Educação Continuada

Atendimento Psicoterapêutico em Grupo a Idosos

Aprimoramento
530 horas

Apresentação

Aspectos referentes ao envelhecimento humano, carecem de abordagem enfática nos currículos dos cursos de graduação. Há necessidade de capacitar profissionais para entender os limites e as peculiaridades decorrentes do processo de envelhecimento. Visamos instrumentalizá-los em relação aos pormenores emocionais presentes nas muitas mudanças que decorrem da alteração de papéis dentro e fora da família; aposentadoria; diversas perdas; diminuição de contatos sociais, etc. Desmistificar atitudes e pensamentos que persistem na transmissão de valores na sociedade referentes ao processo de envelhecimento é imprescindível. Para tanto, a vivência clínica propõe-se a dar referências que permitam a revisão de conhecimentos que reduzem o envelhecimento a um mero processo orgânico; à decadência; e a interpretação de problema em contraposição a ideia de etapa do desenvolvimento humano.


Objetivos

Este aprimoramento clínico institucional tem por objetivo que os profissionais desenvolvam e aprimorem a compreensão dos conflitos presentes no processo de envelhecimento e na velhice. Na prática com idosos, pretende-se capacitar para adesão desse público à psicoterapia, combatendo resistências. Os aprimorandos serão orientados para nas sessões ajudar pacientes a revisitar vivências passadas, pensar soluções para impasses presentes e projetar escolhas futuras, no sentido de preservar os sujeitos, quando o exercício de sua autonomia é ameaçado. Para aqueles que não estão prontos para a atividade em grupo, poderão ser acompanhados individualmente. A fundamentação teórica estará calcada nas atuais produções em psicogerontologia, calcadas na psicanálise e, primordialmente, nos conteúdos interdisciplinares tão necessários à compreensão das demandas específicas dos mais velhos. A monografia estará vinculada aos atendimentos clínicos prestados, observando as contribuições teóricas adotadas pelo psicoterapeuta.

 

Diferenciais do curso


Foi o primeiro do Brasil voltado para atendimento de idosos, em grupo.

A opção pelos atendimentos em grupo é justificada pelos seguintes aspectos:

  • acelera o resgate da condição de sujeito, pois retoma com cada um de seus membros questões pertinentes às especificidades da terceira fase da vida. Retira o idoso do convívio exclusivamente doméstico e familiar, convidando-o a falar sobre suas inquietudes. Quebra o ciclo de isolamento e permite um maior empoderamento (exercício de potência) na vida.
  • quando os membros se ajudam buscando soluções para os demais participantes, tornam-se cúmplices de um novo modo de viver o cotidiano proporcionando também vivências de afeto, identificação e pertencimento.
  • a identificação entre os membros catalisa o poder das intervenções.

Trata-se de estágio prático com supervisão e nesse sentido não há uma proposta de disciplina. No entanto, no percurso, a sistematização das leituras indicadas ajudará a fundamentar o trabalho

escrito final. Através dos atendimentos clínicos, o profissional é impulsionado a recorrer a bibliografia que dê sustentação teórica às intervenções junto ao segmento de 60 ou mais, em grupo.

Sobre o Curso
  • Categoria: Aprimoramento
  • Público-alvo:

    Psicólogos

  • Duração: 530 horas
  • Local: Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"
  • INSCREVA-SE

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização, EAD
Extensão, Curso Online
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo, EAD
Especialização
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização, EAD
Aprimoramento
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização
Especialização
Especialização, EAD
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC