Mãos cerradas lutando

Para onde vai o ódio?

O principal objetivo do processo civilizatório é diminuir a violência latente que emana das relações humanas. Apesar da educação, da lei e força que a faz cumprir, Estado forte e fiscalizador não consegue eliminar toda a violência que, em forma de ódio, ira, raiva e intimidação, busca caminhos para exercer a sua força destruidora. O objetivo desse curso é investigar as voltas, desvios e reviravoltas desse ódio descontrolado através das mais variadas áreas do saber: filosofia, psicanálise, literatura, política, religião, história, mídia, ciência, teologia etc. Pensar sobre o ódio é uma forma de reconhecê-lo e não colaborar com ele.

a) Refletir as mais variadas manifestações do ódio.

b) Analisar criticamente a violência de forma multidisciplinar.

Diferenciais

Curso organizado e ministrado por pesquisadores do LABÔ, com tema absolutamente necessário para refletirmos sobre o mundo contemporâneo. Como podemos entender este sentimento que move a humanidade, "o ódio".

Prof. Dr. Andrei Venturini Martins

ANDREI VENTURINI MARTINS é doutor em Filosofia (2011) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professor no INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP), coordenador do Núcleo de Estudos Agostinianos, vinculado ao Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ, membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR). É autor do comentário e tradução da obra Discurso da Reforma do Homem Interior, de Cornelius Jansenius (Ed. Filocalia, 2016) e dos seguintes livros: Do Reino Nefasto do Amor Próprio: a origem do mal em Blaise Pascal (Ed. Filocalia, 2018); A verdade é Insuportável: ensaios sobre a hipocrisia (Ed. Filocalia, 2019); Joaquim Nabuco: um abolicionista liberal do Brasil (É Realizações, 2021); Santo Agostinho: pensador da graça, de Antony Dupont (Organizador e tradutor, Ed. Filocalia, prelo).

Email: dreivm@hotmail.com
Instagram: @andreiventurinimartins