Educação Continuada

Engenharia de Software

Especialização
370h - 1 ano e meio - incluindo monografia

Apresentação

Os avanços tecnológicos geram intensa demanda por profissionais qualificados para atuarem no campo de Engenharia de Software. Torna-se, então, imprescindível que esses profissionais desenvolvam uma visão sistêmica e atualizada da área de desenvolvimento de software.

O Curso de Especialização em Engenharia de Software apresenta aos participantes as boas práticas e ferramentas aplicáveis no desenvolvimento de softwares, capacitando-lhes para o gerenciamento e a coordenação de equipes envolvidas nesse tipo de projeto. As aulas são dinâmicas (aprendizado baseado em projetos) e promovem estreita interação entre alunos e professores, por meio da discussão de temas como modelagem e arquitetura de software, teste, integração de sistemas, métodos e processos de engenharia de software, entre outros. Além disso, o curso proporciona uma vivência voltada para realização de projetos, integração e desenvolvimento de sistemas de software, assim como ocorre na prática da indústria de software.


Objetivos

Formar profissionais da área de computação em conceitos e métodos, tecnologia e processos para desenvolvimento de software. O perfil do curso será centrado nestes pilares, visando proporcionar aos alunos uma vivência voltada para a realização de projetos e a integração e desenvolvimento de sistemas de software, como ocorre na prática da indústria de software.

Sobre o Curso
  • Categoria: Especialização
  • Público-alvo:

    O curso será destinado a portadores de diploma de curso superior na área de informática (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e etc) ou em outras áreas do conhecimento com experiência comprovada em programação de computadores (linguagens de programação). A comprovação deverá ser feita através da apresentação de um currículo.

  • Duração: 370h - 1 ano e meio - incluindo monografia
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes

Carlos Eduardo de Barros Paes é graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), mestre e doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Engenharia de Sistemas-de-Sistemas (SoS) no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP). Também realizou atividades de pesquisas como pesquisador visitante no Institut de Recherche em Informatique et Système Aléatoires (IRISA), Université de Bretagne-Sud, UBS, França. Atualmente é professor do curso de Ciência da  Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coordenador do curso de Especialização em Engenharia de Software da PUC-SP. Foi coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da PUC-SP entre 2015 e 2019. Participou de projetos na área inovação em pequenas empresas (PIPE-FAPESP), sistemas de defesa (Marinha do Brasil) e gerenciamento de tráfego aéreo (Aeronáutica). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas-de-Sistemas (SoS), Arquitetura de SoS intensivos em Software, Engenharia de Sistemas Baseado em Modelos e Processo de desenvolvimento de Software. Membro da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC