Relações Internacionais

Guia da Faculdade

Grau

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Mensalidade

Valor ingressantes (2022): R$3.440,00

Apresentação

Por que estudar Relações Internacionais na PUC-SP?

O curso de Relações Internacionais da PUC-SP proporciona ao estudante formação humanista, senso crítico e capacidade analítica aguçada, o que lhe garante um perfil profissional flexível, capaz de compreender os principais fenômenos da política internacional em um mundo cada vez mais interdependente. Trata-se de um curso pioneiro no Brasil, que conta com uma grade curricular atualizada e multidisciplinar, com destaque para as disciplinas optativas, que permitem ao discente maior protagonismo na definição de seus interesses.

 

Atuação profissional

O egresso do curso pode atuar na análise de interfaces entre dinâmicas nacionais e internacionais, na esfera governamental (não apenas na diplomacia, mas também em assessorias internacionais de ministérios, estados e municípios); em empresas e instituições financeiras com variadas dinâmicas internacionais; em entidades setoriais e em organizações da sociedade civil.

 

Parcerias e estágios

O estágio não é obrigatório no curso de Relações Internacionais, mas, se desejar, o estudante pode estagiar em espaços dinâmicos, como os de assessorias internacionais, secretarias de governo ou consulados. Pode, ainda, vivenciar processos de internacionalização de empresas e câmaras de comércio e atuar em ONGs, sempre com o apoio da Coordenação de Curso. Por fim, pode estagiar na Prisma, empresa júnior do curso, que permite experiências profissionais em um ambiente mais flexível, conduzido pelos próprios discentes.

 

Depoimentos

Angelica Marcon (Aluna Egressa)

A atualização de conteúdos e as metodologias inovadoras fazem com que o curso de RI se torne uma referência no desenvolvimento de profissionais capacitados. O fácil acesso aos docentes é outro diferencial que proporciona ao aluno uma nova perspectiva de aprendizagem, que vai além da sala de aula.

Gabriel Casnati (Aluno Egresso)

A Internacional de Serviços Públicos, organização na qual trabalho, é um sindicato global que representa mais de 20 milhões de trabalhadores em mais de 150 países. Além dos sindicatos, também se articula com inúmeras ONGs e atua dentro de algumas organizações internacionais, tais como a OIT e a ONU. Meu trabalho inclui a elaboração de pesquisas, artigos, participação em organizações internacionais e a organização de seminários/reuniões internacionais.

Coordenação
Coordenadora
Foto do Coordenador do Curso de Graduação em Relações Internacionais
Profa. Dra. Luiza Rodrigues Mateo
Vice-Coordenadora
Foto da Vice-coordenadora do Curso de Graduação em Relações Internacionais
Profa. Dra. Natalia Nobrega de Mello
Contato

Coordenação de Relações Internacionais Rua Monte Alegre, 984 - Perdizes - São Paulo/SP
Edifício Cardeal Mota - Sala S-11


Horários de plantão da coordenação no segundo semestre de 2022:
Profa. Dra. Luiza Rodrigues Mateo: quintas-feiras das 11h30 às 12h30 e 17h30 às 19h.
Profa. Dra. Natália Nobrega de Mello: segundas-feiras, das 18h às 19h
Sala S11

 

Assuntos: matrículas e alteração de plano de estudos; proficiência em línguas; transferência e reopção; aproveitamento de disciplinas; intercâmbios; pesquisa (iniciação científica e pós-graduação)

 

Redes Sociais Oficiais
Menu
Graduação
Vestibular
Sou PUC