Atendimento Psicoterapêutico em Grupo a Idosos

Aprimoramento, Presencial, Clínica

Aspectos referentes ao envelhecimento humano, carecem de abordagem enfática nos currículos dos cursos de graduação. Há necessidade de capacitar profissionais para entender os limites e as peculiaridades decorrentes do processo de envelhecimento. Visamos instrumentalizá-los em relação aos pormenores emocionais presentes nas muitas mudanças que decorrem da alteração de papéis dentro e fora da família; aposentadoria; diversas perdas; diminuição de contatos sociais, etc. Desmistificar atitudes e pensamentos que persistem na transmissão de valores na sociedade referentes ao processo de envelhecimento é imprescindível. Para tanto, a vivência clínica propõe-se a dar referências que permitam a revisão de conhecimentos que reduzem o envelhecimento a um mero processo orgânico; à decadência; e a interpretação de problema em contraposição a ideia de etapa do desenvolvimento humano.

Este aprimoramento clínico institucional tem por objetivo que os profissionais desenvolvam e aprimorem a compreensão dos conflitos presentes no processo de envelhecimento e na velhice. Na prática com idosos, pretende-se capacitar para adesão desse público à psicoterapia, combatendo resistências. Os aprimorandos serão orientados para nas sessões ajudar pacientes a revisitar vivências passadas, pensar soluções para impasses presentes e projetar escolhas futuras, no sentido de preservar os sujeitos, quando o exercício de sua autonomia é ameaçado. Para aqueles que não estão prontos para a atividade em grupo, poderão ser acompanhados individualmente. A fundamentação teórica estará calcada nas atuais produções em psicogerontologia, calcadas na psicanálise e, primordialmente, nos conteúdos interdisciplinares tão necessários à compreensão das demandas específicas dos mais velhos. A monografia estará vinculada aos atendimentos clínicos prestados, observando as contribuições teóricas adotadas pelo psicoterapeuta.

Diferenciais do curso

Foi o primeiro do Brasil voltado para atendimento de idosos, em grupo.

A opção pelos atendimentos em grupo é justificada pelos seguintes aspectos:

• acelera o resgate da condição de sujeito, pois retoma com cada um de seus membros questões pertinentes às especificidades da terceira fase da vida. Retira o idoso do convívio exclusivamente doméstico e familiar, convidando-o a falar sobre suas inquietudes. Quebra o ciclo de isolamento e permite um maior empoderamento (exercício de potência) na vida.
  • quando os membros se ajudam buscando soluções para os demais participantes, tornam-se cúmplices de um novo modo de viver o cotidiano proporcionando também vivências de afeto, identificação e pertencimento.
  • a identificação entre os membros catalisa o poder das intervenções.

Trata-se de estágio prático com supervisão e nesse sentido não há uma proposta de disciplina. No entanto, no percurso, a sistematização das leituras indicadas ajudará a fundamentar o trabalho

escrito final. Através dos atendimentos clínicos, o profissional é impulsionado a recorrer a bibliografia que dê sustentação teórica às intervenções junto ao segmento de 60 ou mais, em grupo.