Medicina

Guia do Estudante

Grau

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Mensalidade

Valor (2019): R$ 7.600,00

Apresentação

Por que estudar Medicina na PUC-SP?

O Curso de Medicina da PUC-SP é, ao mesmo tempo, tradicional e inovador. Criado em 1950 como o primeiro curso no Brasil fora do eixo das grandes capitais, tem muitos ex-alunos considerados expoentes da área e da ciência brasileira. Em 2006, promoveu uma profunda reforma curricular, para se adaptar às novas exigências da educação médica, já experimentadas e avaliadas positivamente em países como Canadá, Holanda (Maastricht) e em algumas universidades americanas (Harvard e Cornell). Desde então, vem sofrendo atualizações pontuais, a última delas introduzindo o Internato de três anos, que possibilita aos estudantes maior vivência em atividades práticas, preparando-os para a vida profissional.

O currículo inovador é baseado em métodos ativos de ensino e aprendizagem, em que os discentes (e não o professor) são o centro das atividades. A metodologia é hoje reconhecida pela maioria dos educadores como responsável por garantir maior autonomia aos egressos. As atividades didáticas priorizam, desde o primeiro ano do curso, a busca de soluções para problemas reais da população em detrimento da educação tradicional em sala de aula, promovendo o contato estreito com a realidade da saúde e a socioeconômica da comunidade. Nessa proposta, o curso não se organiza por disciplinas, mas sim por módulos multidisciplinares, o que permite a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, indispensáveis aos desafios da sociedade atual.

 

Atuação profissional

O currículo contemporâneo do curso propicia a versatilidade exigida dos médicos. Por isso, os profissionais formados pela PUC-SP estão preparados para atuar em equipe em diferentes áreas: na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de doenças, na pesquisa clínica e em laboratórios, na docência, na gestão de serviços de saúde e na gerência de atividades empresariais.


 

Parcerias e estágios

Os estudantes realizam o estágio curricular obrigatório, denominado Internato, nos três últimos anos do curso. Essa atividade eminentemente prática é supervisionada por docentes e preceptores e abrange as cinco grandes áreas da atividade médica: Clínica Médica; Pediatria; Ginecologia e Obstetrícia; Clínica Cirúrgica e Saúde Pública. As atividades são realizadas em hospital próprio (Hospital Santa Lucinda), em hospitais conveniados (Conjunto Hospitalar de Sorocaba, no próprio campus; Hospital da UNIMED e Santa Casa de Votorantim). A Unidade Regional de Emergência, o Ambulatório Geral e de Especialidades e a Unidade Básica de Saúde Escola estão também no próprio campus. Além desses, várias unidades de saúde da atenção primária e outros serviços de saúde nos municípios de Sorocaba e Votorantim são campo de estágio para alunos e residentes.

Destaque-se, ainda, a Residência Médica, forma de especialização baseada na prática mais reconhecida em todo o mundo. A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP mantém 25 programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, câmara de regulamentação e assessoria específica do Ministério da Educação. Os programas são realizados nas áreas básicas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, bem como em outras 21 especialidades médicas.

 

Coordenação
Coordenadora
Profa. Dra Maria Helena Senger
Profa. Dra. Maria Helena Senger
Vice-Coordenadora
Profª Ms. Marta Wey
 
Contato

Faculdade de Medicina - Campus Sorocaba Rua Joubert Wey, 290 - Sorocaba/SP

Horário de funcionamento: 
De 2ª a 6ª feira, das 7h às 21h
Sábado, das 8h às 12h


Telefone:
(15) 3212-9900

 

E-mail: 
coordenaenf@pucsp.br
 

Menu
Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC