Jornalismo musical: da arte da entrevista à construção do texto

O curso vai abordar todas as etapas para a realização de um texto jornalístico com foco em música, desde as boas práticas na hora da entrevista (como conquistar/cativar/ganhar confiança do entrevistado; como preparar uma boa entrevista e conseguir extrair bons depoimentos e boas histórias dos entrevistados) até a construção do texto (o que não pode faltar nesse tipo de texto; hierarquia de informações). Serão indicados, ainda, livros, filmes de ficção e documentários relacionados não só ao jornalismo musical, mas também à história da MPB. Além da parte teórica, os alunos vão colocar em prática o que foi aprendido: elaborar a ordem de perguntas, entrevistar alguém da área da música e criar um texto a partir dessa entrevista.

Fazer com que os participantes do curso interessados em se especializar na escrita ligada à área de música, sejam eles jornalistas, pesquisadores ou público em geral, entrem em contato com técnicas de entrevista e construção um texto jornalístico atrativo. Para jornalistas e estudantes de Jornalismo, o curso está ligado diretamente à sua atuação profissional. Para pesquisadores de música, auxilia no direcionamento dado ao seu trabalho/projeto, e na organização das informações levantadas durante a pesquisa. Para o público em geral, vai ao encontro de seu interesse pelo universo da MPB e também dará a ele ferramentas para criar textos que, eventualmente, queira compartilhar em blogs ou redes sociais pessoais.

Diferenciais

O curso é ministrado por uma profissional que tem ampla experiência em redação, o que possibilitou que ela fizesse grandes coberturas de shows e festivais, e importantes entrevistas. Assim sendo, a docente conseguirá compartilhar com os alunos essa vivência no jornalismo musical da maneira mais fidedigna possível.

• Categoria: Extensão, Presencial, Escola de Inverno

Estudantes de Jornalismo que queiram se especializar na área de música; jornalistas já formados que queiram se especializar na área de música; pesquisadores de música brasileira e público em geral interessado em MPB.

• Duração: 20h
  • Local: Campus Monte Alegre

Adriana Del Ré

Jornalista especializada na área de cultura e entretenimento. Formada pela PUC-SP, começou a cobrir a área de música em 2002, quando fazia parte da equipe do Caderno 2, do jornal O Estado de S. Paulo. No Estadão, foi repórter, subeditora e editora. Também foi editora de cultura do extinto Jornal da Tarde durante 2 anos. Colaborou ainda para Rolling Stone, Carta Capital, UOL, portal da CNN, Valor Econômico, entre outros veículos. É autora do livro “Conversas Sobre MPB – 30 Entrevistas com Importantes Nomes da Nossa Música” (Editora Letras do Brasil), que reúne 30 matérias realizadas pela jornalista entre 2002 e 2020 e publicadas no Estadão.