Apresentação

 

Edital 2019

Este curso de formação em serviço visa a ampliar/incluir [a] fonoaudiólogos uma experiência anteriormente direcionada exclusivamente a psicólogos e psicanalistas, por meio do curso de aprimoramento “A Clínica Psicanalítica com Criança e Jovem Surdo”. Nos últimos 7 (sete) anos, as coordenadoras técnica e acadêmica, respectivamente psicóloga Josefina Martins Carvalho e a fonoaudióloga Kathryn Marie Pacheco Harrison, idealizaram, organizaram, ministraram as aulas e supervisionaram conjuntamente os profissionais que se matricularam. Obtivemos, como resposta, a aprovação unânime desse formato interdisciplinar de funcionamento, constatação que nos levou a pensar na presente modificação: a inclusão de fonoaudiólogos na população à qual se destina o curso.

Deste modo, o projeto do aprimoramento interdisciplinar visa a propiciar a duas áreas de conhecimento a construção de um saber partilhado desde o seu início, como, por exemplo, problematizar o processo de aquisição de linguagem (oral e de sinais) sob a perspectiva da fonoaudiologia dialogando com a compreensão que a psicanálise tem da importância da linguagem na constituição da subjetividade.

 


Objetivos

O objetivo é apresentar aos profissionais da fonoaudiologia e da psicologia, interessados no atendimento clínico a crianças e jovens com perda auditiva/surdez, as bases da psicanálise e da clínica bilíngue, na qual estejam contempladas a Língua Portuguesa (oral ou escrita) e a Língua Brasileira de Sinais. A perspectiva de apresentação das bases da clínica, levou as proponentes a refletirem a respeito da necessidade de oferecer aos alunos a oportunidade de interação com adulto surdo, professor de Libras, de forma a compreenderem as particularidades de um trabalho desenvolvido sob as bases de uma concepção em que a perda auditiva é considerada como determinante de uma experiência eminentemente visual de estar no mundo e de representá-lo. Não se pensa em um curso de Libras, mas maneiras de propiciar o contato com surdos com diferentes graus de domínio de Libras (como são os pacientes que frequentam a Clínica) e a e a possibilidade de construção de um entendimento entre os interlocutores.

Sobre o Curso
Professor em Destaque

Josefina Martins Carvalho

Possui mestrado em Educação Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é docente na Faculdade de Educação da PUC/SP, Habilitação EDAC; Psicóloga clínica da DERDIC/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área clínica: Psicanálise com crianças e jovens surdos. Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e educação; psicanálise e surdez; família ouvinte e filho surdo; surdez: psicodiagnóstico e psicoterapia.

Saiba Mais
Professor em Destaque

Kathryn Marie Pacheco Harrison

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é fonoaudióloga da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e trabalha na Clínica de audição, voz e linguagem Prof. Dr. Mauro Spinelli da DERDIC-PUC/SP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em temas relacionados à Surdez e à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Atua principalmente nos seguintes temas: clínica de linguagem na surdez a partir da perspectiva bilíngue, educação de surdos, educação inclusiva, políticas educacionais para minorias, com base em uma abordagem interdisciplinar. A partir da pesquisa de doutorado, desenvolvida na linha de pesquisa "Linguagem e Trabalho", do grupo Atelier, do Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL, da PUC/SP, inicia reflexões a respeito da formação de intérpretes de LIBRAS-Português, Português-LIBRAS, buscando articular estudos da linguagem e estudos sobre o trabalho. Coordenou o Curso Superior de Formação de Intérpretes de LIBRAS da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP de julho de 2009 a dezembro de 2010, onde lecionou de 2006 a 2010.

Saiba Mais
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC