Psicanálise nas Situações Sociais Críticas

Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono
360 horas – 18 meses

AVISO

Cursos online síncrono - as aulas, em tempo real, acontecem nos dias e horários previstos por meio do uso de plataformas digitais.

Os cursos foram planejados mantendo o mesmo padrão de qualidade da PUC-SP. O professor efetivamente ministra a aula, interagindo com os alunos, o que significa que não são simplesmente disponibilizados vídeos de aulas gravadas. O professor está em contato direto com o aluno. Sua função não é desenvolvida por tutores. Assim, o estudante pode interagir continuamente com o professor e colegas de turma.

Aproveite esse momento para desenvolver novas competências num mundo em constante transformação e cada vez mais digital.

O Curso de Especialização em Psicanálise nas Situações Sociais Críticas oferece aos alunos ferramentas de compreensão teórica e de intervenção prática advindas da psicanálise desenvolvida em situações de urgência social, articuladas a análises aprofundadas sobre os aspectos sociais e políticos subjacentes a estes contextos.

Em todos os períodos, o estudante contará com disciplinas que abordam modos concretos de intervenção clínico-terapêutica, devendo ainda apropriar-se das mais importantes contribuições trazidas pelo campo da teoria clínica e da teoria do sujeito da psicanálise, sempre à luz de análises sociais refinadas.

Para saber mais sobre o curso, clique aqui

Capacitar profissionais de diversas áreas para atuar em seus respectivos campos em situações de urgência social, a partir da apropriação das ferramentas de compreensão e de intervenção da psicanálise nas situações sociais críticas.

• Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu, On-line Síncrono

Profissionais de diversas áreas (Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Segurança Pública, dentre outras) que atuam em situações sociais críticas, bem como estudiosos e demais interessados nesta temática, desde que portadores de diploma de graduação

• Duração: 360 horas – 18 meses
  • Local: On-line Síncrono

Prof. Dr. Jorge Broide

Jorge Broide é mestre em Psicologia Clínica (PUC - Campinas) e doutor em Psicologia Social (PUC-SP). É professor do curso de Psicologia e coordenador do curso de especialização Psicanálise nas situações sociais críticas da PUC-SP. Ministra aulas como professor convidado do curso de Pós-graduação em Psicologia Social da USP. Publicou vários livros e artigos no Brasil, na Argentina e em Portugal. Trabalha, desde 1976, com população em situação de rua e com diferentes situações sociais críticas. Atua como psicanalista e analista institucional. É cocoordenador da SUR Psicanálise e Intervenção Social.

Profa. Dra. Vera Mendes

Doutora em Psicologia Clínica e Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP. Professora Assistente Doutora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, e coordenadora do PET Saúde-Interprofissionalidade, também da PUC-SP. Pesquisadora no campo da saúde coletiva e políticas públicas; supervisora institucional e membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Distúrbios de Linguagem, corpo e psiquismo” e do LInC - Laboratório de Inteligência Coletiva. Realiza consultoria para setor público e privado e foi Coordenadora da Saúde da Pessoa com Deficiência do Departamento de Ações Estratégicas em Saúde/Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde, onde participou da formulação e da implementação da Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limites (2011 a 2016). Entre outras publicações, é autora do livro “Uma Clínica no Coletivo: experimentações no Programa de Saúde da Família (Ed. Hucitec) e organizadora e autora do livro “Diálogo (bio)político: sobre alguns desafios da construção da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência”.