Educação Continuada

Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O Curso de Especialização em Engenharia de Software da PUC-SP foi concebido para atualizar, reciclar e ajustar a formação do conhecimento de profissionais da área de computação em conceitos e métodos, tecnologia e processos de desenvolvimento de software. O perfil do curso será centrado nesses pilares, visando proporcionar aos estudantes uma vivência voltada à realização de projetos e a integração e desenvolvimento de sistemas intensivos em software, como ocorre na prática da indústria de software.

O curso apresenta uma visão moderna da engenharia de software (práticas ágeis, desenvolvimento orientado a testes, DevOps entre outros) aliada a utilização de metodologia de ensino e aprendizagem baseada em projetos e centrada no estudante. A metodologia proposta proporciona maior interação entre os alunos e alunos e professores, favorece a pró-atividade e criatividade e desenvolve a habilidade do trabalho em equipe/ cooperação.

Além isso, o curso proporciona uma discussão sobre os desafios atuais da engenharia de software no contexto da Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Sistemas Complexos.

Metodologia

Aulas semanais ao vivo às 3ª, 5ª feiras e aos sábados, e atividades digitais, por meio de conteúdos disponibilizados pelos professores, que devem ser acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Diferenciais

O curso passou por uma reforma estrutural importante. O seu conteúdo foi atualizado (engenharia de software moderna e seus desafios no mundo atual) e a metodologia de ensino e aprendizado foi totalmente alterada. O curso baseia-se em alguns preceitos de metodologias ativas de ensino, mais especificamente na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) associada a estratégias de ensino híbrido, que proporcionam aos discentes, oportunidades de se confrontarem com questões e problemas do mundo real e de atuarem de forma prática e colaborativa, teoricamente embasada, em busca de soluções.

Tal metodologia requer a realização de discussões, estudo realizado de forma individual e colaborativo (projeto integrador), além de atividades extraclasse, subsidiados por atividades teóricas, no intuito de evidenciar a dimensão investigativa da aprendizagem para os estudantes, na perspectiva de constante articulação entre teoria e prática, ao longo curso. Assim, prioriza-se o uso de preceitos da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, que propicia o engajamento dos estudantes por meio de um ensino problematizador, reflexivo e transformador.

Diante de um projeto, os estudantes sentem-se motivados a resolvê-lo e, assim, desenvolvem habilidades cognitivas, metacognitivas e socioafetivas importantes para sua formação e atuação profissional, tais como examinar; relacionar; adaptar; transferir; refutar; planejar; antecipar; elaborar e testar hipóteses; identificar problemas e propor soluções; buscar recursos necessários aos projetos/ações em foco; acompanhar o desenvolvimento de processos e a eficácia de estratégias adotadas; monitorar seu próprio desempenho, promovendo ajustes necessários; trabalhar em equipe, buscando manter o equilíbrio na atribuição de responsabilidades e papéis, contribuindo para mediar conflitos, quando houver, entre outras.


Objetivos

O Curso de Especialização em Engenharia de Software da PUC-SP foi concebido para atualizar, reciclar e ajustar a formação do conhecimento de profissionais da área de computação em conceitos e métodos, tecnologia e processos de desenvolvimento de software. O perfil do curso será centrado nesses pilares, visando proporcionar aos estudantes uma vivência voltada à realização de projetos e a integração e desenvolvimento de sistemas de software, como ocorre na prática da indústria de software.

Sobre o Curso
  • Categoria: Especialização
  • Público-alvo:

    O curso será destinado a portadores de diploma de curso superior na área de tecnologia (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e outros) ou em outras áreas do conhecimento com experiência em desenvolvimento de software.

  • Duração: 360h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes

Carlos Paes possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000) e doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2008). Realizou pós-doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) e estágio de pesquisa no Institut de Recherche em Informatique et Systèmes Aléatoires da Université Bretagne-Sud (UBS, França). Foi professor visitante do Centro de Investigação da Escola Naval, Marinha de Portugal. Atualmente é professor assistente doutor do Departamento de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia de Software da PUC-SP. Foi coordenador do curso de bacharelado em Ciência da Computação entre 2015 e 2019. Participou de projetos estratégicos nas áreas de defesa (Marinha do Brasil) e controle do tráfego aéreo (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo e FINEP). Coordenou durante 10 anos projetos de pesquisa e inovação em pequenas empresas (PIPE) com o apoio da FAPESP (Fases I e II). Tem experiência na área de Ciência da Computação e na indústria de software, com ênfase em Engenharia de Software e Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas específicos: Processos de desenvolvimento de software/sistemas (RUP, Métodos Ágeis, Scrum, MIL-STD-498, IEEE 15288, INCOSE, MBSE), Engenharia de Sistemas-de-Sistemas (SoS), Arquitetura e Modelagem de Software/Sistema (UML, SysML), Modelagem de Processo de Negócio (BPMN e SoaML), Desenvolvimento Orientado a Objetos e Baseado em Componentes, Programação Orientada a Objetos, Sistemas Operacionais e Sistemas Distribuídos. É também sócio da Sociedade Brasileira da Computação (SBC).

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização
Aprimoramento
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC