor | CH |
2 | Lógica de programação e gerenciamento de dados Prof(a) Doutor(a) Marco Antonio Assis de Melo |
45 |
2 | Psicologia e percepção Prof(a) Mestre Ricardo Radin Bueno |
18 |
2 | Sb - teologia em diálogo com as tecnociências Prof(a) Doutor(a) Edin Sued Abumanssur |
54 |
2 | Usabilidade Prof(a) - |
180 |
2 | Usabilidade - estúdio Prof(a) Mestre - |
45 |
2 | Usabilidade - estúdio Prof(a) Doutor(a) Guilherme Henrique de Oliveira Cestari |
45 |
2 | Usabilidade - sustentação interativa Prof(a) Mestre Gilles Pedroza Leite |
90 |
2 | Usabilidade - sustentação interativa Prof(a) Doutor(a) Thiago Mittermayer |
90 |
2 | Usabilidade - tutoria de projetos Prof(a) Mestre - |
45 |
2 | Usabilidade - tutoria de projetos Prof(a) Doutor(a) Thiago Mittermayer |
45 |
2 | Web Prof(a) - |
153 |
2 | Web - estúdio Prof(a) Mestre - |
63 |
2 | Web - estúdio Prof(a) Doutor(a) Guilherme Henrique de Oliveira Cestari |
63 |
2 | Web - estúdio Prof(a) Doutor(a) Missila Loures Cardozo |
63 |
2 | Web - sustentação interativa Prof(a) Doutor(a) Eduardo Savino Gomes |
45 |
2 | Web - tutoria de projetos Prof(a) Mestre - |
45 |
2 | Web - tutoria de projetos Prof(a) Mestre Gilles Pedroza Leite |
45 |
4 | Computação gráfica Prof(a) - |
225 |
4 | Computação gráfica - estúdio Prof(a) Mestre Alexandre Vieira da Silva |
90 |
4 | Computação gráfica - estúdio Prof(a) Doutor(a) Thiago Mittermayer |
90 |
4 | Computação gráfica - sustentação interativa Prof(a) Mestre Fabio Luiz Livramento Barretto Musarra |
90 |
4 | Computação gráfica - sustentação interativa Prof(a) Doutor(a) Thiago Mittermayer |
90 |
4 | Computação gráfica - tutoria de projetos Prof(a) Mestre Fabio Luiz Livramento Barretto Musarra |
45 |
4 | Computação gráfica - tutoria de projetos Prof(a) Doutor(a) Thiago Mittermayer |
45 |
4 | Comunicação e semiótica Prof(a) Doutor(a) Evange Elias Assis |
27 |
4 | Cultura e cidadania Prof(a) Doutor(a) Evange Elias Assis |
18 |
4 | Narrativa Prof(a) - |
180 |
4 | Narrativa - estúdio Prof(a) Mestre Alexandre Vieira da Silva |
45 |
4 | Narrativa - sustentação interativa Prof(a) Doutor(a) Marcelo Vieira Prioste |
90 |
4 | Narrativa - sustentação interativa Prof(a) Doutor(a) Thiago Mittermayer |
90 |
4 | Narrativa - tutoria de projetos Prof(a) Mestre Fabio Luiz Livramento Barretto Musarra |
45 |
4 | Narrativa - tutoria de projetos Prof(a) Doutor(a) Marcelo Vieira Prioste |
45 |
6 | Imersão Prof(a) - |
180 |
6 | Imersão - estúdio Prof(a) Mestre Alexandre Vieira da Silva |
90 |
6 | Imersão - estúdio Prof(a) Doutor(a) Eduardo Savino Gomes |
90 |
6 | Imersão - estúdio Prof(a) Doutor(a) Rogerio Cardoso dos Santos |
90 |
6 | Imersão - sustentação interativa Prof(a) Mestre Gilles Pedroza Leite |
45 |
6 | Imersão - tutoria Prof(a) Doutor(a) Eduardo Savino Gomes |
45 |
6 | Imersão - tutoria Prof(a) Doutor(a) Rogerio Cardoso dos Santos |
45 |
6 | Marketing e empreendedorismo Prof(a) Doutor(a) Evange Elias Assis |
18 |
6 | Produto Prof(a) - |
162 |
6 | Produto - estúdio Prof(a) Mestre Gilles Pedroza Leite |
45 |
6 | Produto - estúdio Prof(a) Doutor(a) Guilherme Henrique de Oliveira Cestari |
45 |
6 | Produto - sustentação interativa Prof(a) Doutor(a) Evange Elias Assis |
72 |
6 | Produto - tutoria Prof(a) Mestre Alexandre Vieira da Silva |
45 |
6 | Produto - tutoria Prof(a) Doutor(a) Guilherme Henrique de Oliveira Cestari |
45 |
6 | Trabalho interdisciplinar de conclusão de curso - ticc ii Prof(a) Mestre - |
90 |
6 | Trabalho interdisciplinar de conclusão de curso - ticc ii Prof(a) Doutor(a) Diogo Cortiz da Silva |
90 |
Como explora o conceito de aprendizagem baseada em projetos, o curso de Design da PUC-SP não possui disciplinas, mas se organiza a partir de quatro eixos temáticos que contemplam a pluralidade de conhecimento necessário no universo do design contemporâneo:
- Eixo de Criação: aborda os conceitos e fundamentos de arte e design, suas formas de expressão e técnica e linguagens. assim como de comunicação, narrativas e projetos de games.
- Eixo de Visual: trata dos conhecimentos referentes às linguagens visuais e suas tecnologias, como fotografia, vídeo, computação gráfica e animação.
- Eixo de Programação: apresenta conhecimentos da ciência da computação, com ênfase nos ambientes web, dispositivos móveis e de imersão, como realidade aumentada e virtual.
- Eixo de Design Research: refere-se a área do design como objeto de pesquisa, numa abordagem importante para a concepção de novos produtos e serviços que implica o estudo de usabilidade, ergonomia, experiência do usuário, prototipação e viabilização de produtos e projetos.
O ano acadêmico do curso é dividido em quatro módulos em que cada um se refere aos conteúdos, técnicas e ferramentas de um Eixo Temático específico, permitindo ao estudante explorar uma abordagem de aprendizado por imersão em uma área de conhecimento.
Abaixo você encontra mais informações sobre cada um dos módulos:
1º Ano




Módulo 1 • Criação: Arte e Design
Conheça a dinâmica da produção e consumo da arte e do design na atualidade e suas relações com a identidade e a diversidade cultural.
O que você aprende:
- História da Arte e do Design
- Composição Visual
- Teoria das cores
- Tipografia
- Identidade Visual
Módulo 2 • Visual: Fotografia e Audiovisual
Trabalhe com práticas e teorias que permitem a manipulação da linguagem fotográfica e audiovisual
O que você aprende:
- História da fotografia e audiovisual
- Técnicas fotográficas e manipulação de imagem
- Criação audiovisual
- Edição de vídeo
- Motion Graphics
Módulo 3 • Design Research: Usabilidade
Conheça e desenvolva os conceitos de ergonomia, acessibilidade, interação e experiência do usuário
O que você aprende:
- User-Experience (UX)
- Pesquisa de projeto
- Desenho de Interface (UI)
- Ergonomia
Módulo 4 • Programação: Web
Utilize as tecnologias mais avançadas para criação e desenvolvimento de ambientes interativos na Web
O que você aprende:
- Lógica de programação
- Banco de Dados
- Tecnologias Web (HTML, CSS e JavaScript)
- Programação de Front-end
2º Ano




Módulo 1 • Mobile e Physical Computing
Projete e desenvolva soluções para dispositivos móveis, vestíveis e Internet das Coisas
O que você aprende:
- Desenvolvimento de aplicativos móveis (apps)
- Tecnologias vestíveis
- Sensores, atuadores e microcontroladores
- Instalações interativas
Módulo 2 • Prototipação
Crie protótipos de produtos e serviços de Design para validar conceitos de interação
O que você aprende:
- Pesquisa de projetos
- Ideação e Prototipação
- Prototipação de Produtos
- Design de Serviços
Módulo 3 • Narrativa
Crie projetos ficcionais e não-ficcionais, explorando os conceitos de storytelling, transmídia e teorias da comunicação
O que você aprende:
- Narrativa de ficção e criação de histórias
- Roteiro
- Narrativa transmídia
Módulo 4 • Computação Gráfica
Desenvolva projetos de modelagem, formas bi e tridimensionais e fundamentos da computação gráfica
O que você aprende:
- Formas de representação de imagem
- Modelagem 3D
- Fundamentos da computação gráfica
3º Ano




Módulo 1 • Animação
Conheça o conjunto do processo de animação em seus aspectos históricos, teóricos e práticos.
O que você aprende:
- Storyboard e animatic
- Animação 2D
- Animação 3D
- Stop-motion
Módulo 2 • Game Design
Conheça todos os conceitos de jogos, em seus aspectos teóricos e práticos, na criação de produtos e serviços de design.
O que você aprende:
- Game design
- Gameficação
- Desenvolvimento de jogos digitais
Módulo 3 • Imersão
Explore os limites das tecnologias emergentes e desenvolva experiências imersivas
O que você aprende:
- Realidade Virtual
- Realidade Aumentada
- Vídeos 360º
- Tecnologias emergentes
Módulo 4 • Produto
Conceba, desenvolva e projete produtos de Design que sejam viáveis e efetivos.
O que você aprende:
- Materiais
- Estudo de viabilidade
- Gestão de produto
- Marketing
Matriz Curricular
Currículo - 2017 | ||
Sem. | Disciplinas | CH |
1 | ARTE E DESIGN198 ARTE E DESIGN - ESTÚDIO63 ARTE E DESIGN - SUSTENTAÇÃO INTERATIVA90 ARTE E DESIGN - TUTORIA DE PROJETOS45 FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL198 FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL - ESTÚDIO108 FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL - SUSTENTAÇÃO INTERATIVA45 FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL - TUTORIA DE PROJETOS45 SB - INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO54 |
|
2 | LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E GERENCIAMENTO DE DADOS45 PSICOLOGIA E PERCEPÇÃO18 SB - TEOLOGIA EM DIÁLOGO COM AS TECNOCIÊNCIAS54 USABILIDADE180 USABILIDADE - ESTÚDIO45 USABILIDADE - SUSTENTAÇÃO INTERATIVA90 USABILIDADE - TUTORIA DE PROJETOS45 WEB153 WEB - ESTÚDIO63 WEB - SUSTENTAÇÃO INTERATIVA45 WEB - TUTORIA DE PROJETOS45 |
|
3 | ELETRÔNICA45 MOBILE E PHYSICAL COMPUTING180 MOBILE E PHYSICAL COMPUTING - ESTÚDIO90 MOBILE E PHYSICAL COMPUTING - SUSTENTAÇÃO INTERATIVA45 MOBILE E PHYSICAL COMPUTING - TUTORIA DE PROJETOS45 PROTOTIPAÇÃO225 PROTOTIPAÇÃO - ESTÚDIO90 PROTOTIPAÇÃO - SUSTENTAÇÃO INTERATIVA90 PROTOTIPAÇÃO - TUTORIA DE PROJETOS45 |
|
4 | COMPUTAÇÃO GRÁFICA225 COMPUTAÇÃO GRÁFICA - ESTÚDIO90 COMPUTAÇÃO GRÁFICA - SUSTENTAÇÃO INTERATIVA90 COMPUTAÇÃO GRÁFICA - TUTORIA DE PROJETOS45 COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA27 CULTURA E CIDADANIA18 NARRATIVA180 NARRATIVA - ESTÚDIO45 NARRATIVA - SUSTENTAÇÃO INTERATIVA90 NARRATIVA - TUTORIA DE PROJETOS45 |
|
5 | ANIMAÇÃO180 ANIMAÇÃO - ESTÚDIO90 ANIMAÇÃO - SUSTENTAÇÃO INTERATIVA45 ANIMAÇÃO - TUTORIA DE PROJETOS45 GAME DESIGN180 GAME DESIGN - ESTÚDIO45 GAME DESIGN - SUSTENTAÇÃO INTERATIVA90 GAME DESIGN - TUTORIA DE PROJETOS45 TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE CONCLUSÃO DE CURSO - TICC I90 |
|
6 | IMERSÃO180 IMERSÃO - ESTÚDIO90 IMERSÃO - SUSTENTAÇÃO INTERATIVA45 IMERSÃO - TUTORIA45 MARKETING E EMPREENDEDORISMO18 PRODUTO162 PRODUTO - ESTÚDIO45 PRODUTO - SUSTENTAÇÃO INTERATIVA72 PRODUTO - TUTORIA45 TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE CONCLUSÃO DE CURSO - TICC II90 |
Corpo Docente
Alexandre Vieira da Silva
- Titulação: Mestre
- Anos de Casa: 8 anos e 8 meses.
- Tempo de Trabalho:8 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Computação gráfica - estúdio
Imersão - estúdio
Narrativa - estúdio
Produto - tutoria
Diogo Cortiz da Silva
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 11 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:11 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Trabalho interdisciplinar de conclusão de curso - ticc ii
- Acessar Currículo Lattes
Edin Sued Abumanssur
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 30 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:30 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Sb - teologia em diálogo com as tecnociências
- Acessar Currículo Lattes
Eduardo Savino Gomes
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 27 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:26 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Imersão - estúdio
Imersão - tutoria
Web - sustentação interativa - Acessar Currículo Lattes
Evange Elias Assis
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 14 anos e 1 meses.
- Tempo de Trabalho:14 anos e 1 meses.
- Disciplinas:Comunicação e semiótica
Cultura e cidadania
Marketing e empreendedorismo
Produto - sustentação interativa - Acessar Currículo Lattes
Fabio Luiz Livramento Barretto Musarra
- Titulação: Mestre
- Anos de Casa: 13 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:13 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Computação gráfica - sustentação interativa
Computação gráfica - tutoria de projetos
Narrativa - tutoria de projetos - Acessar Currículo Lattes
Gilles Pedroza Leite
- Titulação: Mestre
- Anos de Casa: 1 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:1 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Imersão - sustentação interativa
Produto - estúdio
Usabilidade - sustentação interativa
Web - tutoria de projetos
Guilherme Henrique de Oliveira Cestari
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 0 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:0 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Produto - estúdio
Produto - tutoria
Usabilidade - estúdio
Web - estúdio
Marcelo Vieira Prioste
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 13 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:13 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Narrativa - sustentação interativa
Narrativa - tutoria de projetos - Acessar Currículo Lattes
Marco Antonio Assis de Melo
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 16 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:16 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Lógica de programação e gerenciamento de dados
- Acessar Currículo Lattes
Missila Loures Cardozo
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 8 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:8 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Web - estúdio
Ricardo Radin Bueno
- Titulação: Mestre
- Anos de Casa: 4 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:4 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Psicologia e percepção
Rogerio Cardoso dos Santos
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 19 anos e 8 meses.
- Tempo de Trabalho:19 anos e 8 meses.
- Disciplinas:Imersão - estúdio
Imersão - tutoria - Acessar Currículo Lattes
Thiago Mittermayer
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 2 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:2 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Computação gráfica - estúdio
Computação gráfica - sustentação interativa
Computação gráfica - tutoria de projetos
Narrativa - sustentação interativa
Usabilidade - sustentação interativa
Usabilidade - tutoria de projetos

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Rua Marquês de Paranaguá, 111 - Consolação, São Paulo/SP
Horário de funcionamento:
De 2ªa 6ªfeira, das 7h às 22h30
Sábado, das 7h30 às 16h
Telefones:
(11) 3124-7225 / 3124-5744
E-mail:
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Horário de atendimento da Coordenação:
2ª feira, das 7h às 8h
4ª feira, das 7h às 8h