Foto mostra pessoas em cobrando prazo em torno de mulher com mãos na cabeça em sinal de cansaço.

Cansaço e experiência hiperconectada no capitalismo contemporâneo- Diálogos sobre cultura da velocidade e digitalização da vida

Extensão, Presencial

A proposta do curso é repensar a comunicação na cultura contemporânea e sua relação com a aceleração social do tempo, com esteio principal na obra do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han. O curso parte de um dos livros mais célebres de Han no Brasil, Sociedade do cansaço, e promove articulações com outros escritos do autor, como A expulsão do outro, Sociedade da transparência, Agonia do Eros e Favor fechar os olhos. A partir disso, o curso explora pontos de interface e diálogo com outros teóricos da comunicação e pensadores contemporâneos, para discutir a cultura da velocidade, a exaustão da subjetividade e o esgotamento do corpo - fatores que marcam a experiência individual e coletiva, em especial nas grandes cidades.

Diferenciais

Han é um pensador, filósofo e ensaísta que analisa fenômenos e tendências sociais contemporâneos, ligados ou não à cibercultura. O autor circula entre oriente e ocidente por conta de sua origem e de sua trajetória acadêmica, realizada na Alemanha. Sua obra trata de questões atravessadas pela necessidade de se repensar o humano hoje, com foco em aspectos como trabalho, convivência, poder, tempo, espaço, sociabilidade, violência, cultura e vida coletiva. A digitalização da vida desponta como um dos fatores centrais de rearranjo da condição humana abordada por Han. Ao longo das aulas, o diálogo com outros autores será realizado em três blocos temáticos:

(1) vida digitalizada e sociedade do cansaço;

(2) comunicação, cultura e sociedade da transparência;

(3) experiência, aceleração e expulsão do outro.

a) conhecer a obra de Byung-Chul Han;

b) explorar os conceitos de "sociedade do cansaço" e "sujeito do desempenho" propostos pelo autor, em diálogo com suas demais obras e com o pensamento de outros autores;

c) articular esquemas teóricos e conceitos a respeito da experiência individual e coletiva contemporânea, marcada pela aceleração da vida e pela hipercomunicação;

d) apresentar princípios e práticas de contraponto ao contexto social vigente, com foco na noção de cultura slow.

• Categoria: Extensão, Presencial

Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais das áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas (Ciência da Informação, Educação, Ciências da Saúde, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Psicologia e Economia) e do campo de recursos humanos e tecnologias.

• Duração: 30 horas
  • Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada

• INSCREVA-SEna lista de interesse
Foto da Professora Doutora Michelle Prazeres, mostra mulher branca, com óculos, sorrindo suavemente.

Profa. Dra. Michelle Prazeres

É jornalista, pesquisadora e educadora. Atua como consultora de bem-estar, saúde mental no trabalho e desenvolvimento profissional e organizacional. Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Doutora em Educação (FE-USP). Membra do CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, possui Pós-Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com foco nas relações entre comunicação, tecnologias e aceleração social do tempo.

É CEO do Instituto Desacelera e idealizadora da iniciativa DesaceleraSP, da Escola do Tempo e do Dia sem Pressa, o primeiro festival de cultura slow do Brasil. Mãe de duas crianças, Miguel e Francisco, é sócia da Ação Educativa e Vice-Presidenta da Cidade Escola Aprendiz.