Apresentação
Por que estudar Teologia na PUC-SP?
O curso de Teologia da PUC-SP tem caráter humanístico, é interdisciplinar e engajado socialmente. Forma profissionais capazes de apresentar e testemunhar de modo racional os dados da fé revelada, dialogando com as demais ciências e expressões religiosas e convivendo de forma responsável com as instituições cívicas democraticamente instituídas.
Atuação profissional
O bacharel em Teologia desenvolve diferentes atividades e funções como ministro ordenado – presbítero e/ou diácono permanente –, religioso e leigo. Pronto para exercer uma autêntica liderança cristã nas esferas religiosa e social, pode assessorar a Igreja na elaboração de projetos pastorais e em trabalhos de formação humano-cristã, bem como desenvolver estudos e produzir conhecimento teológico. Sua atuação estende-se às funções de ministro ordenado, religioso e leigo, como discípulo, missionário de Cristo; assessor teológico; professor universitário e de ensino religioso na Educação Básica. No campo eclesiástico, pode atuar no exercício da Catequese e da Liturgia, das Pastorais Sociais, da Missão e Evangelização, nos seus diversos níveis, e como agente de pastoral, social e cultural, é capaz de dar razões da fé cristã professada pela Igreja.
Parcerias e estágios
O estágio é atividade acadêmica obrigatória para a conclusão do curso. Seu objetivo é integrar o estudante à sua futura atuação profissional, estabelecendo a relação entre o estudo das ciências teológicas e as práticas pastoral e acadêmica. Deve ser cumprido no 3º ano, no período matutino, e no 4º ano, no período noturno, perfazendo um total de 200 horas. O estágio pastoral poderá ser realizado em paróquias, comunidades, entidades, instituições, setores e espaços em que a Pastoral se faz presente, bem como por meio de atividades acadêmicas e culturais.
Formação do bacharel em Teologia
O diploma de Bacharel em Teologia da PUC-SP tem duplo reconhecimento: o civil, pelo MEC, e o eclesiástico, pela Santa Sé Apostólica (Vaticano). Para receber o diploma eclesiástico de Bacharel em Teologia, o estudante deve apresentar Histórico Escolar do curso de Filosofia reconhecido pelo MEC. Caso não tenha cursado Filosofia, deverá fazer a complementação filosófica oferecida pela Faculdade, no período noturno, para cumprir as exigências da Santa Sé. As 19 disciplinas filosóficas equivalem a um ano a mais de curso. Por essa razão, o curso noturno tem um ano a mais que o diurno.