Este curso de formação em serviço visa a ampliar/incluir [a] fonoaudiólogos uma experiência anteriormente direcionada exclusivamente a psicólogos e psicanalistas, por meio do curso de aprimoramento “A Clínica Psicanalítica com Criança e Jovem Surdo”. Nos últimos 7 (sete) anos, as coordenadoras técnica e acadêmica, respectivamente psicóloga Josefina Martins Carvalho e a fonoaudióloga Kathryn Marie Pacheco Harrison, idealizaram, organizaram, ministraram as aulas e supervisionaram conjuntamente os profissionais que se matricularam. Obtivemos, como resposta, a aprovação unânime desse formato interdisciplinar de funcionamento, constatação que nos levou a pensar na presente modificação: a inclusão de fonoaudiólogos na população à qual se destina o curso.
Esta não é uma simples inclusão de profissional de outra área como aluno, muito pelo contrário. Traz, em sua ideação, a compreensão de que o olhar, os pressupostos teóricos e práticos de duas áreas diferentes, quando em contato na supervisão dos atendimentos, produzem um efeito potencializador na compreensão e na condução dos casos, que vai além da somatória dos saberes específicos de cada uma delas. Dessa forma, buscamos construir uma modalidade de formação que revele a mais pessoas o que nossos ex-alunos psicólogos e psicanalistas vivenciaram.
Por outro lado, a formação do fonoaudiólogo ainda se vê ligada a uma visão predominantemente de reabilitação como maneira de proceder à normalização dos pacientes atendidos. Qual é o trabalho do fonoaudiólogo com a criança ou jovem surdo quando se insere a Língua Brasileira de Sinais? Facilitar a comunicação? Propiciar a inclusão social? Desenvolver a linguagem?
Deste modo, o projeto do aprimoramento interdisciplinar é propiciar a duas áreas de conhecimento a construção de um saber partilhado desde o seu início, como, por exemplo, problematizar o processo de aquisição de linguagem (oral e de sinais) sob a perspectiva da fonoaudiologia dialogando com a compreensão que a psicanálise tem da importância da linguagem na constituição da subjetividade.

O objetivo é apresentar aos profissionais da fonoaudiologia e da psicologia, interessados no atendimento clínico a crianças e jovens com perda auditiva/surdez, as bases da psicanálise e da clínica bilíngue, na qual estejam contempladas a Língua Portuguesa (oral ou escrita) e a Língua Brasileira de Sinais. Busca, portanto, responder não só à demanda dos profissionais que pretendem uma formação profissional na área clínica visando ao trabalho com crianças e jovens surdos, como também às demandas da população que nos procura, oferecendo um serviço de qualidade. A Derdic/PUC-SP é reconhecida, no campo surdez, deste modo, alunos surdos de escolas (especiais ou regulares) e crianças e jovens são encaminhados para avaliação e atendimento. A partir desta demanda e da experiência clínica de terapia psicanalítica e fonoaudiológica em abordagem bilíngue, desenvolvemos esse tipo de formação em serviço específica para psicólogos e fonoaudiólogos no atendimento com criança e jovem surdo.

• Categoria: Aprimoramento

Destinado a Fonoaudiólogos e Psicólogos interessados na clínica bilíngue com crianças e jovens surdos.

• Duração: 1 ano 181 horas
  • Local: Derdic
  • INSCREVA-SE

Profa. Ma. Josefina Martins Carvalho

Possui mestrado em Educação Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é docente na Faculdade de Educação da PUC/SP, Habilitação EDAC; Psicóloga clínica da DERDIC/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área clínica: Psicanálise com crianças e jovens surdos. Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e educação; psicanálise e surdez; família ouvinte e filho surdo; surdez: psicodiagnóstico e psicoterapia. (Texto informado pelo autor)

Profa. Dra. Kathryn Marie Pacheco Harrison

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é fonoaudióloga da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e trabalha na Clínica de audição, voz e linguagem Prof. Dr. Mauro Spinelli da DERDIC-PUC/SP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em temas relacionados à Surdez e à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Atua principalmente nos seguintes temas: clínica de linguagem na surdez a partir da perspectiva bilíngue, educação de surdos, educação inclusiva, políticas educacionais para minorias, com base em uma abordagem interdisciplinar. A partir da pesquisa de doutorado, desenvolvida na linha de pesquisa "Linguagem e Trabalho", do grupo Atelier, do Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL, da PUC/SP, inicia reflexões a respeito da formação de intérpretes de LIBRAS-Português, Português-LIBRAS, buscando articular estudos da linguagem e estudos sobre o trabalho. Coordenou o Curso Superior de Formação de Intérpretes de LIBRAS da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP de julho de 2009 a dezembro de 2010, onde lecionou de 2006 a 2010.