Psicologia: Psicologia Clínica

Avaliação CAPES: Quadriênio 2013 - 2014 – 2015 - 2016 Conceito 4
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP tem como área de concentração a Psicologia Clínica (Tratamento e Prevenção), priorizando a produção do conhecimento referente à intervenção, prevenção e promoção de saúde de todo o tecido social, bem como contemplando a diversidade de posicionamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos da Psicologia Clínica.


Linhas de Pesquisa

Área de concentração: Psicologia Clínica
Área Básica: Tratamento e Prevenção

O Programa desenvolve três linhas de pesquisa que concentram projetos de pesquisas. As linhas de pesquisa vinculam-se aos Projetos e atividades didáticas dos professores que, por sua vez, agrupam-se em centros denominados Núcleos de Ensino e Pesquisa, entendidos como espaços de organização e conexão de professores, alunos e pesquisadores externos em áreas de conhecimento diferenciadas. Há seis Núcleos:

  • Configurações Contemporâneas da Psicologia Clínica
  • Estudos Junguianos
  • Família e Comunidade
  • Método Psicanalítico e Formações da Cultura
  • Psicossomática
  • Estudos da Subjetividade

1. Linha 1 - Fundamentos da Psicologia Clínica
Dedicada ao estudo dos pressupostos e componentes da psicologia clínica provenientes da filosofia (ontologia, epistemologia, metodologia) ou de outros campos científicos e culturais, bem como das estruturas básicas de suas teorias e procedimentos.
 

2. Linha 2 - Orientações Contemporâneas na Psicologia Clínica
Tem como objetivo estudar temas e questões centrais da psicologia clínica contemporânea, levando em consideração o pluralismo de paradigmas existentes.
 

3. Linha 3 - Contextos Histórico e Cultural da Psicologia Clínica
Aborda aspectos genealógicos do objeto da Psicologia Clínica, bem como os modos de interação desta disciplina com as diferentes áreas da cultura e da sociedade contemporâneas.