MG/ES

 


MG-ES propõe criar novos repertórios de análise e atuação para grandes territórios . Desenvolver técnicas e práticas operativas para as novas configurações resultantes de sistemas infraestruturais. Uma estratégia territorial que visa compreender o comportamento de configurações massivas e organizar programas em grande escala. Detectar os novos fenômenos urbanos e conectá-los com redes mais vastas e complexas.

Um mapeamento operativo da dinâmica e das intensidades de regiões globalizadas. Estabelecer princípios de negociação com múltiplos agentes em campos complexos em contínua transformação. Desenvolver novos parâmetros políticos, urbanísticos e artísticos para intervenções em grandes territórios.

Realizar projetos que sintetizem o repertório conceitual, técnico e operacional mais contemporâneo para situações dinâmicas e complexas. Intervenções que sejam catalizadoras de estratégias e procedimentos capazes de induzir e intensificar transformações. Propostas que potencializem a cooperação com a administração pública, empresas e comunidades, na região e no exterior.

O processo se inicia com dois tipos de atividades, complementares:

1) Realização novas abordagens do território, que resultem em conceitos, cartografias e imagens inovadoras, capazes de alterar a percepção que temos da região. Apresentação em exposições que divulguem amplamente o projeto.

Exemplos de abordagens artísticas:

Cassio Vasconcellos - fotos noturnas da CST, em Vitória.
Éder Santos - trecho de vídeo sobre região de siderurgia.

2) Um laboratório de projetos, a serem desenvolvidos desde já, em todo o território. Projetos conduzidos por equipes multi-disciplinares _ profissionais da administração pública e empresas, universidades e grupos de arquitetos e artistas, brasileiros e internacionais, convidados. Projetos que consolidem uma nova estratégia territorial, baseada em: apoio institucional; participação de empresas e associações de profissionais e comunitárias; combinação de formulação de políticas públicas, desenvolvimento e otimização da infra-estrutura, agregação de valor aos processos produtivos e fluxos, propostas urbanísticas e socio-culturais de reconfiguração territorial. Os primeiros projetos, em fase de articulação, serão sobre os sistemas portuário e ferroviário da região, relacionados aos impactos e potenciais do território.

O complexo portuÁrio - Projetos

Lançamento Março 2005
Laboratório de projetos e intervenções sobre o sistema portuário do ES. Apresentação em encontro organizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Cidade, em Vitória, reunindo instituições gestoras, empresas concessionárias, prefeituras, operadores logísticos e marítmos, trabalhadores portuários, universidades, arquitetos e criadores culturais. Os projetos de modernização dos portos, as áreas urbanas afetadas, novas propostas. Nova plataforma web.

 


apresentaÇÃo
territÓrio
mapas
fotos
pesquisa
diagramas
textos
participantes
Atividades
Apoio
crÉditos
 
 
 
Propostas/
Projetos

 

arte/cidade