MG/ES


apresentaÇÃo
territÓrio
mapas
fotos
pesquisa
diagramas
textos
participantes
Atividades
Apoio
crÉditos
 
 
 
Propostas/
Projetos

 



A macro-região possui as duas maiores empresas produtoras de celulose branqueada do mundo. A produção total do pólo regional, que hoje se estende até o sul da Bahia, foi de 8 milhões/t de celulose e 7,6 milhões/t de papel em 2002. A área plantada é de 1,5 milhões de hectares. O Brasil é o sétimo produtor mundial de celulose, empregando cerca de 100 mil pessoas.



A Cenibra (em MG) é controlada pelo consórcio japonês JPB. Possui cerca de 155 mil hectares de terra para plantio e escoa sua produção através da EFVM. A empresa é uma grande proprietária de terras, distribuídas por 38 municípios da região. Nova frente de expansão industrial, a Cenibra faz surgir novas formas de urbanização na região, baseada no deslocamento de sua força de trabalho, condicionando a dinâmica espacial e demográfica de sua área de influência.



A Aracruz Celulose tem sua unidade fabril localizada a 65 km de Vitória (ES), junto ao porto de Barra do Riacho. As terras da Aracruz abrangem cerca de 16 municípios e mais de meio milhão de habitantes. A empresa está implantando um novo projeto de eucalipto, na Bahia. A Aracruz é um dos principais agentes de transformações na região. Suas estratégias de ocupação do território têm produzido novas configurações espaciais e infra-estruturais.


arte/cidade