Edital 2019

Este curso de formação em serviço visa a ampliar/incluir [a] fonoaudiólogos uma experiência anteriormente direcionada exclusivamente a psicólogos e psicanalistas, por meio do curso de aprimoramento “A Clínica Psicanalítica com Criança e Jovem Surdo”. Nos últimos 7 (sete) anos, as coordenadoras técnica e acadêmica, respectivamente psicóloga Josefina Martins Carvalho e a fonoaudióloga Kathryn Marie Pacheco Harrison, idealizaram, organizaram, ministraram as aulas e supervisionaram conjuntamente os profissionais que se matricularam. Obtivemos, como resposta, a aprovação unânime desse formato interdisciplinar de funcionamento, constatação que nos levou a pensar na presente modificação: a inclusão de fonoaudiólogos na população à qual se destina o curso.

Deste modo, o projeto do aprimoramento interdisciplinar visa a propiciar a duas áreas de conhecimento a construção de um saber partilhado desde o seu início, como, por exemplo, problematizar o processo de aquisição de linguagem (oral e de sinais) sob a perspectiva da fonoaudiologia dialogando com a compreensão que a psicanálise tem da importância da linguagem na constituição da subjetividade.

O objetivo é apresentar aos profissionais da fonoaudiologia e da psicologia, interessados no atendimento clínico a crianças e jovens com perda auditiva/surdez, as bases da psicanálise e da clínica bilíngue, na qual estejam contempladas a Língua Portuguesa (oral ou escrita) e a Língua Brasileira de Sinais. A perspectiva de apresentação das bases da clínica, levou as proponentes a refletirem a respeito da necessidade de oferecer aos alunos a oportunidade de interação com adulto surdo, professor de Libras, de forma a compreenderem as particularidades de um trabalho desenvolvido sob as bases de uma concepção em que a perda auditiva é considerada como determinante de uma experiência eminentemente visual de estar no mundo e de representá-lo. Não se pensa em um curso de Libras, mas maneiras de propiciar o contato com surdos com diferentes graus de domínio de Libras (como são os pacientes que frequentam a Clínica) e a e a possibilidade de construção de um entendimento entre os interlocutores.

Josefina Martins Carvalho

Possui mestrado em Educação Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é docente na Faculdade de Educação da PUC/SP, Habilitação EDAC; Psicóloga clínica da DERDIC/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área clínica: Psicanálise com crianças e jovens surdos. Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e educação; psicanálise e surdez; família ouvinte e filho surdo; surdez: psicodiagnóstico e psicoterapia.

Kathryn Marie Pacheco Harrison

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é fonoaudióloga da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e trabalha na Clínica de audição, voz e linguagem Prof. Dr. Mauro Spinelli da DERDIC-PUC/SP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em temas relacionados à Surdez e à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Atua principalmente nos seguintes temas: clínica de linguagem na surdez a partir da perspectiva bilíngue, educação de surdos, educação inclusiva, políticas educacionais para minorias, com base em uma abordagem interdisciplinar. A partir da pesquisa de doutorado, desenvolvida na linha de pesquisa "Linguagem e Trabalho", do grupo Atelier, do Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL, da PUC/SP, inicia reflexões a respeito da formação de intérpretes de LIBRAS-Português, Português-LIBRAS, buscando articular estudos da linguagem e estudos sobre o trabalho. Coordenou o Curso Superior de Formação de Intérpretes de LIBRAS da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP de julho de 2009 a dezembro de 2010, onde lecionou de 2006 a 2010.