Arte, Crítica e Curadoria

Introdução à Gestão Cultural e o Mercado da Arte

Introdução à compreensão do circuito artístico e cultural partindo de seus agentes e dos processos de gestão cultural. Estudo e reflexão sobre a legislação pública e privada. Estudo e análise de modelos de projetos para financiamento. Lei Rouanet e suas mudanças a respeito da arte cultura no país. Projetos de políticas públicas e privadas, desenvolvimento de projeto de financiamento e apoio financeiro a eventos artísticos.

• Definir diferentes noções de cultura e expressar o debate atual sobre diversas perspectivas em relação ao campo cultural a partir de uma visão sistêmica.
  • Articular noções e debates sobre cultura inseridas na especificidade das instituições de cultura, em particular museus e espaços de exposição da produção artística.
  • Incorporar, debater e operar as teorias que conformam a noção de cultura.

Diferenciais

• Tomar contato com o debate acerca da gestão cultural na atualidade.
  • Desenvolvimento de um projeto no campo da arte/cultura.
  • Categoria: Extensão

Profissionais das áreas de Artes, Comunicação, Design, Arquitetura, C.Sociais, História, Museologia, Relações Públicas, Publicidade, Jornalismo, Filosofia, Educação e interessados em atuar na área de Produção e Gestão Cultural, além de aprofundar conhecimentos na área da Crítica e Curadoria de Arte.

• Duração: 24h
  • Local: On-line Síncrono

• INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Mirtes Marins de Oliveira

Docente do Mestrado e Doutorado em Design da Universidade Anhembi-Morumbi (2012). Pós-Doutorado em Educação - DE-USP. É Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Educação em Educação Artistica- Artes Plasticas pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Trabalhou no Setor Educativo do Museu de Arte Contemporanea da Universidade de São Paulo e coordenou a Oficina das Artes, na Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, fotografia, ação artistica, educação e artes. Coordenou o Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.