Apresentação
Por que estudar Fonoaudiologia na PUC-SP?
Na PUC-SP, os estudantes contam com a vantagem de realizar um curso que dispõe de currículo integrado: Fonoaudiologia e Fisioterapia têm 30% de suas disciplinas oferecidas conjuntamente. Essa articulação permite que os profissionais formados em um dos dois cursos ingressem na outra graduação e a concluam em menos tempo, pela equivalência de disciplinas. Além disso, o corpo docente é altamente qualificado, com excelência na pesquisa e produção de conhecimento da área. Durante o curso, os estudantes são envolvidos em atividades de pesquisa, tais como iniciação científica e atividades de desenvolvimento científico, profissional e pessoal, por meio de intercâmbio com instituições estrangeiras. A matriz curricular integra teoria e prática, promovendo a articulação entre graduandos e profissionais de Fonoaudiologia e de outras áreas, como Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social.
Atuação profissional
Os egressos do curso de Fonoaudiologia da PUC-SP podem atuar com a comunicação humana, relacionada à audição, voz, motricidade orofacial, linguagem oral e escrita, nos diferentes ciclos de vida: da infância à velhice, em setores públicos e privados. Sua área de atuação é a da Saúde, que abre campos profissionais em clínicas, hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS); em escolas e universidades; em grandes empresas de emissoras de TV e rádio e em teatro.
Parcerias e estágios
Os estágios podem ser realizados nas áreas da audição, voz, linguagem e motricidade orofacial com ações de promoção da saúde, prevenção de agravos à saúde e reabilitação das alterações fonoaudiológicas, bem como em práticas de assistência individual ou coletiva, nas seguintes instituições: Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC – PUC-SP); UBS, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro Especializado em Reabilitação (CER) e, ainda, em hospitais, escolas e bibliotecas.
Veja os eventos do curso
-
Características diferenciais entre os Transtornos dos Sons da Fala de Origem Motor
-
DICas da DIC - Pesquisa Epidemiológica: o que você deve saber
-
II Encontro de Integração FACHS e PMSP/Escola Municipal de Saúde
-
LaborVox | Aquecimento da voz falada e cantada: polêmicas e desafios
-
Entender a fisiologia para melhor planejar a terapia fonoaudiológica
-
XVIII Jornada Mauro Spinelli; XXIX Semana de Fonoaudiologia, XV Semana de Fisioterapia
-
DICas da DIC: como publicar sua pesquisa em revista científica
-
Avaliação perspetivoauditiva e acústica da voz: tudo junto e misturado
-
Ciclo de Palestras do LaborVox - Ser Sonoro: a pesquisa que virou podcast
-
Clique para ver o que foi discutido na Semana de Fonoaudiologia e Fisioterapia.
-
Vídeo - Lançamento do Caderno para Treino Articulatório - PUC-SP
Depoimentos

Minha vida se enredou nos corredores da PUCSP como raízes fortes que sustentam minha história profissional até hoje. De lá nunca saí.
A teia sou eu que teço e ela mantem aquecida a inquietude pela busca do conhecimento.
Através da Fonoaudiologia faço o melhor de mim. Trato de quem não ouve bem e percorro o mundo tentando deixar sempre um rastro de luz.

A Fonoaudiologia desde o inicio se entrelaçou na minha vida com a docência... e aí não teve mais volta... por meio da Voz e da minha voz, troquei muitos conhecimentos e experiências com alunos, com colegas, em aulas, eventos científicos, em bancas, desenvolvendo pesquisas, elaborando artigos... conheci muitos lugares, diferentes culturas, fui esposa, mãe, avó e aprendi que amo cada vez mais ser fonoaudióloga, pois com ela é possível trabalhar aquilo que mais diferencia o ser humano: a comunicação!

A escolha pela Fonoaudiologia me levou à PUC-SP, e ela me formou como profissional e cidadão.
A Fonoaudiologia me levou a uma longa trajetória clínica, docente e de pesquisa no campo da saúde, da linguagem e de suas relações com os afetos, com os modos pelos quais afetamos e somos afetados pelo outro e pelo mundo.
Atividade clínica, carreira acadêmica, trabalho pelo SUS e na Área da Comunicação, tudo que fiz ou faço profissionalmente carrega as marcas da Fonoaudiologia e da PUC-SP.