MG/ES


apresentaÇÃo
territÓrio
mapas
fotos
pesquisa
diagramas
textos
participantes
Atividades
Apoio
crÉditos
 
 
 
Propostas/
Projetos

 

O mercado mundial de minério de ferro demanda hoje 537 milhões de toneladas. O Brasil é o maior produtor mundial e segundo maior exportador de minério de ferro, seguido da Austrália. O minério de ferro está entre os cinco principais produtos das exportações brasileiras.

O último ciclo de desenvolvimento industrial promoveu uma nova relação no mercado internacional de minério de ferro. Jazidas, antes distantes dos principais mercados consumidores, tornaram-se acessíveis pela construção de navios supergraneleiros. O maior volume de carga transportada por viagem permitiu uma redução nos custos dos transportes, inserindo o minério de ferro brasileiro no mercado internacional. A CVRD domina cerca de 33% do mercado transoceânico de minério de ferro.

O comércio global do aço entrou em nova etapa, determinada pela acelerada reestruturação industrial. 60% do comércio de aço ocorre no interior de regiões, o restante sendo inter-regional. O comércio do aço está se tornando cada vez mais estratégico e integrado, além de crescentemente dominado pela oferta e demanda da China.

A indústria siderúrgica brasileira tem papel importante, embora em declínio, nas exportações mundiais. A parte do Brasil nas exportações de aço reduziu-se devido ao crescimento do mercado doméstico. Mas a indústria siderúrgica brasileira tende a aumentar sua participação no mercado mundial, em função dos baixos custos e da maior demanda por semi-acabados.

arte/cidade