Apresentação
Por que estudar Ciências Socioambientais na PUC-SP?
O Curso Bacharelado em Ciências Socioambientais da PUC-SP situa-se na interface das áreas de Ciências Sociais e Meio Ambiente, preenchendo uma demanda de formação de profissionais e pesquisadores nesta área específica em todo o estado de São Paulo. Sua finalidade é formar cientistas socioambientais capazes de refletir sobre os grandes desafios que se colocam hoje para a humanidade, ameaçada pela crise ambiental de múltiplas facetas, proporções gigantescas e com profundos impactos em questões sociais, culturais e econômicas.
Atuação profissional
Os cientistas socioambientais podem atuar em instituições públicas (estatais e não estatais) e privadas, que exigem a qualificação em Ciências Socioambientais, tais como fundações e autarquias públicas; centros de pesquisa; entidades que compõem o chamado sistema “S” (SESC, SENAI, SESI, SEBRAE, SENAC, etc.); organizações sindicais; conselhos municipais gestores de políticas ambientais; organizações não governamentais; institutos culturais; movimentos sociais e ambientalistas e partidos políticos, além de organizações e fundações internacionais. Podem atuar também nos meios de comunicação, no urbanismo e nos campos da cultura e da arte. O trabalho do cientista socioambiental requerido por essas instituições contempla desde o planejamento até́ a execução e avaliação de atividades na área de políticas ambientais.
Parcerias e estágios
O estágio não é obrigatório. O curso está sempre em busca de convênios com organizações governamentais e não governamentais, para promover a qualificação profissional do estudante.