Apresentação
Por que estudar Letras – Português e Inglês – Licenciatura na PUC-SP?
Dados e indicadores relacionados à área educacional revelam demanda crescente por professores que sejam formados para atuar na escola básica, de forma a inovar e transformar realidades, praticando uma educação de excelência.
O Curso Letras – Português e Inglês – Licenciatura embasa-se em diretrizes de formação humanística, associadas aos avanços tecnológicos. O processo de ensino e aprendizagem realiza-se, desde o início, por meio de metodologias ativas, que pressupõem interação e participação dos estudantes em salas de aulas, laboratórios, ambientes virtuais de aprendizagem, escolas do ensino básico, grupos de pesquisa e núcleos de extensão. Os docentes têm larga experiência na área, bem como produção científica consolidada. De natureza interdisciplinar, o curso foi concebido de forma a articular-se com outro curso ofertado pela Universidade: o Bacharelado em Estudos da Linguagem.
Atuação profissional
Os egressos podem atuar profissionalmente como professores de Letras – Português e Inglês – Licenciatura e suas respectivas literaturas na Educação Básica – últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio; escolas bilíngues; institutos de idiomas; ONGs de educação. Também podem ministrar aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros; aulas de Língua Inglesa em cursos livres, empresas e ONGs; aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para fins específicos. Nossos licenciados ainda são aptos para fazer uso de seus conhecimentos em atividades como: monitoria em museus; elaboração e revisão de material didático em editoras; correção de produções textuais de avaliações em larga escala; atuação em projetos culturais (salas de leitura, contação de histórias, jogos pedagógicos etc.), entre outras possibilidades.
Parcerias e estágios
No Curso de Letras – Português e Inglês – Licenciatura, o estágio tem um papel fundamental na construção do perfil do profissional que se deseja formar. Ele tem início no primeiro período e, a partir do terceiro período, inicia-se o Estágio Supervisionado em instituições parceiras. Por meio das atividades de estágio, promove-se a vivência da realidade escolar de forma integral, a participação em conselhos de classe/reuniões de professores e a relação entre a Universidade e a rede de escolas da Educação Básica.
A parceria entre a Universidade e as escolas de Educação Básica, por meio de convênios, possibilita o desenvolvimento, a testagem, a execução e a avaliação de estratégias didático-pedagógicas, vivências que possibilitam a relação entre teoria e prática, articulando-se o currículo do curso a aspectos práticos da Educação Básica.
ESTRUTURA CURRICULAR
Sem. | Disciplina | CH |
---|---|---|
1 | Língua: Sistema e Uso | 36 |
Fundamentos Teóricos da Educação | 54 | |
Gestão, Planejamento e Políticas Públicas Educacionais | 72 | |
Língua Inglesa: Diversidade na Língua e na Cultura | 72 | |
Projeto de Extensão: Literatura | 36 | |
Projeto interdisciplinar integrado “Diversidades Linguísticas e Culturais” | 18 | |
Seminário: Introdução aos Estudos Literários: Conceitos Fundamentais de Teoria Literária | 54 | |
Seminário - Língua Portuguesa: História, Cultura, Identidade Nacional e Ensino | 54 | |
Supervisão de Estágio: Língua Inglesa | 36 | |
2 | Formação do Leitor Literário | 36 |
Gênero, Texto e Discurso | 36 | |
Língua Brasileira de Sinais | 36 | |
Língua Portuguesa: Modalidades Oral e Escrita – Retextualizações | 36 | |
Educação, Cidadania e Direitos Humanos | 36 | |
Língua Inglesa: Compreensão Escrita e Ensino da Leitura | 54 | |
Língua Inglesa: Narrativas Orais e de Sala de Aula | 36 | |
Literatura Brasileira: Narrativa Moderna e Contemporânea | 36 | |
Projeto de Extensão: Linguística | 36 | |
Projeto interdisciplinar integrado “A leitura do texto e a leitura do mundo” | 18 | |
Seminário - Língua Portuguesa: Leitura, Ensino e Avaliação | 54 | |
Supervisão de Estágio: Língua Portuguesa | 36 | |
3 | Introdução ao Pensamento Teológico | 54 |
Multiletramentos: As Práticas de Linguagens e Suas Tecnologias | 54 | |
Língua Portuguesa: Resolução de Problemas Gramaticais | 36 | |
Conhecimento Pedagógico: Didática e Currículo | 54 | |
Língua Inglesa: Expansão Lexical e Atualidades | 54 | |
Língua Inglesa: Normatividade e Usos | 36 | |
Literatura Portuguesa: Ficção Moderna e Contemporânea | 36 | |
Projeto interdisciplinar integrado “A construção de textos em diferentes contextos” | 18 | |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 72 | |
Supervisão de Estágio: Linguística | 18 | |
4 | Língua Inglesa: Ação Humana e Meio Ambiente | 36 |
Teologia em Diálogo com a Comunicação e a Arte | 54 | |
BNCC: Práticas de Linguagem na Sala de Aula | 36 | |
Análise Exploratória de Dados | 54 | |
Latim: Língua e Cultura | 36 | |
Seminário - Língua Portuguesa: Produção Textual, Ensino e Avaliação | 54 | |
Oficina - Língua Inglesa: Narrativas Escritas | 36 | |
Projeto Interdisciplinar Integrado “A produção textual em diferentes perspectivas” | 18 | |
Seminário: Literatura, Territorialidade e Paisagem | 36 | |
Supervisão de Estágio: Linguística | 18 | |
5 | Língua Portuguesa: Aspectos Formais e Recursos Expressivos | 36 |
Políticas Linguísticas | 36 | |
Ensino – Aprendizagem de Língua Inglesa: Questões Metodológicas | 36 | |
Língua Portuguesa: Construção de Sequências Didáticas | 36 | |
Oficina - Análise e Produção de Materiais Didáticos Digitais | 36 | |
Oficina: Avaliação e Preparação de Material Didático em Língua Inglesa (*) | 54 | |
Oficina - Produção de Textos e Análise Linguística/Semiótica | 72 | |
Optativa da Universidade I | 54 | |
Projeto Interdisciplinar Integrado “Práticas de ensino de linguagem na escola e suas tecnologias” | 36 | |
Seminário: Literatura Brasileira: Poesia Moderna e Contemporânea | 36 | |
Supervisão de Estágio: Literatura | 18 | |
6 | Educação para Inclusão e Diversidade | 54 |
Ensino de Língua em Contextos Multilíngues | 36 | |
Literatura Portuguesa: Poesia Moderna e Contemporânea | 36 | |
Optativa da Universidade II | 54 | |
Oficina – Ensino de Língua Portuguesa: Práticas Inovadoras | 54 | |
Projeto Interdisciplinar Integrado “Práticas de ensino de linguagem na escola e suas tecnologias” | 36 | |
Seminário: Aquisição de Língua: L1 E L2 | 36 | |
Seminário: Arte e Cultura | 36 | |
Supervisão de Estágio: Literatura | 18 | |
Tendências no Ensino de Língua Inglesa: Tecnologias e Educação Bilíngue | 36 | |
Estudos Orientados (Literatura) | 18 | |
7 | Eletiva I | 54 |
Literatura Inglesa: de Shakespeare à Contemporaneidade | 36 | |
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso I – (PTCC I) | 36 | |
Projeto de Extensão: Língua Inglesa | 36 | |
Seminário: Literatura e Cultura Africanas de Língua Portuguesa | 36 | |
Seminário: Literatura Infantil e Juvenil | 54 | |
Supervisão de Estágio: Língua Portuguesa | 18 | |
Supervisão de Estágio: Língua Inglesa | 18 | |
Estudos Orientados (Linguística) | 18 | |
8 | Eletiva II | 54 |
Oficina - Linguística do Inglês | 36 | |
Literatura Norte-Americana | 36 | |
Oficina - Descrição Gramatical do Português Brasileiro (*) | 54 | |
Oficina – Língua Portuguesa: Redação Acadêmica | 36 | |
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso II – (PTCC II) | 18 | |
Projeto de Extensão: Língua Portuguesa | 36 | |
Supervisão Estágio: Língua Portuguesa | 18 | |
Supervisão Estágio: Língua Inglesa | 18 |
CORPO DOCENTE
NOME | TITULAÇÃO | ÁREA E SUBÁREA DE CONHECIMENTO |
---|---|---|
Alzira Leite Vieira Allegro | Doutora | Letras-Linguística / Literatura |
Ana Luiza Marcondes Garcia | Doutora | Letras-Linguística |
Ana Maria Soares de Salles Mariano | Mestre | Letras-Linguística /Literatura |
Ana Rosa Ferreira Dias | Doutora | Letras-Linguística /Língua Portuguesa |
Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa | Doutora | Letras-Linguística/Língua Inglesa |
Anna Elisa Machado Cysne | Doutora | Letras-Comunicação /Língua Inglesa |
Aparecida Regina Borges Sellan | Doutora | Letras-Linguística/Língua Portuguesa |
Carlos Eduardo S. Ferreira de Souza | Mestre | Letras-Linguística/Literatura |
Cassiano Butti | Mestre | Letras-Linguística/Língua Portuguesa |
Claudio Piccolo | Doutor | Letras-Linguística/ Língua Inglesa |
Dieli Vesaro Palma | Doutora | Letras-Linguística/ Língua Portuguesa |
Elisabete Alfeld Rodrigues | Doutora | Letras-Linguística /Literatura |
Izilda Maria Nardocci | Doutora | Letras-Linguística/ Língua Portuguesa |
Jarbas Vargas Nascimento | Doutor | Letras-Linguística/ Língua Portuguesa |
João Batista Teixeira da Silva | Mestre | Letras-Linguística / Língua Inglesa |
João Hilton Sayeg de Siqueira | Doutor | Letras-Linguística /Língua Portuguesa |
Karlene do Socorro da Rocha Campos | Doutora | Letras-Linguística /Língua Portuguesa |
Lílian Maria Ghiuro Passarelli | Doutora | Letras-Linguística /Língua Portuguesa |
Luiz Antonio Ferreira | Doutor | Letras-Linguística/Língua Portuguesa |
Madalena Guasco Peixoto | Doutora | Educação |
Marcia Pedreira | Doutora | Letras-Linguística/ Língua inglesa |
Maria Aparecida Caltabiano Magalhães Borges da Silva | Doutora | Letras-Linguística |
Maria Aparecida Junqueira | Doutora | Letras-Linguística /Literatura |
Maria Celina Teixeira Vieira | Doutora | Educação |
Maria Cristina da Cunha Pereira Yoshioka | Doutora | Fonoaudiologia |
Maria Fachin Soares | Doutora | Letras-Linguística /Língua Inglesa |
Maria Otília José Montessanti Mathias | Doutora | Educação |
Marilena Zanon | Doutora | Letras-Linguística/Língua Portuguesa |
Nancy dos Santos Casagrande | Doutora | Letras-Linguística/Língua Portuguesa |
Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos | Doutora | Letras-Linguística/ Língua Portuguesa |
Sueli Cristina Marquesi | Doutora | Letras-Linguística/Língua Portuguesa |
Valeuska França Cury Martins | Mestre | Letras-Linguística/Língua Portuguesa |
Vera Lucia Cabrera Duarte | Doutora | Letras-Linguística/Língua Inglesa |
Victoria Claire Weischtordt | Mestre | Letras – Linguística-Tradução |