MG/ES


apresentaÇÃo
territÓrio
mapas
fotos
pesquisa
diagramas
textos
participantes
Atividades
Apoio
crÉditos
 
 
 
Propostas/
Projetos

 

O território é constituído por dois vetores _ dispositivos infra-estruturais que articulam as grandes cadeias produtivas e integram a macro-região a outros pólos industriais e com o mercado internacional. O eixo horizontal liga a área de mineração, o complexo siderúrgico e as industrias de celulose aos portos do ES. O vetor vertical articula os complexos de mineração e siderurgia aos portos do RJ e SP. Hoje esse eixo se estende até o centro-oeste, operando o escoamento da produção agrícola através de todo o dispostivo territorial.
As operações de mineração se deslocam na direção sul de Belo Horizonte, onde grandes minas convivem com condomínios residenciais e comerciais ambientalmente adequados, em contraste com o atrito das antigas áreas mineradas com as cidades. Mais ao sul, na região de Congonhas, desenha-se uma vasta área de operações logísticas, na intersecção de várias ferrovias. Ao leste, configuram-se importantes sistemas urbanos regionais
O Vale do Aço é uma região espacialmente determinada pelas grandes usinas siderúrgicas, que criaram suas bases urbanas, e por extensas áreas de plantio de eucalipto, antes voltadas para a produção de carvão. Com o abandono das antigas áreas de plantio, ocorre uma ocupação urbana desordenada. Já nas áreas de reflorestamento para celulose, as empresas promovem um urbanismo informal baseado em pequenos núcleos articulados por sistema de transporte.
A implantação de usinas de pelotização e siderurgia, projetos de reflorestamento e fábrica de celulose provocaria uma grande expansão da região de Vitória. O complexo portuário, formado por diferentes unidades especializadas, estende-se por mais de 100 km, articulado por ferrovias. A instalação de diversas empresas de logística transforma a área metropolitana numa plataforma de exportações.
Esse dispositivo territorial tem alcance global. As articulações corporativas _ através de investimento direto, controle acionário, intercâmbio intra-firmas ou vendas de insumos _ transformam a região numa plataforma de integração internacional da economia brasileira. A espacialização da siderurgia brasileira determina a conformação do território e sua inserção global.
O mapeamento de escalas locais, urbanas, coloca importantes questões. Como demarcar processos localizados que só ganham plena significação quando compreendidos em função do sistema territorial mais amplo em que estão inseridos? Em Itabira, o atrito das minas e lagoas de rejeitos com a cidade e a retificação do ramal ferroviário é constitutivo das antigas situações urbanas da mineração.
Grande parte das áreas urbanizáveis do município de Timóteo é de propriedade da siderúrgica Acesita, condicionando a expansão da cidade. A cidade se estende pelos fundos de vale. O abandono do plantio de eucalipto gerou áreas de erosão ambiental e ocupação informal. Também ocorrem ocupações nas áreas limítrofes do Parque do Rio Doce.

arte/cidade