MG/ES


apresentaÇÃo
territÓrio
mapas
fotos
pesquisa
diagramas
textos
participantes
Atividades
Apoio
crÉditos
 
 
 
Propostas/
Projetos

 




A macro-região MG/ES é um sistema infraestrutural dinâmico. A infraestrutura ferroviária e portuária de apoio ao setor de mínero-siderúrgico remodela o espaço de toda a região. Concentra atividades e população e ao mesmo tempo evacua áreas intermediárias e limítrofes. Conexões entre elementos espacialmente dispersos, sem continuidade e relação com o território em torno.



O dispositivo mina - ferrovia - porto é convertido numa rede logística mais complexa e abrangente. A questão, inicialmente, era: como transformar uma distância física (rota Brasil-Ásia) em distância econômica? Ou seja: comprimir o espaço. A logística revolucionou o transporte marítimo e o sistema portuário. Os impactos da nova equação se espalharam pela economia mundial, redefinindo a localização geográfica das novas siderúrgicas, atraídas para regiões costeiras.



A logística altera a natureza e a função da infraestrutura. Com a modernização dos transportes e comunicações, recentemente privatizados, é cada vez maior a autonomização dos segmentos da infraestrutura. Hoje cada empresa instala seus dispositivos de transporte ou usa serviços. Passa a ser intermodal. A competição entre os elementos faz com que cada mudança num dos componentes demande um ajuste de todo o dispositivo, rearticulando as operações.

arte/cidade