
História
Guia da Faculdade
Grau
Modalidade
Mensalidade
Valor ingressantes Bacharelado (2023): R$2.645,00
Valor ingressantes Licenciatura (2023): R$2.645,00
Apresentação
Guia do Estudante
História (Licenciatura) •
Por que estudar História na PUC-SP?
O curso de História da PUC-SP divide-se em Bacharelado e Licenciatura e é norteado pela necessidade de capacitar os estudantes para responderem aos desafios do mundo contemporâneo e aos impactos gerados pela ampliação do território do historiador-professor. Ao eliminar a perspectiva da História apenas como disciplina voltada ao estudo de feitos passados, o curso promove o desenvolvimento da habilidade de reconhecer a História nos mais distintos vestígios que demonstrem a ação de indivíduos no cotidiano da vida e abre horizontes na sua percepção cientifica, ou seja, em sua postura de educador e pesquisador.
Área de Atuação
O historiador pode atuar em museus; arquivos; centros de memória; meios de comunicação; organizações ligadas ao meio ambiente, ao patrimônio, à história da tecnologia e das artes; em organizações que aglutinam politicamente os trabalhadores, assim como naquelas voltadas aos problemas da comunidade. Se optar pela Licenciatura, pode atuar como docente em escolas da Educação Básica.
Parcerias e estágios
O Estágio Curricular é atividade acadêmica obrigatória para a conclusão do curso de Licenciatura, com duração de 400 horas. Essa atividade inclui, além de práticas vinculadas ao magistério, pesquisa e trabalhos coordenados, organizados e supervisionados pelos professores atuantes no curso. O curso de Bacharelado não requer o estágio obrigatório.
A Coordenadoria Geral de Estágios (CGE) coloca à disposição dos alunos, por meio do site da Universidade e dos diversos murais, informações sobre vagas de estágio.
Clique para conhecer vídeos sobre temas relevantes, produzidos pelos alunos do curso
Tema: Escravidão no Século XIX
Tema: Imigração no século XIX
Depoimentos
Curso
-
Regime de Matrícula:
Semestral -
Reconhecimento:
Licenciatura - Portaria nº 419, de 08/05/2017 – DOU de 10/05/2017 -
Duração:
8 semestres
-
Mensalidade:
Valor ingressantes Bacharelado (2023): R$2.645,00
Valor ingressantes Licenciatura (2023): R$2.645,00 -
Campus e Turnos:
241Monte Alegre - Bacharelado241Monte Alegre - Licenciatura
Objetivo
O curso de História da PUC-SP oferece ao estudante a possibilidade de compreender o mundo com base nas experiências vividas pelas diferentes sociedades, em tempos e espaços diversos. Pretende formar um profissional crítico e reflexivo, apto a atuar em âmbitos concernentes ao campo do historiador: o licenciado para atuar no magistério na educação básica e o bacharel para prestar serviços em instituições públicas e privadas.
Infraestrutura
O curso busca, continuamente, novas abordagens de ensino e aprendizagem e conta com salas de aula, laboratórios, biblioteca e salas tecnológicas, que privilegiam uma aprendizagem ativa e significativa.
Grade Horária
Ch.: Carga Horária
Monte Alegre - Bacharelado | ||
Per. | Disciplina / Professor | CH |
0 | Optativa - uma história social das artes visuais entre o brasil e a europa no século xix Prof(a) Doutor(a) Alberto Luiz Schneider |
72 |
2 | Arquivos e museus Prof(a) Doutor(a) Olga Brites |
36 |
2 | Fundamentos e dinâmica do mundo medieval Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
36 |
2 | Fundamentos e dinâmica do mundo medieval - prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
36 |
2 | História da américa colonial espanhola (américa ii) Prof(a) Doutor(a) Fernando Torres Londono |
72 |
2 | História e ciência Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
36 |
2 | História e ciência, cultura e poder Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
36 |
2 | História, alteridade e identidades: pesquisa e extensão Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
36 |
2 | Tendências da historiografia brasileira Prof(a) Doutor(a) Maria do Rosario da Cunha Peixoto |
72 |
4 | A formação do estado nacional: os impérios no brasil do século xix (brasil iii) Prof(a) Doutor(a) Alberto Luiz Schneider |
72 |
4 | Diálogos contemporâneos Prof(a) Doutor(a) Antonio Rago Filho |
72 |
4 | Europa ocidental: estados e revoluções (moderna ii) Prof(a) Pós-Doutorado Ana Hutz |
72 |
4 | História e arte Prof(a) Doutor(a) Antonio Rago Filho |
36 |
4 | História e arte, cultura e poder Prof(a) Doutor(a) Antonio Rago Filho |
36 |
4 | Produção do conhecimento histórico: do renascimento ao iluminismo (teoria ii) Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
72 |
4 | Teologia em diálogo com a sociedade Prof(a) Doutor(a) Antonio Genivaldo Cordeiro de Oliveira |
54 |
6 | América, américas: movimentos sociais, diversidades, identidades (américa iv) Prof(a) Doutor(a) Yvone Dias Avelino |
72 |
6 | Arquivos e museus Prof(a) Doutor(a) Olga Brites |
36 |
6 | História e historiografia do brasil: 1ª metade do século xx (brasil iv) Prof(a) Doutor(a) Olga Brites |
36 |
6 | História e historiografia do brasil: 1ª metade do século xx (brasil iv):prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Olga Brites |
36 |
6 | Pesquisa histórica ii: reflexão metodológica Prof(a) Doutor(a) Maria do Rosario da Cunha Peixoto |
36 |
6 | Revolução industrial, nacionalismos e imperialismos: 1848/1900 (contemporânea ii) Prof(a) Pós-Doutorado Antônio Pedro |
72 |
6 | Tendências da historiografia contemporânea - século xx Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
72 |
8 | África, áfricas: questões étnico-culturais e étnico-raciais Prof(a) Doutor(a) Amailton Magno Azevedo |
36 |
8 | África, áfricas: questões étnico-culturais e étnico-raciais: prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Amailton Magno Azevedo |
36 |
8 | Cultura e imperialismo 2ª metade do século xx Prof(a) Pós-Doutorado Antônio Pedro |
72 |
8 | Cultura e poder: oriente Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
36 |
8 | Cultura e poder: oriente: história e historiografia Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
36 |
8 | Orientação de trabalho de conclusão de curso ii - otccii Prof(a) Doutor(a) Fernando Torres Londono |
36 |
8 | Orientação de trabalho de conclusão de curso ii - otccii Prof(a) Doutor(a) Lauro Avila Pereira |
36 |
8 | Pesquisa histórica iv - a escrita da história Prof(a) Doutor(a) Maria do Rosario da Cunha Peixoto |
36 |
Monte Alegre - Licenciatura | ||
Per. | Disciplina / Professor | CH |
0 | Optativa - estados unidos: mito e realidade Prof(a) Pós-Doutorado Antônio Pedro |
51 |
0 | Optativa - o bom e o belo sociedade, gênero e trangressão Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
54 |
2 | Antiguidade ocidental: grécia e roma Prof(a) Doutor(a) Ettore Quaranta |
72 |
2 | Educação patrimonial Prof(a) Doutor(a) Olga Brites |
36 |
2 | Educação, cidadania e direitos humanos Prof(a) Doutor(a) Sandra Machado Lunardi Marques |
36 |
2 | História da américa colonial espanhola (américa ii) Prof(a) Doutor(a) Fernando Torres Londono |
36 |
2 | História da américa colonial espanhola (américa ii): prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Fernando Torres Londono |
36 |
2 | História do mundo árabe Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
36 |
2 | História, alteridade e identidades Prof(a) Doutor(a) Carla Cristina Garcia |
36 |
2 | Historiografia antiga e medieval Prof(a) Doutor(a) Alvaro Hashizume Allegrette |
54 |
2 | Língua brasileira de sinais (libras) Prof(a) Doutor(a) Maria Cecilia de Moura |
36 |
4 | Análise exploratória de dados Prof(a) Doutor(a) Cileda de Queiroz e Silva Coutinho |
54 |
4 | Cultura afro-brasileira e africana: diáspora Prof(a) Doutor(a) Maria do Rosario da Cunha Peixoto |
36 |
4 | Europa moderna Prof(a) Doutor(a) Amilcar Torrao Filho |
72 |
4 | O século xviii na américa portuguesa e a crise do sistema colonial (brasil ii) Prof(a) Pós-Doutorado Ana Hutz |
72 |
4 | O ser humano e sua interação com o meio ambiente: história e natureza Prof(a) Doutor(a) Marijane Vieira Lisboa |
36 |
4 | Prática de ensino e pesquisa - o professor pesquisador e as fontes Prof(a) Doutor(a) Maria do Rosario da Cunha Peixoto |
36 |
4 | Supervisão de estágio ii Prof(a) Doutor(a) Yone de Carvalho |
18 |
4 | Teologia em diálogo com a sociedade Prof(a) Mestre Joao Claudio Rufino Rodrigues Silva |
54 |
6 | As concepções de história no século xix (teoria iii) Prof(a) Doutor(a) Antonio Rago Filho |
36 |
6 | Educação para inclusão e diversidade Prof(a) Doutor(a) Sandra Machado Lunardi Marques |
54 |
6 | Estudos orientados - reflexão metodológica e o trabalho coletivo Prof(a) - |
54 |
6 | Estudos sobre a base nacional comum curricular Prof(a) Doutor(a) Yone de Carvalho |
36 |
6 | História contemporânea i : a constituição do universo burguês e as resistências soc - prát ens pesq Prof(a) Doutor(a) Lauro Avila Pereira |
36 |
6 | História contemporânea i : a construção do universo burguês e as resistências sociais Prof(a) Doutor(a) Lauro Avila Pereira |
36 |
6 | História da américa: independências, formação dos estados e intervencionismos (américa iii) Prof(a) Doutor(a) Yvone Dias Avelino |
54 |
6 | Projeto de extensão ii Prof(a) Doutor(a) Lauro Avila Pereira |
18 |
6 | Projeto de internacionalização Prof(a) Doutor(a) Yone de Carvalho |
36 |
6 | Supervisão de estágio iv Prof(a) Doutor(a) Yone de Carvalho |
18 |
8 | África, áfricas: questões étnico-culturais e étnico raciais Prof(a) Doutor(a) Amailton Magno Azevedo |
36 |
8 | África, áfricas: questões étnico-culturais e étnico-raciais: prática de ensino e pesquisa Prof(a) Doutor(a) Amailton Magno Azevedo |
36 |
8 | História contemporânea iii - 2ª metade do século xx e o início do xxi) Prof(a) Doutor(a) Lauro Avila Pereira |
54 |
8 | O brasil república na 2ª metade do século xx (brasil v) Prof(a) Doutor(a) Olga Brites |
72 |
8 | Oficina de redação acadêmica Prof(a) Mestre Cassiano Butti |
36 |
8 | Orientação de trabalho de conclusão de curso ii Prof(a) Doutor(a) Marijane Vieira Lisboa |
18 |
8 | Supervisão de estágio vi Prof(a) Doutor(a) Yone de Carvalho |
36 |
8 | Tendências da historiografia contemporânea - séc xx Prof(a) Doutor(a) Mariza Romero |
54 |
Matriz Curricular
História - Bacharelado | ||
Sem. | Disciplinas | CH |
1 | ANTIGUIDADE OCIDENTAL GRÉCIA E ROMA72 DIÁSPORA I36 DIÁSPORA II36 FUNDAMENTOS DO SISTEMA COLONIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA: SÉCULOS XVI-XVII72 HISTÓRIA AMERICANA ANTES DA CONQUISTA EUROPEIA36 HISTÓRIA AMERICANA ANTES DA CONQUISTA EUROPEIA: PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS (TEORIA I)72 |
|
2 | ARQUIVOS E MUSEUS36 FUNDAMENTOS E DINÂMICA DO MUNDO MEDIEVAL36 FUNDAMENTOS E DINÂMICA DO MUNDO MEDIEVAL - PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL ESPANHOLA (AMÉRICA II)72 HISTÓRIA E CIÊNCIA36 HISTÓRIA E CIÊNCIA, CULTURA E PODER36 HISTÓRIA, ALTERIDADE E IDENTIDADES: PESQUISA E EXTENSÃO36 TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA72 |
|
3 | DINÂMICA E SUPERAÇÃO DA ORDEM FEUDAL: O NASCIMENTO DA EUROPA72 EUROPA OCIDENTAL: (MODERNA I) SÉCULOS XV-XVII72 HISTÓRIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS - PESQUISA E EXTENSÃO36 INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO54 O SÉCULO XVIII NA AMÉRICA PORTUGUESA E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL (BRASIL II)72 OS POVOS ORIGINÁRIOS E SEUS DIREITOS - PESQUISA E EXTENSÃO36 |
|
4 | A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL: OS IMPÉRIOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX (BRASIL III)72 EUROPA OCIDENTAL: ESTADOS E REVOLUÇÕES (MODERNA II)72 O SER HUMANO E SUA INTERAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE - PESQUISA E EXTENSÃO36 PESQUISA HISTÓRICA I: PROCEDIMENTOS36 PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO: DO RENASCIMENTO AO ILUMINISMO (TEORIA II)72 TEOLOGIA EM DIÁLOGO COM A SOCIEDADE54 |
|
5 | ELETIVA I72 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA: A CONSTRUÇÃO DO UNIVERSO BURGUÊS72 HISTÓRIA DA AMÉRICA - INDEPENDÊNCIAS, FORMAÇÃO DOS ESTADOS E INTERVENCIONISMOS (AMÉRICA III)72 MEMÓRIA E PATRIMÔNIO72 PROJETO DE EXTENSÃO I36 TEORIA III - SÉCULO XIX36 |
|
6 | AMÉRICA, AMÉRICAS: MOVIMENTOS SOCIAIS, DIVERSIDADES, IDENTIDADES (AMÉRICA IV)72 ESTUDOS ORIENTADOS: PROJETO DE EXTENSÃO II - IMPLEMENTAÇÃO72 HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO BRASIL: 1ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL IV)36 HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO BRASIL: 1ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL IV):PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 PESQUISA HISTÓRICA II: REFLEXÃO METODOLÓGICA36 PROJETO DE EXTENSÃO II36 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, NACIONALISMOS E IMPERIALISMOS: 1848/1900 (CONTEMPORÂNEA II)72 TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX72 |
|
7 | ELETIVA II72 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III - GUERRAS, REVOLUÇÕES, TOTALITARISMOS E RESISTÊNCIAS - (1914 - 1960)72 O BRASIL REPÚBLICA NA 2ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL V)72 OPTATIVA I72 ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - OTCC I36 PESQUISA HISTÓRICA III - CONCEPÇÃO DA PESQUISA36 |
|
8 | ÁFRICA, ÁFRICAS: QUESTÕES ÉTNICO-CULTURAIS E ÉTNICO-RACIAIS36 ÁFRICA, ÁFRICAS: QUESTÕES ÉTNICO-CULTURAIS E ÉTNICO-RACIAIS: PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 ÁSIA CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX36 CONTEMPORÂNEA IV - DAS TRANSFORMAÇÕES DOS ANOS 60 AO INÍCIO DO SÉCULO XXI72 ELETIVA III72 OPTATIVA II72 ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - OTCCII36 |
História - Licenciatura | ||
Sem. | Disciplinas | CH |
1 | FUNDAMENTOS DO SISTEMA COLONIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA: SÉCULOS XVI - XVII (BRASIL I)72 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO54 GESTÃO, PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS72 HISTÓRIA AMERICANA ANTES DA CONQUISTA EUROPEIA (AMÉRICA I)36 HISTÓRIA AMERICANA ANTES DA CONQUISTA EUROPÉIA (AMÉRICA I) - PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS (TEORIA I)72 PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: MULTILINGUAGEM36 |
|
2 | ANTIGUIDADE OCIDENTAL: GRÉCIA E ROMA72 EDUCAÇÃO PATRIMONIAL36 EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS36 HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL ESPANHOLA (AMÉRICA II)36 HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL ESPANHOLA (AMÉRICA II): PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 HISTÓRIA DO MUNDO ÁRABE36 HISTÓRIA, ALTERIDADE E IDENTIDADES36 HISTORIOGRAFIA ANTIGA E MEDIEVAL54 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)36 |
|
3 | CIÊNCIA E TÉCNICA36 CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: DIDÁTICA E CURRÍCULO54 FUNDAMENTOS: DINÂMICA E SUPERAÇÃO DO MUNDO MEDIEVAL36 FUNDAMENTOS: DINÂMICA E SUPERAÇÃO DO MUNDO MEDIEVAL - PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO54 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM72 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO I36 TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA72 |
|
4 | ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS54 CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: DIÁSPORA36 EUROPA MODERNA72 O SÉCULO XVIII NA AMÉRICA PORTUGUESA E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL (BRASIL II)72 O SER HUMANO E SUA INTERAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE: HISTÓRIA E NATUREZA36 PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA - O PROFESSOR PESQUISADOR E AS FONTES36 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO II18 TEOLOGIA EM DIÁLOGO COM A SOCIEDADE54 |
|
5 | A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL: OS IMPÉRIOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX (BRASIL III)36 A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL: OS IMPÉRIOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX (BRASIL III) - PRÁT ENS PESQUISA 36 COMPETÊNCIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO54 CONCEPÇÃO, ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS36 ELETIVA I54 ESTUDOS ORIENTADOS - A PESQUISA ACADÊMICA E SEUS PROCEDIMENTOS36 OPTATIVA DA UNIVERSIDADE I54 PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO DO HUMANISMO RENASCENTISTA AO ILUMINISMO (TEORIA II)72 PROJETO DE EXTENSÃO I18 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO III18 |
|
6 | AS CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA NO SÉCULO XIX (TEORIA III)36 EDUCAÇÃO PARA INCLUSÃO E DIVERSIDADE54 ESTUDOS ORIENTADOS - PROJETO DE EXTENSÃO II - IMPLEMENTAÇÃO126 ESTUDOS ORIENTADOS - REFLEXÃO METODOLÓGICA E O TRABALHO COLETIVO54 ESTUDOS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I : A CONSTITUIÇÃO DO UNIVERSO BURGUÊS E AS RESISTÊNCIAS SOC - PRÁT ENS PESQ36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA i : A CONSTRUÇÃO DO UNIVERSO BURGUÊS E AS RESISTÊNCIAS SOCIAIS36 HISTÓRIA DA AMÉRICA: INDEPENDÊNCIAS, FORMAÇÃO DOS ESTADOS E INTERVENCIONISMOS (AMÉRICA III)54 OPTATIVA DA UNIVERSIDADE II54 PROJETO DE EXTENSÃO II18 PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO36 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO IV18 |
|
7 | AMÉRICA, AMÉRICAS: MOVIMENTOS SOCIAIS, DIVERSIDADES, IDENTIDADES (AMÉRICA IV)72 ELETIVA II54 ESTUDOS ORIENTADOS - OS CAMINHOS DA PESQUISA36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II - A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II - A PRIMEIRA METADE SO SÉCULO XX36 HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO BRASIL: 1ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL IV)36 HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO BRASIL: 1ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL IV):PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I36 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO V18 |
|
8 | ÁFRICA, ÁFRICAS: QUESTÕES ÉTNICO-CULTURAIS E ÉTNICO RACIAIS36 ÁFRICA, ÁFRICAS: QUESTÕES ÉTNICO-CULTURAIS E ÉTNICO-RACIAIS: PRÁTICA DE ENSINO E PESQUISA36 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III - 2ª METADE DO SÉCULO XX E O INÍCIO DO XXI)54 O BRASIL REPÚBLICA NA 2ª METADE DO SÉCULO XX (BRASIL V)72 OFICINA DE REDAÇÃO ACADÊMICA36 ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II18 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO VI36 TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA - SÉC XX54 |
Corpo Docente
Alberto Luiz Schneider
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 8 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:8 anos e 9 meses.
- Disciplinas:A formação do estado nacional: os impérios no brasil do século xix (brasil iii)
Optativa - uma história social das artes visuais entre o brasil e a europa no século xix - Acessar Currículo Lattes
Alvaro Hashizume Allegrette
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 19 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:19 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Cultura e poder: oriente
Cultura e poder: oriente: história e historiografia
Fundamentos e dinâmica do mundo medieval
Fundamentos e dinâmica do mundo medieval - prática de ensino e pesquisa
História do mundo árabe
Historiografia antiga e medieval
Optativa - o bom e o belo sociedade, gênero e trangressão - Acessar Currículo Lattes
Amailton Magno Azevedo
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 15 anos e 4 meses.
- Tempo de Trabalho:15 anos e 2 meses.
- Disciplinas:África, áfricas: questões étnico-culturais e étnico raciais
África, áfricas: questões étnico-culturais e étnico-raciais
África, áfricas: questões étnico-culturais e étnico-raciais: prática de ensino e pesquisa - Acessar Currículo Lattes
Amilcar Torrao Filho
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 15 anos e 4 meses.
- Tempo de Trabalho:15 anos e 4 meses.
- Disciplinas:Europa moderna
- Acessar Currículo Lattes
Ana Hutz
- Titulação: Pós-Doutorado
- Anos de Casa: 12 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:10 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Europa ocidental: estados e revoluções (moderna ii)
O século xviii na américa portuguesa e a crise do sistema colonial (brasil ii) - Acessar Currículo Lattes
Antonio Genivaldo Cordeiro de Oliveira
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 2 anos e 4 meses.
- Tempo de Trabalho:2 anos e 4 meses.
- Disciplinas:Teologia em diálogo com a sociedade
Antônio Pedro
- Titulação: Pós-Doutorado
- Anos de Casa: 44 anos e 4 meses.
- Tempo de Trabalho:43 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Cultura e imperialismo 2ª metade do século xx
Optativa - estados unidos: mito e realidade
Revolução industrial, nacionalismos e imperialismos: 1848/1900 (contemporânea ii) - Acessar Currículo Lattes
Antonio Rago Filho
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 39 anos e 4 meses.
- Tempo de Trabalho:39 anos e 3 meses.
- Disciplinas:As concepções de história no século xix (teoria iii)
Diálogos contemporâneos
História e arte
História e arte, cultura e poder - Acessar Currículo Lattes
Carla Cristina Garcia
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 27 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:26 anos e 9 meses.
- Disciplinas:História, alteridade e identidades
- Acessar Currículo Lattes
Cassiano Butti
- Titulação: Mestre
- Anos de Casa: 17 anos e 4 meses.
- Tempo de Trabalho:17 anos e 4 meses.
- Disciplinas:Oficina de redação acadêmica
- Acessar Currículo Lattes
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 27 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:23 anos e 7 meses.
- Disciplinas:Análise exploratória de dados
- Acessar Currículo Lattes
Ettore Quaranta
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 35 anos e 8 meses.
- Tempo de Trabalho:35 anos e 8 meses.
- Disciplinas:Antiguidade ocidental: grécia e roma
- Acessar Currículo Lattes
Fernando Torres Londono
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 34 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:34 anos e 9 meses.
- Disciplinas:História da américa colonial espanhola (américa ii)
História da américa colonial espanhola (américa ii): prática de ensino e pesquisa
Orientação de trabalho de conclusão de curso ii - otccii - Acessar Currículo Lattes
Joao Claudio Rufino Rodrigues Silva
- Titulação: Mestre
- Anos de Casa: 8 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:8 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Teologia em diálogo com a sociedade
Lauro Avila Pereira
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 20 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:20 anos e 3 meses.
- Disciplinas:História contemporânea i : a constituição do universo burguês e as resistências soc - prát ens pesq
História contemporânea i : a construção do universo burguês e as resistências sociais
História contemporânea iii - 2ª metade do século xx e o início do xxi)
Orientação de trabalho de conclusão de curso ii - otccii
Projeto de extensão ii - Acessar Currículo Lattes
Maria Cecilia de Moura
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 50 anos e 10 meses.
- Tempo de Trabalho:50 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Língua brasileira de sinais (libras)
- Acessar Currículo Lattes
Maria do Rosario da Cunha Peixoto
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 43 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:43 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Cultura afro-brasileira e africana: diáspora
Pesquisa histórica ii: reflexão metodológica
Pesquisa histórica iv - a escrita da história
Prática de ensino e pesquisa - o professor pesquisador e as fontes
Tendências da historiografia brasileira - Acessar Currículo Lattes
Marijane Vieira Lisboa
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 43 anos e 4 meses.
- Tempo de Trabalho:38 anos e 5 meses.
- Disciplinas:O ser humano e sua interação com o meio ambiente: história e natureza
Orientação de trabalho de conclusão de curso ii - Acessar Currículo Lattes
Mariza Romero
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 44 anos e 7 meses.
- Tempo de Trabalho:43 anos e 11 meses.
- Disciplinas:História e ciência
História e ciência, cultura e poder
História, alteridade e identidades: pesquisa e extensão
Produção do conhecimento histórico: do renascimento ao iluminismo (teoria ii)
Tendências da historiografia contemporânea - séc xx
Tendências da historiografia contemporânea - século xx - Acessar Currículo Lattes
Olga Brites
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 33 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:33 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Arquivos e museus
Educação patrimonial
História e historiografia do brasil: 1ª metade do século xx (brasil iv)
História e historiografia do brasil: 1ª metade do século xx (brasil iv):prática de ensino e pesquisa
O brasil república na 2ª metade do século xx (brasil v) - Acessar Currículo Lattes
Sandra Machado Lunardi Marques
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 49 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:49 anos e 1 meses.
- Disciplinas:Educação para inclusão e diversidade
Educação, cidadania e direitos humanos - Acessar Currículo Lattes
Yone de Carvalho
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 35 anos e 7 meses.
- Tempo de Trabalho:35 anos e 6 meses.
- Disciplinas:Estudos sobre a base nacional comum curricular
Projeto de internacionalização
Supervisão de estágio ii
Supervisão de estágio iv
Supervisão de estágio vi - Acessar Currículo Lattes
Yvone Dias Avelino
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 60 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:60 anos e 9 meses.
- Disciplinas:América, américas: movimentos sociais, diversidades, identidades (américa iv)
História da américa: independências, formação dos estados e intervencionismos (américa iii) - Acessar Currículo Lattes


Faculdade de História Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo/SP
Edifício Cardeal Mota – Sala S-20
Horário de funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h
Telefones:
(11) 3670-8120 / 3670-8337 / 3670-8108
E-mail:
facsoc@pucsp.br