Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual

Pós-Graduação Lato Sensu, Presencial

O curso propicia a discussão de aspectos éticos, políticos e educacionais da inclusão da pessoa com deficiência e/ou com transtornos de aprendizagem, principalmente aquela com deficiência intelectual. Isso porque a educação de alunos com essa deficiência exige dos educadores habilidades para compreenderem suas necessidades e promoverem a construção de conhecimentos na perspectiva da Educação Inclusiva, fundada na valorização da diversidade e na garantia do direito à educação de qualidade para todos.

• Preparar os interessados para atuarem com pessoas que apresentam deficiência intelectual no ambiente escolar ou em contextos não escolares que requeiram intervenção educativa.

Diferenciais

Entre os temas abordados, destacam-se a política educacional brasileira para a pessoa com deficiência, suas características nas diferentes fases do desenvolvimento e a relação entre escola e comunidade. As aulas são interativas e promovem atividades como vivência em contextos educacionais, elaboração de projetos, práticas de intervenção pedagógica e participação em palestras com profissionais de renome, que possibilitam a construção da relação entre teoria e prática.

• Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu, Presencial

Pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, médicos, assistentes sociais e demais profissionais graduados interessados no tema.

• Duração: 420h
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá

Prof. Dra. Mônica Fátima Valenzi Mendes

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP), mestre em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP), graduada em Pedagogia (PUC-SP). Atualmente é professora titular aposentada da Prefeitura do Município de São Paulo e professora assistente mestre na Faculdade de Educação da PUC-SP. Coordena o Núcleo de Apoio Pedagógico e Educação Inclusiva (NAPEI) da PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos e Metodologia e Prática de Ensino atuando principalmente nos seguintes temas: escola, leitura, alfabetização, currículo, cultura escolar, educação inclusiva.