Apresentação
Guia do Estudante
História (Licenciatura) •
Por que estudar História na PUC-SP?
O curso de História da PUC-SP divide-se em Bacharelado e Licenciatura e é norteado pela necessidade de capacitar os estudantes para responderem aos desafios do mundo contemporâneo e aos impactos gerados pela ampliação do território do historiador-professor. Ao eliminar a perspectiva da História apenas como disciplina voltada ao estudo de feitos passados, o curso promove o desenvolvimento da habilidade de reconhecer a História nos mais distintos vestígios que demonstrem a ação de indivíduos no cotidiano da vida e abre horizontes na sua percepção cientifica, ou seja, em sua postura de educador e pesquisador.
Área de Atuação
O historiador pode atuar em museus; arquivos; centros de memória; meios de comunicação; organizações ligadas ao meio ambiente, ao patrimônio, à história da tecnologia e das artes; em organizações que aglutinam politicamente os trabalhadores, assim como naquelas voltadas aos problemas da comunidade. Se optar pelo curso de Licenciatura, pode atuar professor em escolas da Educação Básica.
Parcerias e estágios
O Estágio Curricular é atividade acadêmica obrigatória para a conclusão do curso de Licenciatura, com duração de 400 horas. Essa atividade inclui, além de práticas vinculadas ao magistério, pesquisa e trabalhos coordenados, organizados e supervisionados pelos professores atuantes no curso. O curso de Bacharelado não requer o estágio obrigatório.
A Coordenadoria Geral de Estágios (CGE) coloca à disposição dos alunos, por meio do site da Universidade e dos diversos murais, informações sobre vagas de estágio.
Clique para conhecer vídeos sobre temas relevantes, produzidos pelos alunos do curso
Tema: Escravidão no Século XIX
Tema: Imigração no século XIX
Depoimentos
Curso
-
Regime de Matrícula:
Semestral -
Reconhecimento:
Licenciatura - Portaria nº 419, de 08/05/2017 – DOU de 10/05/2017 -
Duração:
8 semestres
-
Mensalidade:
Valor ingressantes Bacharelado (2022): R$2.430,00
Valor ingressantes Licenciatura (2022): R$2.430,00 -
Campus e Turnos:
241Monte Alegre - Matutino241Monte Alegre - Noturno
Objetivo
O curso de História da PUC-SP oferece ao estudante a possibilidade de compreender o mundo com base nas experiências vividas pelas diferentes sociedades, em tempos e espaços diversos. Pretende formar um profissional crítico e reflexivo, apto a atuar em âmbitos concernentes ao campo do historiador: o licenciado para atuar no magistério na educação básica e o bacharel para prestar serviços em instituições públicas e privadas.
Infraestrutura
O curso busca, continuamente, novas abordagens de ensino e aprendizagem e conta com salas de aula, laboratórios, biblioteca e salas tecnológicas, que privilegiam uma aprendizagem ativa e significativa.
Grade Horária
Ch.: Carga Horária
Monte Alegre - Matutino | ||
Per. | Disciplina / Professor | CH |
0 | Optativa - história social das artes visuais no brasil da colônia ao modernismo Prof(a) Doutor(a) Alberto Luiz Schneider |
72 |
2 | Diáspora i Prof(a) Doutor(a) Amailton Magno Azevedo |
36 |
2 | Diáspora ii Prof(a) Doutor(a) Amailton Magno Azevedo |
36 |
2 | Fundamentos e dinâmica do mundo medieval Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
36 |
2 | Fundamentos e dinâmica do mundo medieval - prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
36 |
2 | História da américa colonial espanhola (américa ii) Prof(a) Doutor(a) Fernando Torres Londono |
72 |
2 | Roma antiga e o poder universal romano Prof(a) Doutor(a) Ettore Quaranta |
72 |
2 | Tendências da historiografia brasileira Prof(a) Doutor(a) Maria do Rosario da Cunha Peixoto |
72 |
4 | A formação do estado nacional: os impérios no brasil do século xix (brasil iii) Prof(a) Doutor(a) Alberto Luiz Schneider |
72 |
4 | Diálogos contemporâneos Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
72 |
4 | Europa ocidental: estados e revoluções (moderna ii) Prof(a) Doutor(a) Ana Hutz |
72 |
4 | História e arte Prof(a) Doutor(a) Antonio Rago Filho |
36 |
4 | História e arte, cultura e poder Prof(a) Doutor(a) Antonio Rago Filho |
36 |
4 | Produção do conhecimento histórico: do renascimento ao iluminismo (teoria ii) Prof(a) Doutor(a) Amilcar Torrao Filho |
72 |
4 | Teologia em diálogo com a sociedade Prof(a) Mestre Moacir Nunes de Oliveira |
54 |
6 | América, américas: movimentos sociais, diversidades, identidades (américa iv) Prof(a) Doutor(a) Yvone Dias Avelino |
72 |
6 | Arquivos e museus Prof(a) Doutor(a) Olga Brites |
36 |
6 | História e historiografia do brasil: 1ª metade do século xx (brasil iv) Prof(a) Doutor(a) Olga Brites |
36 |
6 | História e historiografia do brasil: 1ª metade do século xx (brasil iv):prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Olga Brites |
36 |
6 | Pesquisa histórica ii: reflexão metodológica Prof(a) Doutor(a) Maria do Rosario da Cunha Peixoto |
36 |
6 | Revolução industrial, nacionalismos e imperialismos: 1848/1900 (contemporânea ii) Prof(a) Doutor(a) Lauro Avila Pereira |
72 |
6 | Tendências da historiografia contemporânea - século xx Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
72 |
8 | África, áfricas: questões étnico-culturais e étnico-raciais Prof(a) Doutor(a) Amailton Magno Azevedo |
36 |
8 | África, áfricas: questões étnico-culturais e étnico-raciais: prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Amailton Magno Azevedo |
36 |
8 | Cultura e imperialismo 2ª metade do século xx Prof(a) Doutor(a) Antônio Pedro |
72 |
8 | Cultura e poder: oriente Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
36 |
8 | Cultura e poder: oriente: história e historiografia Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
36 |
8 | Orientação de trabalho de conclusão de curso ii - otccii Prof(a) Doutor(a) Amilcar Torrao Filho |
36 |
8 | Orientação de trabalho de conclusão de curso ii - otccii Prof(a) Doutor(a) Ana Hutz |
36 |
8 | Pesquisa histórica iv - a escrita da história Prof(a) Doutor(a) Maria do Rosario da Cunha Peixoto |
36 |
Monte Alegre - Noturno | ||
Per. | Disciplina / Professor | CH |
0 | Optativa - análise exploratória de dados e suas aplicações Prof(a) - |
54 |
2 | Antiguidade ocidental: grécia e roma Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
72 |
2 | Educação patrimonial Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
36 |
2 | Educação, cidadania e direitos humanos Prof(a) Doutor(a) Sandra Machado Lunardi Marques |
36 |
2 | História da américa colonial espanhola (américa ii) Prof(a) Doutor(a) Fernando Torres Londono |
36 |
2 | História da américa colonial espanhola (américa ii): prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Fernando Torres Londono |
36 |
2 | História do mundo árabe Prof(a) Doutor(a) Yone de Carvalho |
36 |
2 | História, alteridade e identidades Prof(a) Doutor(a) Carla Cristina Garcia |
36 |
2 | Historiografia antiga e medieval Prof(a) Doutor(a) Yone de Carvalho |
54 |
2 | Língua brasileira de sinais Prof(a) Doutor(a) Maria Cecilia de Moura |
36 |
4 | Análise exploratória de dados Prof(a) Doutor(a) Cileda de Queiroz e Silva Coutinho |
54 |
4 | Cultura afro-brasileira e africana: diáspora Prof(a) Doutor(a) Amailton Magno Azevedo |
36 |
4 | Europa moderna Prof(a) Doutor(a) Amilcar Torrao Filho |
72 |
4 | O século xviii na américa portuguesa e a crise do sistema colonial (brasil ii) Prof(a) Doutor(a) Alberto Luiz Schneider |
72 |
4 | O ser humano e sua interação com o meio ambiente: história e natureza Prof(a) Doutor(a) Marijane Vieira Lisboa |
36 |
4 | Prática de ensino e pesquisa - o professor pesquisador e as fontes Prof(a) Doutor(a) Maria do Rosario da Cunha Peixoto |
36 |
4 | Supervisão de estágio ii Prof(a) Doutor(a) Yone de Carvalho |
18 |
4 | Teologia em diálogo com a sociedade Prof(a) Mestre Paulo Raphael Oliveira Andrade |
54 |
6 | África, áfricas: questões étnico-culturais e étnicos-raciais Prof(a) Doutor(a) Amailton Magno Azevedo |
36 |
6 | África, áfricas: questões étnico-culturais e étnicos-raciais: prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Amailton Magno Azevedo |
36 |
6 | América, américas: movimentos sociais, diversidades e identidade (américa iv) Prof(a) Doutor(a) Vera Lucia Vieira |
72 |
6 | Estudos temáticos: globalização e desafios à nova ordem i Prof(a) Doutor(a) Ana Hutz |
36 |
6 | Estudos temáticos: globalização e desafios à nova ordem ii Prof(a) Doutor(a) Ana Hutz |
36 |
6 | História contemporânea iii Prof(a) Doutor(a) Lauro Avila Pereira |
72 |
6 | O brasil republica na 2ª metade do século xx (brasil v) Prof(a) Doutor(a) Maria do Rosario da Cunha Peixoto |
72 |
6 | Orientação de trabalho de conclusão de curso ii Prof(a) Doutor(a) Lauro Avila Pereira |
36 |
6 | Orientação de trabalho de conclusão de curso ii Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
36 |
6 | Planejamento e políticas públicas educacionais Prof(a) Doutor(a) Sandra Machado Lunardi Marques |
54 |
Matriz Curricular
Currículo - 2019 | ||
Sem. | Disciplinas | CH |
1 | FUNDAMENTOS DO SISTEMA COLONIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA: SÉCULOS XVI - XVII72 FUNDAMENTOS DO SISTEMA COLONIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA: SÉCULOS XVI - XVII (BRASIL I)72 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO54 GESTÃO, PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS72 GRÉCIA ANTIGA: FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA OCIDENTAL72 HISTÓRIA AMERICANA ANTES DA CONQUISTA EUROPÉIA36 HISTÓRIA AMERICANA ANTES DA CONQUISTA EUROPÉIA (AMÉRICA I)36 HISTÓRIA AMERICANA ANTES DA CONQUISTA EUROPÉIA (AMÉRICA I) - PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 HISTÓRIA AMERICANA ANTES DA CONQUISTA EUROPÉIA: PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 HISTORIOGRAFIA ANTIGA E MEDIEVAL36 HISTORIOGRAFIA ANTIGA E MEDIEVAL: PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS (TEORIA I)72 PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: MULTILINGUAGEM36 |
|
4 | A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL: OS IMPÉRIOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX (BRASIL III)72 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS54 CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: DIÁSPORA36 DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS72 EUROPA MODERNA72 EUROPA OCIDENTAL: ESTADOS E REVOLUÇÕES (MODERNA II)72 HISTÓRIA E ARTE36 HISTÓRIA E ARTE, CULTURA E PODER36 O SÉCULO XVIII NA AMÉRICA PORTUGUESA E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL (BRASIL II)72 O SER HUMANO E SUA INTERAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE: HISTÓRIA E NATUREZA36 PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA - O PROFESSOR PESQUISADOR E AS FONTES36 PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO: DO RENASCIMENTO AO ILUMINISMO (TEORIA II)72 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO II18 TEOLOGIA EM DIÁLOGO COM A SOCIEDADE54 |
|
5 | A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL: OS IMPÉRIOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX (BRASIL III)36 A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL: OS IMPÉRIOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX (BRASIL III) - PRÁT ENS PESQUISA 36 COMPETÊNCIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO54 CONCEPÇÃO, ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS36 ELETIVA I54 ESTUDOS ORIENTADOS - A PESQUISA ACADÊMICA E SEUS PROCEDIMENTOS36 GEOGRAFIA (MEIO AMBIENTE)36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA: A CONSTRUÇÃO DO UNIVERSO BURGUÊS72 HISTÓRIA DA AMÉRICA - INDEPENDÊNCIAS, FORMAÇÃO DOS ESTADOS E INTERVENCIONISMOS (AMÉRICA III)72 HISTÓRIA E REVOLUÇÃO HUMANA - HISTORICIDADE DA PRODUÇÃO MARXIANA E MARXISTA72 MEMÓRIA E PATRIMÔNIO72 OPTATIVA DA UNIVERSIDADE I54 PESQUISA HISTÓRICA I: PROCEDIMENTOS36 PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO DO HUMANISMO RENASCENTISTA AO ILUMINISMO (TEORIA II)72 PROJETO DE EXTENSÃO I18 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO III18 |
|
6 | AMÉRICA, AMÉRICAS: MOVIMENTOS SOCIAIS, DIVERSIDADES, IDENTIDADES (AMÉRICA IV)72 ARQUIVOS E MUSEUS36 AS CPNCEPÇÕES DE HISTÓRIA NO SÉCULO XIX (TEORIA III)36 EDUCAÇÃO PARA INCLUSÃO E DIVERSIDADE54 ESTUDOS ORIENTADOS - REFLEXÃO METODOLÓGICA E O TRABALHO COLETIVO54 ESTUDOS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I : A CONSTITUIÇÃO DO UNIVERSO BURGUÊS E AS RESISTÊNCIAS SOC - PRÁT ENS PESQ36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA i : A CONSTRUÇÃO DO UNIVERSO BURGUÊS E AS RESISTÊNCIAS SOCIAIS36 HISTÓRIA DA AMÉRICA: INDEPENDÊNCIAS, FORMAÇÃO DOS ESTADOS E INTERVENCIONISMOS (AMÉRICA III)54 HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO BRASIL: 1ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL IV)36 HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO BRASIL: 1ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL IV):PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 OPTATIVA DA UNIVERSIDADE II54 PESQUISA HISTÓRICA II: REFLEXÃO METODOLÓGICA36 PROJETO DE EXTENSÃO II18 PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO36 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, NACIONALISMOS E IMPERIALISMOS: 1848/1900 (CONTEMPORÂNEA II)72 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO IV18 TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX72 |
Currículo - 2020 | ||
Sem. | Disciplinas | CH |
2 | ANTIGUIDADE OCIDENTAL: GRÉCIA E ROMA72 DIÁSPORA I36 DIÁSPORA II36 EDUCAÇÃO PATRIMONIAL36 EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS36 FUNDAMENTOS E DINÂMICA DO MUNDO MEDIEVAL36 FUNDAMENTOS E DINÂMICA DO MUNDO MEDIEVAL - PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL ESPANHOLA (AMÉRICA II)72 HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL ESPANHOLA (AMÉRICA II)36 HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL ESPANHOLA (AMÉRICA II): PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 HISTÓRIA DO MUNDO ÁRABE36 HISTÓRIA, ALTERIDADE E IDENTIDADES36 HISTORIOGRAFIA ANTIGA E MEDIEVAL54 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS36 ROMA ANTIGA E O PODER UNIVERSAL ROMANO72 TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA72 |
|
3 | CIÊNCIA E TÉCNICA36 CIÊNCIA E TÉCNICA, CULTURA E PODER36 CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: DIDÁTICA E CURRÍCULO54 DINÂMICA E SUPERAÇÃO DA ORDEM FEUDAL: O NASCIMENTO DA EUROPA72 EUROPA OCIDENTAL: (MODERNA I) SÉCULOS XV-XVII72 FUNDAMENTOS: DINÂMICA E SUPERAÇÃO DO MUNDO MEDIEVAL36 FUNDAMENTOS: DINÂMICA E SUPERAÇÃO DO MUNDO MEDIEVAL - PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO54 O SÉCULO XVIII NA AMÉRICA PORTUGUESA E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL (BRASIL II)72 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM72 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO I36 TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA72 |
|
7 | AMÉRICA, AMÉRICAS: MOVIMENTOS SOCIAIS, DIVERSIDADES, IDENTIDADES (AMÉRICA IV)72 ANTROPOLOGIA36 ELETIVA II54 ESTUDOS ORIENTADOS - OS CAMINHOS DA PESQUISA36 GUERRAS, TOTALITARISMO E CULTURA DE MASSA: O FRAGMENTADO MUNDO CONTEMPORÂNEO36 GUERRAS, TOTALITARISMO E CULTURA DE MASSA: O FRAGMENTADO MUNDO CONTEMPORÂNEO: PRÁT DE ENSINO E PESQ36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II - A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II - A PRIMEIRA METADE SO SÉCULO XX36 HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO BRASIL: 1ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL IV)36 HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO BRASIL: 1ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL IV):PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 O BRASIL REPÚBLICA NA 2ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL V)72 OPTATIVA I72 ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I36 ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - OTCCI36 PESQUISA HISTÓRICA III - CONCEPÇÃO DA PESQUISA36 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO V18 |
|
8 | ÁFRICA, ÁFRICAS: QUESTÕES ÉTNICO-CULTURAIS E ÉTNICO RACIAIS36 ÁFRICA, ÁFRICAS: QUESTÕES ÉTNICO-CULTURAIS E ÉTNICO-RACIAIS36 ÁFRICA, ÁFRICAS: QUESTÕES ÉTNICO-CULTURAIS E ÉTNICO-RACIAIS: PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 CULTURA E IMPERIALISMO 2ª METADE DO SÉCULO XX72 CULTURA E PODER: ORIENTE36 CULTURA E PODER: ORIENTE: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III - 2ª METADE DO SÉCULO XX E O INÍCIO DO XXI)54 O BRASIL REPÚBLICA NA 2ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL V)72 OFICINA DE REDAÇÃO ACADÊMICA36 OPTATIVA II72 ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II18 ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - OTCCII36 PESQUISA HISTÓRICA IV - A ESCRITA DA HISTÓRIA36 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO VI36 TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA - SÉC XX54 |
Corpo Docente
Alberto Luiz Schneider
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 7 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:7 anos e 3 meses.
- Disciplinas:A formação do estado nacional: os impérios no brasil do século xix (brasil iii)
O século xviii na américa portuguesa e a crise do sistema colonial (brasil ii)
Optativa - história social das artes visuais no brasil da colônia ao modernismo - Acessar Currículo Lattes
Alvaro Hashizume Allegrette
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 18 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:18 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Antiguidade ocidental: grécia e roma
Cultura e poder: oriente
Cultura e poder: oriente: história e historiografia
Educação patrimonial
Fundamentos e dinâmica do mundo medieval
Fundamentos e dinâmica do mundo medieval - prática de ensino e pesquisa - Acessar Currículo Lattes
Amailton Magno Azevedo
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 13 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:13 anos e 7 meses.
- Disciplinas:África, áfricas: questões étnico-culturais e étnico-raciais
África, áfricas: questões étnico-culturais e étnico-raciais: prática de ensino e pesquisa
África, áfricas: questões étnico-culturais e étnicos-raciais
África, áfricas: questões étnico-culturais e étnicos-raciais: prática de ensino e pesquisa
Cultura afro-brasileira e africana: diáspora
Diáspora i
Diáspora ii - Acessar Currículo Lattes
Amilcar Torrao Filho
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 13 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:13 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Europa moderna
Orientação de trabalho de conclusão de curso ii - otccii
Produção do conhecimento histórico: do renascimento ao iluminismo (teoria ii) - Acessar Currículo Lattes
Ana Hutz
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 11 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:9 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Estudos temáticos: globalização e desafios à nova ordem i
Estudos temáticos: globalização e desafios à nova ordem ii
Europa ocidental: estados e revoluções (moderna ii)
Orientação de trabalho de conclusão de curso ii - otccii - Acessar Currículo Lattes
Antônio Pedro
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 42 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:41 anos e 8 meses.
- Disciplinas:Cultura e imperialismo 2ª metade do século xx
- Acessar Currículo Lattes
Antonio Rago Filho
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 37 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:37 anos e 9 meses.
- Disciplinas:História e arte
História e arte, cultura e poder - Acessar Currículo Lattes
Carla Cristina Garcia
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 25 anos e 8 meses.
- Tempo de Trabalho:25 anos e 2 meses.
- Disciplinas:História, alteridade e identidades
- Acessar Currículo Lattes
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 26 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:22 anos e 0 meses.
- Disciplinas:Análise exploratória de dados
- Acessar Currículo Lattes
Ettore Quaranta
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 34 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:34 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Roma antiga e o poder universal romano
- Acessar Currículo Lattes
Fernando Torres Londono
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 33 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:33 anos e 2 meses.
- Disciplinas:História da américa colonial espanhola (américa ii)
História da américa colonial espanhola (américa ii): prática de ensino e pesquisa - Acessar Currículo Lattes
Lauro Avila Pereira
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 18 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:18 anos e 9 meses.
- Disciplinas:História contemporânea iii
Orientação de trabalho de conclusão de curso ii
Revolução industrial, nacionalismos e imperialismos: 1848/1900 (contemporânea ii) - Acessar Currículo Lattes
Maria Cecilia de Moura
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 49 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:49 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Língua brasileira de sinais
- Acessar Currículo Lattes
Maria do Rosario da Cunha Peixoto
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 42 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:42 anos e 2 meses.
- Disciplinas:O brasil republica na 2ª metade do século xx (brasil v)
Pesquisa histórica ii: reflexão metodológica
Pesquisa histórica iv - a escrita da história
Prática de ensino e pesquisa - o professor pesquisador e as fontes
Tendências da historiografia brasileira - Acessar Currículo Lattes
Marijane Vieira Lisboa
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 41 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:36 anos e 11 meses.
- Disciplinas:O ser humano e sua interação com o meio ambiente: história e natureza
- Acessar Currículo Lattes
Mariza Romero
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 43 anos e 1 meses.
- Tempo de Trabalho:42 anos e 5 meses.
- Disciplinas:Diálogos contemporâneos
Orientação de trabalho de conclusão de curso ii
Tendências da historiografia contemporânea - século xx - Acessar Currículo Lattes
Moacir Nunes de Oliveira
- Titulação: Mestre
- Anos de Casa: 27 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:27 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Teologia em diálogo com a sociedade
- Acessar Currículo Lattes
Olga Brites
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 31 anos e 8 meses.
- Tempo de Trabalho:31 anos e 8 meses.
- Disciplinas:Arquivos e museus
História e historiografia do brasil: 1ª metade do século xx (brasil iv)
História e historiografia do brasil: 1ª metade do século xx (brasil iv):prática de ensino e pesquisa - Acessar Currículo Lattes
Paulo Raphael Oliveira Andrade
- Titulação: Mestre
- Anos de Casa: 4 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:4 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Teologia em diálogo com a sociedade
Sandra Machado Lunardi Marques
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 48 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:47 anos e 7 meses.
- Disciplinas:Educação, cidadania e direitos humanos
Planejamento e políticas públicas educacionais - Acessar Currículo Lattes
Vera Lucia Vieira
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 52 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:48 anos e 5 meses.
- Disciplinas:América, américas: movimentos sociais, diversidades e identidade (américa iv)
- Acessar Currículo Lattes
Yone de Carvalho
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 34 anos e 1 meses.
- Tempo de Trabalho:34 anos e 0 meses.
- Disciplinas:História do mundo árabe
Historiografia antiga e medieval
Supervisão de estágio ii - Acessar Currículo Lattes
Yvone Dias Avelino
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 59 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:59 anos e 2 meses.
- Disciplinas:América, américas: movimentos sociais, diversidades, identidades (américa iv)
- Acessar Currículo Lattes


Faculdade de História Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo/SP
Edifício Cardeal Mota – Sala S-20
Horário de funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h
Telefones:
(11) 3670-8120 / 3670-8337 / 3670-8108
E-mail:
facsoc@pucsp.br