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A segunda situação crítica em Belo Horizonte _ exemplificada na área limítrofe com o município de Sabará _ diz respeito à travessia da cidade por ferrovias com tráfego intenso de cargas. O traçado antigo dos ramais, com muitas curvas, forçam a redução da velocidade dos trens e há trechos em que a faixa de domínio é ocupada por moradias irregulares. Repetidos acidentes, com descarrilhamento das composições, ocorrem nesses pontos.



Aqui a relação local - global fica explícita, com suas contradições. A FCA, importante via de escoamento de minério e soja, liga a região Centro-Oeste com os portos de Sepetiba (RJ) e Santos (SP). Mas, neste trecho, a ferrovia atravessa uma área da periferia da cidade, densamente ocupada. A situação local _ o bairro de periferia e a vida da comunidade _ choca-se com o dispositivo logístico em grande escala.



Vários projetos de novas variantes ferroviárias estão sendo feitos, para eliminar esses estrangulamentos dos corredores de exportações. Eles vão deslocar os ramais para longe dos centros urbanos, provocando uma grande reestruturação territorial das cidades.



arte/cidade