MG/ES


apresentaÇÃo
territÓrio
mapas
fotos
pesquisa
diagramas
textos
participantes
Atividades
Apoio
crÉditos
 
 
 
Propostas/
Projetos

 

O petróleo tem papel importante na matriz energética brasileira, com 30% da produção de energia primária. O Brasil possuí reservas de 13 bilhões de barris de petróleo. A produção offshore de petróleo é fundamental, respondendo por 80% do total produzido no país, 1 milhão de barris diários provenientes de 74 plataformas fixas e 23 flutuantes. A Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, é a principal província petrolífera do país, produzindo mais de 80% do petróleo nacional.



A Petrobrás, empresa estatal, também realiza exploração e distribuição de petróleo e gás natural no Espírito Santo. Em novos campos recém descobertos foram encontradas grandes jazidas, localizadas a 84 km ao sul de Vitória, com reservas de 900 milhões de barris de petróleo. A atual produção de óleo é de 12 mil barris diários. Essa produção é escoada via oleoduto até o porto de Regência, em Linhares, de onde é embarcado para as refinarias.
As reservas de gás natural são de 13 bilhões de m3 e a produção é de 750 mil m3/dia, sendo que 300 mil utilizados nas usinas de pelotização da CVRD. A rede de gasodutos serve os municípios da Grande Vitória. O consumo é dominado pelo segmento siderúrgico (54%) e pelo de celulose (24%).



A Petrobrás está construindo ramais de gasoduto para o Vale do Aço (MG), onde estão situadas grandes siderúrgicas. O gasoduto, de 1.664 km, servirá a usinas da CVRD, em Ouro Preto, estendendo-se depois para abastecer as siderúrgicas Belgo-Mineira, Acesita e Usiminas.


arte/cidade