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O setor portuário de Vila Velha e suas áreas de uso ferroviário e retroportuário em Cariacica são marcados pela pouca acessibilidade, ausência de condições urbanas em áreas densamente povoadas e intenso tráfego de cargas. São áreas de expansão da ocupação informal ou de reserva para localização de atividades produtivas. Antigos territórios industriais atualmente rearticulados pela logística e infra-estrutura de transportes de cargas do complexo portuário de Vitória.



A ocupação de áreas de proteção ambiental para uso portuário e retroportuário das grandes empresas e para habitação informal produz grande impacto urbano e ambiental. Espaços críticos atravessados por eixos de intenso fluxo de transporte de cargas, em meio à ocupação urbana de baixa renda e atividades de serviços de apoio. Muitos bairros cresceram através da ocupação das encostas dos morros, favelas e loteamentos em terrenos alagáveis e aterrados.



A dinâmica urbana de Cariacica é dada pelas áreas de infra-estrutura de armazenagem, movimentação de cargas e apoio às atividades portuárias. É um pólo de atividades de comércio e serviços retroportuários. A região é servida por um sistema intermodal de transporte de cargas interligado aos portos de Vitória, de Tubarão e, futuramente, de Ubu. Os vazios intersticiais podem ser rentabilizados pela expansão das atividades de logística em Cariacica, visando otimizar as operações de comércio exterior.


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