Imagem com desenho de pessoas de diversas culturas e religiões

Convergências e divergências no mundo religioso

Concentração nos aspectos doutrinários essenciais para demonstração das convergências e diferenças entre elas e para a discussão do tema. Abordagem da forma como cada religião reflete sobre a relação ontológica entre Absoluto e Relativo; das diferenças entre a concepção da última realidade e do modo como é tratada a questão da salvação. O Curso está inserido no projeto mais amplo da Especialização Religião, Cultura e vida contemporânea.

Diferenciais

O curso pode ser iniciado como Extensão e, havendo interesse do estudante, pode ser solicitado ingresso na modalidade lato senso da Especialização Religião, Cultura e Vida contemporânea.

Objetivo primordial apresentar temas emergentes no campo da ciência da religião.mo metodológico para a dimensão ética e para o compromisso social da religião. Contribuir com as diversas categorias profissionais cujas atividades exigem aprofundamento em questões relativas ao campo religioso contemporâneo, à sua dinâmica interna e a seu impacto sobre outras esferas sociais.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

O curso dirige-se a um público geral interessado na observação e estudo da religião como fenômeno enraizado na vida humana. Destina-se a professores, lideranças religiosas, agentes de pastoral, profissionais em comunicação, psicólogos e terapeutas, historiadores e cientistas sociais e do meio ambiente.

• Duração: 30h
  • Local: Online

• INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Dr. Frank Usarski

Livre Docente na área de Ciências da Religião pela PUC-SP, Doutor com tese sobre os mecanismos e motivos da estigmatização pública de Novos Movimentos Religiosos na Alemanha Ocidental (1987) e pós-doutorado (1992-93) na área de Ciência da Religião pela Universidade de Hannover (Alemanha) sobre o papel das religiões nas Exposições Mundiais entre 1851 e 1900. Desde sua chegada no Brasil em 1998 faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC-SP. Atualmente é coordenador deste Programa. Entre suas atividades acadêmicas destacam-se a pesquisa, o ensino e diversas publicações sobre as Religiões Orientais bem como sobre a história e o perfil atual da Ciência da Religião. Além disso é líder do grupo de pesquisa Centro de Estudos de Religiões Alternativas de Origem Oriental no Brasil (CERAL) e fundador e editor da Revista de Estudos da Religião (REVER) e do International Journal of Latin American Religions.