Educação Continuada

A Clínica Interdisciplinar com Criança e Jovem Surdo

Aprimoramento, Presencial, Derdic
1 ano

dolltar Valores: saiba mais

Apresentação

Este curso de formação em serviço visa a ampliar/incluir [a] fonoaudiólogos uma experiência anteriormente direcionada exclusivamente a psicólogos e psicanalistas, por meio do curso de aprimoramento “A Clínica Psicanalítica com Criança e Jovem Surdo”. Nos últimos 7 (sete) anos, as coordenadoras técnica e acadêmica, respectivamente psicóloga Josefina Martins Carvalho e a fonoaudióloga Kathryn Marie Pacheco Harrison, idealizaram, organizaram, ministraram as aulas e supervisionaram conjuntamente os profissionais que se matricularam. Obtivemos, como resposta, a aprovação unânime desse formato interdisciplinar de funcionamento, constatação que nos levou a pensar na presente modificação: a inclusão de fonoaudiólogos na população à qual se destina o curso.
Esta não é uma simples inclusão de profissional de outra área como aluno, muito pelo contrário. Traz, em sua ideação, a compreensão de que o olhar, os pressupostos teóricos e práticos de duas áreas diferentes, quando em contato na supervisão dos atendimentos, produzem um efeito potencializador na compreensão e na condução dos casos, que vai além da somatória dos saberes específicos de cada uma delas. Dessa forma, buscamos construir uma modalidade de formação que revele a mais pessoas o que nossos ex-alunos psicólogos e psicanalistas vivenciaram.
Por outro lado, a formação do fonoaudiólogo ainda se vê ligada a uma visão predominantemente de reabilitação como maneira de proceder à normalização dos pacientes atendidos. Qual é o trabalho do fonoaudiólogo com a criança ou jovem surdo quando se insere a Língua Brasileira de Sinais? Facilitar a comunicação? Propiciar a inclusão social? Desenvolver a linguagem?
Deste modo, o projeto do aprimoramento interdisciplinar é propiciar a duas áreas de conhecimento a construção de um saber partilhado desde o seu início, como, por exemplo, problematizar o processo de aquisição de linguagem (oral e de sinais) sob a perspectiva da fonoaudiologia dialogando com a compreensão que a psicanálise tem da importância da linguagem na constituição da subjetividade.


Objetivos

O objetivo é apresentar aos profissionais da fonoaudiologia e da psicologia, interessados no atendimento clínico a crianças e jovens com perda auditiva/surdez, as bases da psicanálise e da clínica bilíngue, na qual estejam contempladas a Língua Portuguesa (oral ou escrita) e a Língua Brasileira de Sinais. Busca, portanto, responder não só à demanda dos profissionais que pretendem uma formação profissional na área clínica visando ao trabalho com crianças e jovens surdos, como também às demandas da população que nos procura, oferecendo um serviço de qualidade. A Derdic/PUC-SP é reconhecida, no campo surdez, deste modo, alunos surdos de escolas (especiais ou regulares) e crianças e jovens são encaminhados para avaliação e atendimento. A partir desta demanda e da experiência clínica de terapia psicanalítica e fonoaudiológica em abordagem bilíngue, desenvolvemos esse tipo de formação em serviço específica para psicólogos e fonoaudiólogos no atendimento com criança e jovem surdo.

Sobre o Curso
  • Categoria: Aprimoramento, Presencial, Derdic
  • Público-alvo:

    Destinado a Fonoaudiólogos e Psicólogos interessados na clínica bilíngue com crianças e jovens surdos.

  • Duração: 1 ano 181 horas
  • Local: Derdic
  • Valores:
    Saiba mais

  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Profa. Ma. Josefina Martins Carvalho

Possui mestrado em Educação Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é docente na Faculdade de Educação da PUC/SP, Habilitação EDAC; Psicóloga clínica da DERDIC/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área clínica: Psicanálise com crianças e jovens surdos. Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e educação; psicanálise e surdez; família ouvinte e filho surdo; surdez: psicodiagnóstico e psicoterapia. (Texto informado pelo autor)

Saiba Mais
Professor em Destaque

Profa. Dra. Kathryn Marie Pacheco Harrison

Fonoaudióloga pela PUC-SP, mestrado em Fonoaudiologia e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Professora da Faculdade de Ciência Humana e da Saúde e fonoaudióloga do Serviço de Atendimento Bilíngue na Clínica de audição, voz e linguagem Prof. Dr Mauro Spinelli da DERDIC-PUC/SP. Participante do Comitê de Libras e Bilinguismo para Surdos (2020), no Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFª). Coordenadora do GT3 “Libras na Fonoaudiologia” do Comitê de Língua de Sinais e Bilinguismo da SBFa.

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, Presencial, Escola de Inverno
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC