Educação Continuada

Psicoterapia Psicodramática: Intervenções Grupais na Contemporaneidade

Aprimoramento, Curso Novo

Há um crescente aumento de sofrimento psíquico em decorrência de diversos fatores socioeconômicos, agravados com a pandemia Covid-19. As intervenções grupais têm se mostrado cada vez mais potentes e necessárias pelo alto índice de procura por psicoterapia. A metodologia Psicodramática é uma abordagem que propicia ação profunda e transformadora nas relações interpessoais, em grupos, entre grupos e em cada pessoa, potencializando recursos pessoais e coletivos em distintas áreas: consultórios, hospitais, clínicas, escolas, organizações públicas/privadas e ações comunitárias. Dentro desse panorama, compreendemos que a diversidade de trabalhos em grupo aparece como proposta de intervenção potente na área da saúde mental.

O curso tem o objetivo de oferecer experiência na clínica com grupos na perspectiva do psicodrama, possibilitando: construir habilidades de coordenação de grupos terapêuticos; conhecer a diversidade de experiências de intervenção psicossocial desenvolvidas sob o enfoque grupal; desenvolver o papel de coordenador de grupos propiciando a capacidade de atuar com diferentes populações, em diversos contextos e a possiblidade de responder a múltiplas demandas presentes na atualidade.

Diferenciais do Curso

A teoria e prática caminharão juntas nesse Aprimoramento e a Clínica Psicológica da PUC-SP oferece demanda necessária para o desenvolvimento profissional.

Este Aprimoramento tem como foco discutir temáticas que tem provocado, acentuado ou mantido o sofrimento psíquico como contextos políticos, sociais e de saúde adversos, estresse e sobrecarga além dos próprios eventos da vida.

• Categoria: Aprimoramento, Curso Novo

Psicólogos e Médicos.

• Duração: 530h
  • Local: Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Rosalba Filipini

Psicóloga, Psicodramatista pela Federação Brasileira de Psicodrama – FEBRAP; Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Docente do curso de graduação em Psicologia da PUC-SP; Psicoterapeuta e Supervisora do Serviço de Psicoterapia de Grupo da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic – PUC-SP; atua como Psicoterapeuta em consultório; ministra Cursos e Palestras com a temática Psicodrama; autora do livro Psicoterapia Psicodramática com crianças: uma proposta socionômica; autora de capítulos de livros e artigos sobre o tema.

Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo