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O sistema portuário do Espírito Santo, constituído de uma cadeia de portos e terminais, responde por 30% do volume de cargas movimentadas pelos portos nacionais. São 6 portos, com 12 terminais. O Porto de Vitória é público, operado pela CODESA, e movimenta principalmente grãos. Tem 13 berços de atracação e 16.200 m2 de armazéns. O terminal de Vila Velha, operado pela CVRD, opera com contêineres e cargas gerais.



O Porto de Tubarão, operado pela CVRD, conta com piers para embarque de minério e terminais de contêineres, cargas em geral, granéis sólidos e grãos. Comporta embarcações de até 300 mil toneladas. A capacidade de embarque é de 80 milhões de t/ano. O Porto de Praia Mole é operado por diversas siderúrgicas.



O Porto de Ubu, a 60 km ao sul de Vitória, é um terminal privativo da Samarco, sob controle da CVRD. Possui dois berços de atracação e movimenta apenas minério de ferro e pellets. O Porto de Barra do Riacho tem um terminal especializado na movimentação de celulose, exportada pela Cenibra e pela Aracruz.



A integração ferroviária e logística tende a constituir um amplo complexo portuário. Os portos são radicalmente afetados em suas configurações e funções, modelando todo o espaço metropolitano e regional. A cadeia da mineração e siderurgia da região também é servida pelos portos de Sepetiba (RJ) e Santos (SP).


arte/cidade