MG/ES


apresentaÇÃo
territÓrio
mapas
fotos
pesquisa
diagramas
textos
participantes
Atividades
Apoio
crÉditos
 
 
 
Propostas/
Projetos

 

Localizada em uma baía, Vitória possui uma área de 81km² e constitui-se de duas porções distintas: a Ilha de Vitória e a região continental do município. O espaço físico do município de Vitória está quase saturado. A ocupação é caracterizada pela predominância de alta densidade, com grande verticalização.



A dinâmica urbana recente provocou a expansão do centro. A área metropolitana sofreu o adensamento das áreas existentes e ocupação dos vazios urbanos. Surgiram subcentros em outros municípios, em áreas de concentração de comercio e serviços. A maior mobilidade e as articulações infra-estruturais redefiniram as relações funcionais, intensificando os aspectos complementares entres os vários municípios da região metropolitana.



Dada a limitação física do centro, buscou-se outras áreas de expansão, no nordeste de Vitória. O centro da cidade foi se especializando e adquirindo novas funções, mudando o seu papel em relação a dinâmica do município. Desde a década de 1970 a região apresenta sinais de esvaziamento, com a transferência de investimentos para a região norte da cidade, contribuindo para o abandono e a degradação dos espaços do centro.


arte/cidade