Ilustração de pessoas olhando obras em um museu

Interdisciplinaridade: Museu, Arte e Cultura

O curso fornece conceitos fundamentais da museologia, da constituição e difusão de objetos históricos e de arte. Compreender a estrutura histórica do sistema de exposição de arte, observando as rupturas bem como a estabilização de discursos da instituição do museu na sociedade

· Levantar e debater conceitos históricos sobre museus

· Discutir a epistemologia dos museus e seus desdobramentos

· Problematizar a condição narrativa das exposições e coleções

· Compreender a posição social do museu e seus desdobramentos

· Ampliar o debate sobre as experiências sociais individuais x a constituição de patrimônio

· Estimular o olhar crítico em seminários e debates visando o trabalho monográfico.

• Categoria: Extensão

O curso é destinado a pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema, desde que portadores de diploma de curso superior.

• Duração: 30h
  • Local: Campus Monte Alegre

Prof. Me. Pedro Nery

Pedro Nery é Historiador, museólogo e curador. Mestre pelo programa de pós Interunidades em Museologia (2015), desenvolve pesquisa acadêmica voltada para história das instituições museais e formação de acervos. Curador em exposições de arte e história, foi curador da retrospectiva de Rosana Paulino “Costura da Memória” na Pinacoteca de São Paulo e no Museu de Arte do Rio de Janeiro e atualmente é museólogo do Museu de Arte Moderna de São Paulo.