Graduação

Letras - Português e Inglês - Licenciatura
Grau
Modalidade
Mensalidade
Valor ingressantes (2022): R$2.150,00
Apresentação
Por que estudar Letras – Português e Inglês – Licenciatura na PUC-SP?
O Curso Letras – Português e Inglês – Licenciatura embasa-se em diretrizes de formação humanística, associadas aos avanços tecnológicos. O processo de ensino e aprendizagem realiza-se, desde o início, por meio de metodologias ativas, que pressupõem interação e participação dos estudantes em salas de aulas, laboratórios, ambientes virtuais de aprendizagem, escolas do ensino básico, grupos de pesquisa e núcleos de extensão. Os docentes têm larga experiência na área, bem como produção científica consolidada. De natureza interdisciplinar, o curso foi concebido de forma a articular-se com outro curso ofertado pela Universidade: o Bacharelado em Estudos da Linguagem.
Atuação profissional
Os egressos podem atuar na Educação Básica – anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; escolas bilíngues; institutos de idiomas; ONGs de educação. Também podem ministrar aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros; aulas de Língua Inglesa em cursos livres, empresas e ONGs; aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para fins específicos. Os licenciados ainda são aptos para desenvolver atividades como: monitoria em museus; elaboração e revisão de material didático em editoras; correção de produções textuais de avaliações em larga escala; atuação em projetos culturais (salas de leitura, contação de histórias, jogos pedagógicos etc.), entre outras possibilidades.
Parcerias e estágios
No Curso de Letras – Português e Inglês – Licenciatura, o estágio tem início no primeiro período e, a partir do terceiro período, inicia-se o estágio supervisionado em instituições parceiras. Por meio das atividades de estágio, promove-se a vivência da realidade escolar, a participação em conselhos de classe/reuniões de professores e a relação entre a Universidade e as escolas. A parceria com escolas de Educação Básica possibilita o desenvolvimento, a testagem, a execução e a avaliação de estratégias didático-pedagógicas, vivências que possibilitam a relação entre teoria e prática.
Depoimentos
Curso
-
Regime de Matrícula:
Semestral -
Reconhecimento:
Curso novo -
Duração:
Duração mínima:
8 semestres
Duração máxima:
12 semestres -
Mensalidade:
Valor ingressantes (2022): R$2.150,00
-
Campus e Turnos:
5921Monte Alegre - Matutino
Objetivo
O Curso de Letras – Português e Inglês – Licenciatura visa a formar professores de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa e suas respectivas literaturas para a Educação Básica, que sejam competentes para planejar, organizar, coordenar, executar, acompanhar e avaliar tarefas próprias de ambientes escolares e não escolares, em sintonia com as mudanças sociais e tecnológicas da contemporaneidade. Busca-se, portanto, preparar educadores com base nas competências e habilidades fundamentais à formação de profissionais, para atuarem em diferentes realidades socioculturais, sensíveis à apresentação de soluções adequadas às necessidades de aprendizagem.
Infraestrutura
O Curso de Letras – Português e Inglês – Licenciatura dispõe de salas de aula com projetor multimídia, laboratórios de informática e salas de aula tecnológicas, que permitem a aprendizagem colaborativa. Dispõe, ainda, do Centro de Estudos para Aprendizagem de Línguas (CEAL) que conta com dois laboratórios de línguas, salas de estudos e um rico acervo de obras para o estudo de línguas estrangeiras.
Grade Horária
Ch.: Carga Horária
Monte Alegre - Matutino | ||
Per. | Disciplina / Professor | CH |
2 | Educação, cidadania e direitos humanos Prof(a) Doutor(a) Helena Machado de Paula Albuquerque |
36 |
2 | Formação do leitor literário Prof(a) Mestre Ana Maria Soares de Salles Mariano |
36 |
2 | Gênero, texto e discurso Prof(a) Doutor(a) Ana Luiza Marcondes Garcia |
36 |
2 | Língua brasileira de sinais Prof(a) Doutor(a) Maria Cristina da Cunha Pereira Yoshioka |
36 |
2 | Língua inglesa: compreensão escrita e ensino da leitura Prof(a) Doutor(a) Maria Fachin Soares |
54 |
2 | Língua inglesa: narrativas orais e de sala de aula Prof(a) Doutor(a) Vera Lucia Cabrera Duarte |
36 |
2 | Língua portuguesa: modalidades oral e escrita - retextualizações Prof(a) Doutor(a) Izilda Maria Nardocci |
36 |
2 | Literatura brasileira: narrativa moderna e contemporânea Prof(a) Doutor(a) Elisabete Alfeld |
36 |
2 | Projeto de extensão: linguística Prof(a) Doutor(a) Maria Aparecida Caltabiano Magalhaes Borges da Silva |
36 |
2 | Projeto interdisciplinar integrado "a leitura do texto e a leitura do mundo" Prof(a) Pós-Doutorado Dieli Vesaro Palma |
18 |
2 | Seminário - língua portuguesa: leitura, ensino e avaliação Prof(a) Pós-Doutorado Dieli Vesaro Palma |
54 |
2 | Supervisão de estágio: língua portuguesa i Prof(a) Doutor(a) Aparecida Regina Borges Sellan |
36 |
Matriz Curricular
Currículo - 2021 | ||
Sem. | Disciplinas | CH |
1 | FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO54 GESTÃO, PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS72 LÍNGUA INGLESA: DIVERSIDADE NA LÍNGUA E NA CULTURA72 LÍNGUA: SISTEMAS E USO36 PROJETO DE EXTENSÃO: LITERATURA36 PROJETO INTERDISCIPLINAR INTEGRADO DIVERSIDADES LINGUÍSTICAS E CULTURAIS18 SEMINÁRIO - LÍNGUA PORTUGUESA: HISTÓRIA, CULTURA, IDENTIDADE NACIONAL E ENSINO54 SEMINÁRIO: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE TEORIA LITERÁRIA54 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: LÍNGUA INGLESA I36 |
|
2 | EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS36 FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO36 GÊNERO, TEXTO E DISCURSO36 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS36 LÍNGUA INGLESA: COMPREENSÃO ESCRITA E ENSINO DA LEITURA54 LÍNGUA INGLESA: NARRATIVAS ORAIS E DE SALA DE AULA36 LÍNGUA PORTUGUESA: MODALIDADES ORAL E ESCRITA - RETEXTUALIZAÇÕES36 LITERATURA BRASILEIRA: NARRATIVA MODERNA E CONTEMPORÂNEA36 PROJETO DE EXTENSÃO: LINGUÍSTICA36 PROJETO INTERDISCIPLINAR INTEGRADO "A LEITURA DO TEXTO E A LEITURA DO MUNDO"18 SEMINÁRIO - LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, ENSINO E AVALIAÇÃO54 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: LÍNGUA PORTUGUESA I36 |
|
3 | CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: DIDÁTICA E CURRÍCULO54 INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO54 LÍNGUA INGLESA: EXPANSÃO LEXICAL E ATUALIDADES54 LÍNGUA INGLESA: NORMATIVIDADE E USOS36 LÍNGUA PORTUGUESA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GRAMATICAIS36 LITERATURA PORTUGUESA: FICÇÃO MODERNA E CONTEMPORÂNEA36 MULTILETRAMENTOS: AS PRÁTICAS DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIA54 PROJETO INTERDISCIPLINAR INTEGRADO "A CONSTRUÇÃO DE TEXTOS EM DIFERENTES CONTEXTOS"18 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM72 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: LINGUÍSTICA I18 |
|
4 | ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS54 BNCC: PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA SALA DE AULA36 ENSINO - APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: QUESTÕES METODOLÓGICAS36 LATIM: LÍNGUA E CULTURA36 LÍNGUA INGLESA: AÇÃO HUMANA E MEIO AMBIENTE36 OFICINA - LÍNGUA INGLESA: NARRATIVAS ESCRITAS36 PROJETO INTERDISCIPLINAR INTEGRADO " A PRODUÇÃO TEXTUAL EM DIFERENTES PERSPECTIVAS"18 SEMINÁRIO - LÍNGUA PORTUGUESA: PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO E AVALIAÇÃO54 SEMINÁRIO: LITERATURA, TERRITORIALIDADE E PAISAGEM36 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: LINGUÍSTICA II18 TEOLOGIA EM DIÁLOGO COM A COMUNICAÇÃO E A ARTE54 |
|
5 | LÍNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS FORMAIS E RECURSOS EXPRESSIVOS36 LÍNGUA PORTUGUESA: CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS36 OFICINA - ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS36 OFICINA - PRODUÇÃO DE TEXTOS E ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA72 OFICINA: AVALIAÇÃO E PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM LÍNGUA INGLESA54 OPTATIVA DA UNIVERSIDADE I54 POLÍTICAS LINGUÍSTICAS36 PROJETO INTERDISCIPLINAR INTEGRADO "PRÁTICAS DE ENSINO DE LINGUAGEM NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS"36 SEMINÁRIO: LITERATURA BRASILEIRA: POESIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA36 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: LITERATURA I18 |
|
6 | EDUCAÇÃO PARA INCLUSÃO E DIVERSIDADE54 ENSINO DE LÍNGUA EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES36 ESTUDOS ORIENTADOS (LITERATURA)18 LITERATURA PORTUGUESA: POESIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA36 OFICINA - ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICAS INOVADORAS54 OPTATIVA DA UNIVERSIDADE II54 PROJETO INTERDISCIPLINAR INTEGRADO "PRÁTICAS DE ENSINO DE LINGUAGEM NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS"36 SEMINÁRIO: AQUISIÇÃO DE LÍNGUA: L1 E L236 SEMINÁRIO: ARTE E CULTURA36 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: LITERATURA II18 TENDÊNCIAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO BILÍNGUE36 |
|
7 | ELETIVA I54 ESTUDOS ORIENTADOS (LINGUÍSTICA)18 LITERATURA INGLESA: DE SHAKESPERE À CONTEMPORANEIDADE36 PROJETO DE EXTENSÃO: LÍNGUA INGLESA36 PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - (PTCC I)36 SEMINÁRIO: LITERATURA E CULTURA AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA36 SEMINÁRIO: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL54 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: LÍNGUA INGLESA II18 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: LÍNGUA PORTUGUESA II18 |
|
8 | ELETIVA II54 LITERATURA NORTE-AMERICANA36 OFICINA - DESCRIÇÃO GRAMATICAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO54 OFICINA - LÍNGUA PORTUGUESA: REDAÇÃO ACADÊMICA36 OFICINA - LINGUÍSTICA DO INGLÊS36 PROJETO DE EXTENSÃO: LÍNGUA PORTUGUESA36 PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - (PTCC II)18 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: LÍNGUA INGLESA III18 SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: LÍNGUA PORTUGUESA III18 |
Corpo Docente
Ana Luiza Marcondes Garcia
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 41 anos e 10 meses.
- Tempo de Trabalho:39 anos e 5 meses.
- Disciplinas:Gênero, texto e discurso
- Acessar Currículo Lattes
Ana Maria Soares de Salles Mariano
- Titulação: Mestre
- Anos de Casa: 52 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:52 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Formação do leitor literário
- Acessar Currículo Lattes
Aparecida Regina Borges Sellan
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 22 anos e 3 meses.
- Tempo de Trabalho:22 anos e 3 meses.
- Disciplinas:Supervisão de estágio: língua portuguesa i
- Acessar Currículo Lattes
Dieli Vesaro Palma
- Titulação: Pós-Doutorado
- Anos de Casa: 36 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:36 anos e 1 meses.
- Disciplinas:Projeto interdisciplinar integrado "a leitura do texto e a leitura do mundo"
Seminário - língua portuguesa: leitura, ensino e avaliação - Acessar Currículo Lattes
Elisabete Alfeld
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 45 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:44 anos e 7 meses.
- Disciplinas:Literatura brasileira: narrativa moderna e contemporânea
- Acessar Currículo Lattes
Helena Machado de Paula Albuquerque
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 37 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:37 anos e 7 meses.
- Disciplinas:Educação, cidadania e direitos humanos
- Acessar Currículo Lattes
Izilda Maria Nardocci
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 16 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:16 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Língua portuguesa: modalidades oral e escrita - retextualizações
- Acessar Currículo Lattes
Maria Aparecida Caltabiano Magalhaes Borges da Silva
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 34 anos e 9 meses.
- Tempo de Trabalho:34 anos e 9 meses.
- Disciplinas:Projeto de extensão: linguística
- Acessar Currículo Lattes
Maria Cristina da Cunha Pereira Yoshioka
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 54 anos e 1 meses.
- Tempo de Trabalho:51 anos e 10 meses.
- Disciplinas:Língua brasileira de sinais
- Acessar Currículo Lattes
Maria Fachin Soares
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 42 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:40 anos e 2 meses.
- Disciplinas:Língua inglesa: compreensão escrita e ensino da leitura
- Acessar Currículo Lattes
Vera Lucia Cabrera Duarte
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 41 anos e 2 meses.
- Tempo de Trabalho:40 anos e 7 meses.
- Disciplinas:Língua inglesa: narrativas orais e de sala de aula
- Acessar Currículo Lattes


Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo/SP
Edifício Cardeal Motta – Sala T 38
Edifício Reitor Bandeira de Mello – Sala 212
Horário de funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 7h às 22h
Sábado, das 7h30 às 16h
Telefone:
(11) 3670-8217
E-mail:
coor.faficla@pucsp.br