Educação nas Profissões da Saúde

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Apresentação 

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A medicina e as ciências da saúde tiveram grandes avanços a partir da metade do século XX, tendo como principal alicerce o desenvolvimento da ciência básica e sua incorporação nas práticas clínicas. Desde esta época, a interdisciplinaridade já era evidente, embora não tivesse as mesmas características e concepção dos dias atuais. No Brasil, a pós-graduação na área da saúde foi implantada na década de 1970 e, embora esteja primordialmente hospedada nas universidades, à semelhança do modelo americano, privilegia a pesquisa e a produção científicas em detrimento da pesquisa em educação. Entretanto, nos últimos anos, temos visto um questionamento deste modelo e o surgimento de movimentos em diversos países que procuram inovar e desenvolver a educação na área da saúde através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, problematização, ensino baseado na prática e pesquisa educacional. Foi neste contexto que surgiu o Programa de Estudos Pós-Graduados Educação nas Profissões da Saúde da PUC/SP, alocado no campus Sorocaba, onde estão a maioria dos cursos da graduação da área da saúde da Universidade. A oportunidade de criar um mestrado profissional interdisciplinar dirigido à educação nas profissões da saúde veio atender às necessidades regionais, permitindo também à PUC/SP avançar nesta área na educação formal e no desenvolvimento docente. A natureza do mestrado profissional favorece o desenvolvimento docente, pois a produção do conhecimento é parte indispensável do programa e o egresso recebe o mesmo grau que o mestre acadêmico. Ao mesmo tempo, a presença de um corpo discente que está em plena atividade profissional e interessado no desenvolvimento pessoal e de processos dentro do seu ambiente de trabalho complementa o binômio educação-trabalho. Um corpo docente multiprofissional e com experiência em diferentes áreas do conhecimento forma um colegiado de características interdisciplinares pronto a atender as necessidades do alunado e da comunidade. Neste sentido, os projetos de pesquisa do programa têm contexto social e comunitário abrangentes, dirigidos ao Sistema Único de Saúde, à rede pública e privada de educação fundamental e superior e às empresas às quais estão vinculados nossos alunos. Embora o programa tenha sido aprovado há pouco tempo (primeira turma em 2011), a produção de conhecimento e o resultado dos trabalhos de pesquisa tem sido animadores e de grande impacto na comunidade. 

Objetivos do curso / Perfil do profissional a ser formado

1. Capacitar profissionais para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando-os para atuar em atividades técnicas, científicas, pedagógicas e de inovação na área de saúde;

2. Formar profissionais qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos;

3. Formar profissionais capazes de incorporar continuamente os avanços da área, aplicando-os e solucionando problemas;

4. Desenvolver pesquisas na área abrangida pelo programa, estimulando a formação de núcleos dedicados à investigação de problemas locais, regionais e nacionais relacionados à educação e exercício profissional na área da saúde;

5. Desenvolver projetos de pesquisa e extensão como forma de contribuição cultural e social da PUCSP à sociedade, priorisando aqueles de maior interesse e alcance social, buscando superar o trabalho individual pelo interdisciplinar e incentivando a integração docente-aluno;

6. Conferir o título de MESTRE com validade nacional. 

 

Público Alvo

Profissionais graduados da área de saúde, ciências biológicas e afins.

 

Breve apresentação 

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A medicina e as ciências da saúde tiveram grandes avanços a partir da metade do século XX, tendo como principal alicerce o desenvolvimento da ciência básica e sua incorporação nas práticas clínicas. Desde esta época, a interdisciplinaridade já era evidente, embora não tivesse as mesmas características e concepção dos dias atuais. No Brasil, a pós-graduação na área da saúde foi implantada na década de 1970 e, embora esteja primordialmente hospedada nas universidades, à semelhança do modelo americano, privilegia a pesquisa e a produção científicas em detrimento da pesquisa em educação. Entretanto, nos últimos anos, temos visto um questionamento deste modelo e o surgimento de movimentos em diversos países que procuram inovar e desenvolver a educação na área da saúde através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, problematização, ensino baseado na prática e pesquisa educacional. Foi neste contexto que surgiu o Programa de Estudos Pós-Graduados Educação nas Profissões da Saúde da PUC/SP, alocado no campus Sorocaba...

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Linhas de pesquisa 
  • Educação em saúde, ambiente e qualidade de vida
  • Aprendizagem e avaliação na saúde
  • Educação permanente em saúde

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Duração 
1 ano e meio (mín.) / 2 anos e meio (máx.)
Campus 
Sorocaba
Situação 
Matrículas encerradas
História 

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Criado em 1951, o curso de medicina da atual Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (campus Sorocaba) da PUC-SP foi o primeiro curso de medicina do interior do Estado de São Paulo. No mesmo ano foi também criado o curso de enfermagem. Ambos compuseram um núcleo de formação profissional de onde saíram grandes expoentes na área da saúde brasileira.  Em 1997 a criação do curso de ciências biológicas veio atender uma necessidade local e somar conhecimento à área. A pós-graduação lato senso existe no campus Sorocaba desde 1982, através dos programas de residência médica em todas as áreas básicas e nas diferentes especialidades médicas. O programa de mestrado profissional "Educação nas Profissões da Saúde" veio atender uma demanda regional e estabelecer um novo degrau na formação de profissionais de saúde pela PUC-SP.

Corpo Docente 

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  •  

    Nome: Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    E-mail: aldalu@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Tecnologias em educação e formação de educadores

    Resumo do currículo: Graduação: Pedagogia, maior titulação doutorado - Área de atução: História da educação. Experiência em planajamento e avaliação em educação e educação a distância.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Profa. Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues

    E-mail: cisaad@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: medicina – maior titulação: doutorado – Área de atuação: Nefrologia. Experiência em hipertensão arterial, bioética, gestão acadêmica e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Profa. Dra. Eliana Ap. de Rezende Duek

    E-mail: eliduek@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Química, maior titulação doutorado - Área de atução: Biomateriais e materias biocompatíveis. Experiência em biologia molecular, morfologia e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Prof. Dr. Fernando Antonio de Almeida

    E-mail: faalmeida@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Medicina, maior titulação pós-doutorado - Área de atução: Nefrologia. Experiência em hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2, doença renal crônica e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Profa. Dra. Gisele Regina de Azevedo

    E-mail: grazevedo@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Enfermagem, maior titulação doutorado - Área de atução: Enfermagem médico-cirúrgica. Experiência em incontinência urinária, cuidados com feridas e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Prof. Dr. José Eduardo Martinez

    E-mail: jemartinez@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Medicina, maior titulação doutorado - Área de atução: Reumatologia. Experiência em fibromialgia, dor, lupus eritematoso sistêmico e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Profa. Dra. Leni Boghossian Lanza

    E-mail: lblanza@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Processos psicosociais na formação de professores

    Resumo do currículo: Graduação: Enfermagem, maior titulação doutorado - Área de atução: Enfermagem em saúde pública. Experiência em gerência de enfermagem, programa de saúde da família e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Profa. Dra. Lucia Rondelo Duarte

    E-mail: lrduarte@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Enfermagem, maior titulação doutorado - Área de atução: Enfermagem em saúde publica. Experiência em capacitação no programa de saúde da família e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto

    E-mail: lfsampaio@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Medicina, maior titulação doutorado - Área de atução: ginecologia e obstetrícia. Experiência em saúde materno-infantil, programa de saúde da mulher, gestão em saúde e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Profa. Dra. Maria Cristina Sanches Amorin

    E-mail: cris.amorim@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Economia, maior titulação doutorado - Área de atução: Economia e Ciências sociais. Experiência em regulação econômica e estratégias empresariais, gestão em saúde e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Profa. Dra. Maria Helena Senger

    E-mail: mhsenger@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Medicina, maior titulação doutorado - Área de atução: endocrinologia. Experiência em diabetes mellitus, gestão acadêmcia, programa de saúde da família e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Prof. Dr. Mario Luís Ribeiro Cesaretti

    E-mail: mcesaretti@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Ciências Biológicas modalidade Médica, maior titulação doutorado - Área de atução: Farmacologia. Experiência em fisiopatologia da hipertensão arterial, farmacologia, obesidade e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Profa. Dra. Raquel Aparecida de Oliveira

    E-mail: roliveira@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Enfermagem, maior titulação doutorado - Área de atução: Enfermagem em saúde pública. Experiência em programa de saúde da família e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Profa. Dra. Suzana Guimarães Moraes

    E-mail: sgmoraes@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Ciências Biológicas, maior titulação doutorado - Área de atução: Embriologia e Morfologia. Experiência em embriologia, modelos morfológicos para educação em saúde.

     

    curriculum lattes

 

 

 

Corpo Docente Colaborador

 

 

  •  

    Nome: Prof. Dr. Flávio Morgado

    E-mail: fmorgado@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Matemática, maior titulação – doutorado em comunicação e semiótica – Área de atuação: Administração, com ênfase em Processos Organizacionais. Experiência em desenho organizacional, gestão do conhecimento, empreendedorismo e sistemas de suporte à decisão.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Prof. Dr. Marcelo Gil Cliquet

    E-mail: mcliquet@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Medicina, maior titulação doutorado - Área de atução: Hematologia. Experiência em hematologia e hemoterapia, gestão acadêmica e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Prof. Dr. Marcos Vinicius da Silva

    E-mail: mvsilva@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Medicina, maior titulação doutorado - Área de atução: Doenças infecciosas e parasitárias. Experiência em doenças infecto-contagiosas, vigilância epidemiológica e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Profa. Dra. Mércia Tancredo Toledo

    E-mail: mttoledo@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Ciências Biológicas, maior titulação doutorado - Área de atução: Fisiologia de órgãos e sistemas. Experiência em fisiologia e fisiopatologia e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Prof. Dr. Neil Ferreira Novo

    E-mail: nfnovo@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Odontologia, maior titulação doutorado - Área de atução: Bioestatística. Experiência em bioestatística, saúde coletiva, saúde materno-infantil e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Prof. Dr. Paulo Renato Canineu

    E-mail: pcanineu@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Medicina, maior titulação doutorado - Área de atução: Geriatria e gerontologia. Experiência em cuidados com o idoso e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Prof. Dr. Ronaldo D'Ávila

    E-mail: rdavila@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: -

    Resumo do currículo: Graduação: Medicina, maior titulação doutorado - Área de atução: Nefrologia. Experiência em doença renal crônica e educação em saúde.

     

    curriculum lattes

 

Corpo Discente 

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2013  

2º Semestre/2013

  •  

    Nome: Adriana Silvério Boganha
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Mário Luis Ribeiro Cesaretti

  •  

    Nome: Arlete Antoniassi
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Paulo Renato Canineu

  •  

    Nome: Carla Silveira Pires de Almeida
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Mércia Tancredo Toledo

  •  

    Nome: Carlos Alberto de Oliveira
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Maria Helena Senger

  •  

    Nome: Cláudia Cristina Castro de Andrade
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Lúcia Rondelo Duarte

  •  

    Nome: Deborah Grohmann Tondo Haro
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Gisele Regina de Azevedo

  •  

    Nome: Gisélia Maria Cabral de Oliveira
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Raquel Aparecida de Oliveira

  •  

    Nome: Helena Ferreira Solla
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Lúcia Rondelo Duarte

  •  

    Nome: Juliana Abeche Fermozelli
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Mário Luis Ribeiro Cesaretti

  •  

    Nome: Lis Marina Lopes Lazzarini
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Maria Helena Senger

  •  

    Nome: Paulo Roberto Marcio Batista
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Suzana Guimarães Moraes

  •  

    Nome: Sonia Teresinha Narcizo
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto

  •  

    Nome: Tatchia Puertas Garcia Poles
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Fernando Antonio de Almeida

1º Semestre/2013

  •  

    Nome: Bernardo de Miranda Schubsky
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Ronaldo D'Ávila

  •  

    Nome: Camilla Palazzo
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Mário Luis Ribeiro Cesaretti

  •  

    Nome: Débora Schimming Rodrigues da Silva
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dra. Lúcia Rondelo Duarte

  •  

    Nome: Gisele Aparecida Mendes Rolim
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dra. Lúcia Rondelo Duarte

  •  

    Nome: Hélio Marconi Gerth
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Paulo Renato Canineu

  •  

    Nome: Ingrid Verônica Pinto Barreiros
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. José Eduardo Martinez

  •  

    Nome: Karin Cristina de Camargo Oliveira
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Suzana Guimarães Moraes

  •  

    Nome: Luis Carlos Mendes de Brito
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Paulo Renato Canineu

  •  

    Nome: Luis Severino Machado
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto

  •  

    Nome: Marina Cid Gomes Castanho
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Maria Helena Senger

  •  

    Nome: Maysa Rosiclecia Sousa Soares
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues

  •  

    Nome: Nathalie Emanuelle Pigoretti Lousan
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Leni Boghossiam Lanza

  •  

    Nome: Paola Renata Brandão Canineu Bizar
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues

  •  

    Nome: Rossano Cossul Gomes
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Paulo Renato Canineu

  •  

    Nome: Thais Martins Carneiro Sangiorgi
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Mário Luis Ribeiro Cesaretti

2012  

2º Semestre - 2012

  •  

    Nome: Alessandra Teixeira Miranda Araujo
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Maria Helena Senger

  •  

    Nome: Bruno Nogueira Bonilha
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto

  •  

    Nome: Frederico Augusto Pinho Rocha
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. José Eduardo Martinez

  •  

    Nome: Josiane Rowe de Almeida Rocha
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Raquel Aparecida de Oliveira

  •  

    Nome: Marcia Braga Cliquet
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues

  •  

    Nome: Raquel de Fátima Cavalheiro Hashimoto
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: prof. Dr. Ronaldo D'Ávila

  •  

    Nome: Tatiana Damasceno Grincevicius
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Suzana Guimarães Moraes

  •  

    Nome: Wendel Tadeu da Silva
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Mércia Tancredo Toledo

1º Semestre - 2012

  •  

    Nome: Adriana Ayres de Oliveira França
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Raquel Aparecida de Oliveira

  •  

    Nome: Aline Fernanda Negri
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Gisele Regina de Azevedo

  •  

    Nome: Anna Paula Martinez
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Gisele Regina de Azevedo

  •  

    Nome: Camila Araujo da Silva
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Leni Boghossiam Lanza

  •  

    Nome: Cassia Marinho Moraes Almeida
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Raquel Aparecida de Oliveira

  •  

    Nome: Divano Paust de Oliveira
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto

  •  

    Nome: Fátima Amorim Avila
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Raquel Aparecida de Oliveira

  •  

    Nome: Felipe de Oliveira Teixeira
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Ronaldo D'Ávila

  •  

    Nome: Irineu Cesar Panzeri Contini
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Raquel Aparecida de Oliveira

  •  

    Nome: Janaina Daniel Ouchi
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Leni Boghossiam Lanza

  •  

    Nome: Jéssica Daniela Pacheco Flumignan Camis
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto

  •  

    Nome: José Manoel Amadio Guerrero
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Fernando Antonio de Almeida

  •  

    Nome: Júlia Carolina de Mattos Cerioni Silva
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Leni Boghossiam Lanza

  •  

    Nome: Lucas Bondezan Alvares
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto

  •  

    Nome: Luiz Kleber Marconi Luz
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Gisele Regina de Azevedo

  •  

    Nome: Monica Oliveira Bernardo
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Fernando Antonio de Almeida

  •  

    Nome: Rosemeire Rodrigues Garcia
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Marcos Vinicius da Silva

  •  

    Nome: Thatira Postali Jacinto
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Mário Luis Ribeiro Cesaretti

  •  

    Nome: Thiago dos Reis Hoffmann
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Fernando Antonio de Almeida

  •  

    Nome: Virna Maria Guevara
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Maria Helena Senger

  •  

    Nome: Walter Anibal Filho
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Suzana Guimarães Moraes

2011  

2º Semestre - 2011

  •  

    Nome: Ana Paula Bertin
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Lúcia Rondelo Duarte

  •  

    Nome: Andressa Soares de Camargo das Neves
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Gisele Regina de Azevedo

  •  

    Nome: Carolina Barbosa Ribeiro
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Mércia Tancredo Toledo

  •  

    Nome: Marcelo Marques Ferreira
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues

  •  

    Nome: Maria Celeste Gonçalves Campos
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Maria Helena Senger

  •  

    Nome: Maurício Miguel Baena Lopes
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Marcelo Gil Cliquet

  •  

    Nome: Silvania Carnielli
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Leni Boghossiam Lanza

  •  

    Nome: Telma Raquel de Andrade Amaral
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Raquel Aparecida de Oliveira

1º Semestre - 2011

  •  

    Nome: Adilson Peron
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Fernando Antonio de Almeida

  •  

    Nome: Adriano Chiereghin
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. José Eduardo Martinez

  •  

    Nome: Amanda de Oliveira Silva
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Leni Boghossiam Lanza

  •  

    Nome: Amanda Martins Poldi da Silva
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Maria Helena Senger

  •  

    Nome: Andréia Lima Matos Dal Boni
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. José Eduardo Martinez

  •  

    Nome: Celiza de Fátima Madia Goularte
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto

  •  

    Nome: Cibele Cristina de Oliveira
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Leni Boghossiam Lanza

  •  

    Nome: Fabiana Peixoto Giacon
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto

  •  

    Nome: Fábio Abdalla Segamarchi
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Suzana Guimarães Moraes

  •  

    Nome: Irma Claudia Saboya Ribeiro
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Gisele Regina de Azevedo

  •  

    Nome: Juliane Casas
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Ronaldo D'Ávila

  •  

    Nome: Ketilin Modesto Fontes
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. José Eduardo Martinez

  •  

    Nome: Luciana Canabarro Andrade
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Prof. Dr. Fernando Antonio de Almeida

  •  

    Nome: Marilia Deltreggia Benites
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Lúcia Rondelo Duarte

  •  

    Nome: Marion Vecina Arcuri Vecina
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Suzana Guimarães Moraes

  •  

    Nome: Rodrigo Zukauskas dos Santos
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Raquel Aparecida de Oliveira

  •  

    Nome: Simone Bueno de Oliveira Carvalho
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Lúcia Rondelo Duarte

  •  

    Nome: Valter Yasushi Honji
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Profa. Dra. Gisele Regina de Azevedo

Para acessar todas as Dissertações e Teses defendidas, clique aqui

Áreas de concentração e linhas de pesquisa 

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Área de Concentração

Desenvolvimento profissional e integração qualificada universidade e serviços para a educação nas profissões da saúde

Linhas de Pesquisa

  •  

    Educação em saúde, ambiente e qualidade de vida

    Sensibilização e capacitação para práticas que contemplem a avaliação de ações e a implementação de medidas de proteção individuais, ambientais e de saúde e seu impacto na qualidade de vida da população com ênfase nas doenças crônicas degenerativas.

  •  

    Qualificação da Integração universidade-serviços nas ações e programas em saúde

    Ações integradas de práticas inovadoras e avaliação dos projetos e programas próprios do Sistema Único de Saúde (SUS) com a participação de docentes, alunos de graduação, médicos residentes e profissionais da área da saúde em atividade na rede própria do SUS.

  •  

    Aprendizagem e avaliação na saúde

    Ações avaliadoras do ensino e aprendizagem nas profissões de saúde através de metodologias sistematizadas com ênfase nas atitudes e práticas cotidianas no trabalho.

  •  

    Educação permanente em saúde

    Desenvolvimento, prática e familiarização com metodologias ativas de educação e educação a distância que permitam maior autonomia e capacidade de desenvolvimento profissional continuado e progressivo.

Mestrado 

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Regulamento do Programa Educação nas Profissões da Saúde
Acesse aqui

Disciplinas 

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Estrutura Curricular

  • 4 disciplinas obrigatórias semestrais - 3 créditos cada
  • 2 disciplinas eletivas semestrais - 3 créditos cada
  • Trabalhos complementares - 6 créditos
  • Trabalho de conclusão de curso (tese, revisão, software, etc) – 6 créditos
  • Total de créditos necessários para conclusão – 30 créditos

Disciplinas Obrigatórias e Professores Responsáveis

  • Bioética (3 créditos)
    Profa. Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues
     
  • Gestão em saúde (3 créditos)
    Prof. Dr. Flávio Morgado
     
  • Metodologia da investigação científica e educação em saúde (3 créditos)
    Profa. Dra. Maria Helena Senger
     
  • Política, trabalho, educação e saúde (3 créditos)
    Profa. Dra. Raquel Aparecida de Oliveira

 

Disciplinas Eletivas e Professores Responsáveis

 

  • Educação a distância nas profissões de saúde
    Profa. Dra. Alda Luiza Carlini
     
  • Vigilância Epidemiológica: enfoque multi e interprofissional
    Prof. Dr. Marcos Vinícius da Silva
     
  • Qualidade de vida como determinante da saúde
    Prof. Dr. José Eduardo Martinez
  • Educação para saúde ambiental
    Profa. Dra. Eliana Aparecida de Rezende Duek
     
  • Uso racional dos medicamentos da rede de atenção básica
    Prof. Dr. Mario Luiz Ribeiro Cesaretti
     
  • Educação para o uso racional de hemocomponentes
    Prof. Dr. Marcelo Gil Cliquet
     
  • Metodologias ativas de aprendizagem
    Profa. Dra. Lúcia Rondelo Duarte
     
  • Processos de ensino-aprendizagem e sua avaliação
    Profa. Dra Gisele Regina de Azevedo
     
  • Abordagem ao paciente diabético/hipertenso na atenção básica
    Prof. Dr. Fernando Antonio de Almeida
     
  • Aspectos do envelhecimento para as profissões da saúde
    Prof. Dr. Paulo Renato Canineu
     
  • Tecnologias para educação na saúde
    Profa. Dra. Suzana Guimarães Moraes
     
  • Programa de atenção integral à saúde da mulher
    Prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto



Sistema de Créditos:

 

  • Cada disciplina cursada corresponde a 3 créditos
  • Serão cursadas 4 disciplinas obrigatórias e 2 eletivas (18 créditos)
  • Trabalho de conclusão de curso (tese, software, etc): 6 créditos
  • Trabalhos complementares (artigos publicados, congressos, etc): 6 créditos
  • Total: 30 créditos
Doutorado 

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Em breve.

Grupos de pesquisa certificados pelo CNPq 

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  • Grupo de Biomateriais

     

    Professor responsável: Eliana Aparecida de Rezende Duek

    Descrição: As principais repercussões da pesquisa em Biomateriais são suas aplicações como dispositivos nas áreas médica e odontológica, envolvendo o estudo de polímeros biorreabsorvíveis e biocompatíveis, que degradam por hidrólise e podem ser aplicados em dispositivos temporários. Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo são dirigidos à obtenção, caracterização e estudo in vitro e in vivo desses materiais. Os dispositivos na forma de placas, pinos e parafusos podem ser aplicados em ortopedia ou cirurgia buco-maxilo facial. Membranas podem ser aplicadas como suporte para cultura de células, para regeneração de tecidos, como proteção para queimaduras, regeneração guiada de tecidos, como tubos para regeneração de nervos e como micro esferas para liberação controlada de fármacos.

    Pagina do grupo

  • Síndrome Metabólica e suas Complicações

     

    Professor responsável: Fernando Antonio de Almeida

    Descrição: A síndrome metabólica foi definida como a associação de hipertensão arterial, obesidade, resistência insulínica (ou diabetes mellitus) e dislipidemia. Esta associação de riscos decorre de fatores familiares, individuais e de estilo de vida e são as principais responsáveis pela alta morbidade e mortalidade cardiovascular e renal em seus portadores. Seu controle só é possível pelo conhecimento das características epidemiológicas da população em que se atua, das manifestações clínicas e das complicações tardias, o grande ônus da doença. O trabalho e a pesquisa estende-se por diferentes áreas da saúde desde estudos epidemiológicos regionais até a humanização do ambiente hospitalar, sempre com a atenção dirigida à educação em saúde.

    Pagina do grupo

  • Qualidade de Vida

     

    Professor responsável: Gisele Regina de Azevedo

    Descrição: Avaliar o impacto das doenças na qualidade de vida dos indivíduos. Desenvolvimento, tradução, adaptação cultural e validação de instrumentos que avaliem as condições de saúde e a qualidade de vida das pessoas, bem como o aparecimento de sintomas. Condução de estudos de prevalência e incidência de doenças nas populações.

    Pagina do grupo

  • Dor Crônica

     

    Professor responsável: José Eduardo Martinez

    Descrição: Gerar produção bibliográfica e técnica na área da dor crônica em especial nos seguintes aspectos: etiologia, apresentação clínica, acompanhamento clínico, impacto na qualidade de vida e tratamento. Criar e/ou validar instrumentos de avaliação de dor crônica.

    Pagina do grupo

  • Cuidar-Gerenciar em Enfermagem

     

    Professor responsável: Lúcia Rondelo Duarte

    Descrição: Produção de conhecimentos nos diferentes contextos do cuidar e gerenciar em enfermagem, dialogando com as dimensões sociais, culturais, biológicas, ambientais inerentes ao processo de educar-cuidar-gerenciar em saúde-enfermagem. O trabalho desenvolvido propicia a compreensão e qualificação das práticas de enfermagem nos contextos do cuidar e nos processos de trabalho em saúde bem como o embasamento metodológico da assistência de enfermagem nos âmbitos individual, familiar e coletivo.

    Pagina do grupo

  • Hematologia e Hemoterapia

     

    Professor responsável: Marcelo Gil Cliquet

    Descrição: O grupo conta com membros que atuam nas diversas áreas da Hematologia e Hemoterapia incluindo a Oncohematologia Pediátrica. As áreas de atuação, incluindo ensino, pesquisa e assistência são as doenças Oncohematológicas, Anemias, Distúrbios da Hemostasia, Tromboses e Anticoagulação e Hemoterapia/ Medicina Transfusional. Conta com estrutura de enfermaria, ambulatórios, laboratório, Centro de Hemofilia e Banco de Sangue, que tem propiciado produção científica importante e em constante evolução. Coordena a recém criada Liga de Hematologia da FCMS-PUC/SP.

    Pagina do grupo

Centros e Núcleos 

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Em breve.

Pesquisas dos Docentes 

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  • Projeto: Músicos do Elo na Hemodiálise: um Ponto de Partida para a Formação de Músicos e a Prática Interdisciplinar Orientada à Humanização do Ambiente Hospitalar

    Descrição: A proposta de trabalho dos Músicos do Elo em ambientes hospitalares, por ser uma experiência exitosa em vários serviços de geriatria, de cuidados paliativos, de pediatria, na Europa, foi testada em um projeto piloto com pacientes em hemodiálise, seus familiares e equipe de saúde do centro. Observamos que esta ação humanizadora no ambiente da hemodiálise resultou em melhora das condições psicológicas, da percepção de saúde e da qualidade de vida dos pacientes. Os Músicos do Elo são profissionais experientes que recebem formação teórica e prática por um ano. O Prof. Victor Flusser criou o primeiro diploma universitário de músicos intervenientes na Europa, na Universidade de Estrasburgo. Com a sua colaboração, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - PUC/SP, campus de Sorocaba, poderá oferecer o primeiro curso de formação de Músicos do Elo no Brasil, um trabalho pioneiro de prática interdisciplinar de profissionais da cultura e da saúde em projetos de humanização hospitalar. Assim, o objetivo central do projeto será formar profissionais (Músicos do Elo) que possam intervir no processo de humanização dos centros de hemodiálise e de outras áreas de cuidados hospitalares, difundindo este trabalho na região. O registro cinematográfico será fundamental para a divulgação do trabalho em congressos nacionais e internacionais da especialidade e encontros multidisciplinares, multiplicando os resultados.

    Integrantes: Fernando Antonio de Almeida - Coordenador; Thiago dos Reis Hoffmann - Discente (Psicólogo); Victor Flusser - Univ. Estrasburgo; Wilson Brisola Fabro - Músico; Leilianne Teixeira Camargo - Música; Luiz Fernando Santoro - ECA-USP.

    Financiador Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • Projeto: Implantação do Protocolo de Atendimento Médico para o Tratamento da Hipertensão Arterial e do Diabetes Mellitus na Atenção Primária em Saúde de Sorocaba: O Desafio de Compatibilizar o Conhecimento Científico com a Prática.

    Descrição: Propor um processo de implantação do protocolo atualizado para o tratamento da hipertensão arterial e diabetes mellitus para os profissionais médicos da rede de atenção básica de Sorocaba dando preferência às metodologias ativas de ensino-aprendizagem de forma a dar autonomia ao profissional na busca de novos conhecimentos e que procure assegurar que o protocolo seja uma referência sempre viva na rede de atenção básica. Objetivos específicos 1- Conhecer o processo de implantação dos protocolos vigentes para o tratamento da hipertensão arterial e diabetes mellitus e as dificuldades atuais na aplicação dos mesmos; 2- Fazer adaptações no protocolo proposto (atualizado) junto aos setores responsáveis da PUC/SP e da Prefeitura frente às dificuldades levantadas pelos médicos; 3- Propor um processo de implantação inovador que procure corrigir, se existirem, possíveis falhas do processo anterior, com a finalidade de ser mais efetivo. 4- Estimular que no processo de capacitação os médicos apropriem-se dos protocolos garantindo sua aplicação e renovação quando necessário.

    Integrantes: Fernando Antonio de Almeida - Coordenador; José Manoel Amadio Guerreiro - Discente (médico)

  • Projeto: Conhecimentos e Percepções do Jovem Estudante do Ensino Médio Sobre a Hipertensão Arterial e suas Consequências

    Descrição: A hipertensão arterial é uma das doenças mais prevalentes no adulto e inicia-se na adolescência onde está fortemente associada à hereditariedade e ao sobrepeso/obesidade. Suas conseqüências tardias são catastróficas, constituindo um dos mais importantes problemas de saúde pública. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar o conhecimento e as percepções que o jovem estudante do ensino médio tem sobre a hipertensão arterial e suas complicações futuras e, a partir desses dados, construir ferramentas educativas capazes de despertar nos adolescentes ações que promovam a prevenção da doença diminuindo o risco cardiovascular futuro.

    Integrantes: Fernando Antonio de Almeida - Coordenador / Luciana Canabarro - Discente (bióloga).

  • Projeto: Redução da Dose de Radiação Aplicada a Crianças que Realizaram Tomografia Computadorizada como Forma de Prevenção de Complicações Associadas à Radiação e de Educação Continuada com Profissionais de Saúde.

    Descrição: A dose de radiação que os pacientes são submetidos tem sido motivo de discussão em vários países. A utilização dos métodos radiológicos diagnósticos têm aumentado muito e, apesar de não haver fortes evidências de que a exposição à radiação desta natureza causa câncer, há estudos mostrando que existe risco de aumento destes índices, mesmo em baixa dose, principalmente em crianças. No serviço de urgência e emergência do Hospital da Unimed de Sorocaba são realizadas em crianças, em média, trinta exames de tomografia computadorizada (TC) por mês. O objetivo será redução de 30% da dose exposta sem comprometimento do diagnóstico. Avaliaremos um grupos de crianças atendidos na urgência antes a após a redução da dose de radiação segundo os critérios do Colégio Americano de Radiologia (Alliance for Radiation Safety in Pediatric Imaging 2007). Um grupo de pediatras e de radiologistas avaliará as imagens das TC com e sem redução da radiação e opinarão sobre a qualidade do diagnóstico e definição da conduta médica resultante. Após a análise comunicaremos os resultados aos profissionais envolvidos no sentido de promover educação continuada.

    Integrantes: Fernando Antonio de Almeida - Coordenador; Mônica Oliveira Bernardo - Discente (médica)

  • Projeto: Causas da recusa da colecistectomia em pacientes portadores de colelitíase

    Descrição: Alguns pacientes portadores de colelitíase recusam-se a serem submetidos à colecistectomia por diferentes motivos. O objetivo deste projeto e avaliar o grau de conhecimento do indivíduos portadores de colelitíase das possíveis complicações da doença e entender a razão de alguns não aceitarem o tratamento cirúrgico, único eficaz. a partir destes dados iremos construir instrumentos educacionais para os pacientes e familiares com a doença no sentido de tranquilizá-los e educá-los sobre a doença, suas complicações e segurança do tratamento eletivo.

    Integrantes: Fernando Antonio de Almeida - Coordenador; Adilson Peron - Discente (médico).

  • Projeto: Desafios do cuidado pré-natal: educação em saúde e a construção da autonomia do sujeito.

    Descrição: Levando em consideração as relações em que os sujeitos, mulher e profissionais da saúde identificam as necessidades e alternativas para alcançar o bem-estar na gestação, parto e puerpério, o presente estudo pretende analisar a autonomia do sujeito/gestante e como os profissionais da saúde contribuem para essa autonomia.

    Integrantes: Lúcia Rondelo Duarte - Coordenadora / Ana Paula Bertin - Discente (enfermeira).

  • Projeto: Aspectos fisioterápicos em pacientes obesos com e sem reganho de peso após dois ou mais anos da gastroplastia redutora.

    Descrição: -

    Integrantes: Maria Helena Senger - Coordenadora; Marina Cid Gomes Castanho - Discente.

  • Projeto: Aspectos psicossociais relacionados à manutenção e ao reganho de peso após dois ou mais anos da Gastroplastia Redutora.

    Descrição: -

    Integrantes: Maria Helena Senger - Coordenadora; Lis Marina Lopes Lazzarini - Discente (psicóloga).

  • Projeto: Avaliação dos motivos de referenciamento ao ambulatório de Cardiologia Pediátrica da Policlínica Municipal de Sorocaba pela atenção primária: criação de proposta de interação educacional em serviço.

    Descrição: -

    Integrantes: Maria Helena Senger - Coordenadora; Virna Maria Guevara - Discente (médica).

  • Projeto: Projeto interdisciplinar de educação alimentar e nutricional para o ensino fundamental

    Descrição: Analisar a influência da interdisciplinaridade das atividades pedagógicas especiais relacionadas à Educação Alimentar e Nutricional na matriz do ensino fundamental de uma escola privada em Cotia.

    Integrantes: Maria Helena Senger - Coordenadora / Alessandra Teixeira Miranda de Araújo - Discente (nutricionista).

  • Projeto: Avaliação do internato médico em uma unidade de pronto atendimento, sob a perspectiva dos alunos, para proposição de modelo curricular em urgências clínicas no nível secundário.

    Descrição: Objetivos do estudo: a) Avaliar o estágio de Urgências e Emergências Clínicas do 6º ano, realizado na UPH da Zona Oeste, sob a perspectiva dos alunos internos. b) Redesenhar uma proposta de ensino-aprendizagem de urgência e emergência, especificamente para o nível secundário, embasado na literatura e na avaliação dos alunos, sem perder de vista o disposto no atual projeto pedagógico do curso de Medicina da FCMS e na Política Nacional de Atenção às Urgências. Trata-se de estudo exploratório, descritivo e com abordagem quantitativa. Participarão do estudo 100 alunos do internato do sexto ano da FCMS do período letivo de 2011 e 2012. Os alunos recém-egressos serão contatados para solicitação de participação. O instrumento de avaliação do estágio será composto por um questionário semi-estruturado e auto-aplicável, acompanhado do termo de consentimento livre e esclarecido em que se pede a autorização para a realização da pesquisa. As respostas apresentadas como categorias em escala Likert serão analisadas em sua frequência. As respostas às perguntas abertas serão submetidas a uma categorização e classificação, com a finalidade de modelar uma proposta para melhor sistematizar o processo de ensino-aprendizagem das urgências e emergências no cenário secundário de atenção à saúde.

    Integrantes: Maria Helena Senger - Coordenadora; Maria Celeste Gonçalves Campos - Discente (médica).

  • Projeto: Aspectos de Educação Médica Associados às Ciências Fisiológicas

    Descrição: Este projeto está vinculado ao Programa de Estudos Pós Graduandos em Educação para os profissionais de Saúde da PUC-SP. Atualmente, a linha de pesquisa está associado a capacitação de profissionais de saúde na área farmacológica, bem como estratégias tecnológicas de aprendizagem e avaliação.

    Integrantes: Mario Luis Ribeiro Cesaretti - Coordenador; Thatira Postali Jacinto - Discente (enfermeira).

  • Projeto: A adesão dos Profissionais de Saúde frente às Atividades de Educação Permanente em uma Unidade de Pronto Atendimento.

    Descrição: Problema: Baixa participação dos profissionais à participação das atividades de Educação Permanente. Objetivos Gerais: 1 - Explicar a importância e descrever os benefícios de Educação Permanente aos profissionais de saúde da Unidade. 2 - Identificar as causas da baixa participação dos profissionais de saúde na unidade. Objetivo específico: Quantificar os profissionais quanto à participação das atividades de Educação Permanente.

    Integrantes: Raquel Aparecida de Oliveira - Coordenadora; Gisélia Maria Cabral - Discente (enfermeira)

  • Projeto: Análise do treinamento admissional de uma instituição de saúde na percepção da equipe de enfermagem

    Descrição: -

    Integrantes: Raquel Aparecida de Oliveira - Coordenadora/ Cassia Marinho Moraes Almeida - Discente (enfermeira)

  • Projeto: Assistência de Enfermagem na UTI Neonatal: manejo da dor

    Descrição: -

    Integrantes: Raquel Aparecida de Oliveira - Coordenador / Adriana Ayres de Oliveira França - Integrante.

  • Projeto: Contribuições dos Projetos Terapêuticos Singulares do CAPS no Cotidiano de seus Usuários

    Descrição: Oferecer subsídios para intervenções de acordo com as necessidades do sujeito portador de transtorno mental. . Identificar através da perspectiva dos familiares mudanças que tenham ocorrido no cotidiano do sujeito portador de transtorno mental antes e depois que entrou no CAPS.  Analisar quais aspectos são percebidos no atendimento como potencializadores e dificultadores, para que haja mudanças no seu cotidiano.  Identificar quais as mudanças ocorridas no cotidiano após inserção no Projeto Terapêutico Singular. Avaliar os Projetos Terapêuticos Singulares do CAPS I no cotidiano de seus usuários.

    Integrantes: Raquel Aparecida de Oliveira - Coordenadora; Fátima Amorin Ávila - Discente (psicóloga).

  • Projeto: Espiritualidade no processo de trabalho do pediatra

    Descrição: Conhecer o quanto que, na opinião dos pediatras e residentes em pediatria, a espiritualidade e a religiosidade das crianças e familiares influenciam no tratamento e enfrentamento das doenças. Correlacionar os aspectos da espiritualidade e religiosidade na prática médica do pediatra e dos residentes. Identificar a percepção dos pediatras e residentes em pediatria quanto às necessidades espirituais das crianças atendidas e de seus familiares. Objetivos Secundários: Os objetivos desse estudo são: Avaliar a espiritualidade e a religiosidade dos pediatras e residentes em pediatria, e como isso os influencia em sua prática clínica.

    Integrantes: Raquel Aparecida de Oliveira - Coordenadora / Rodrigo Zukauskas - Discente (médico)

  • Projeto: Vivências do Processo de Trabalho em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: desafios e possibilidades

    Descrição: Pesquisa social do tipo exploratório descritiva com abordagem qualitativa. As dificuldades vivenciadas do cotidiano, aliadas à variabilidade de sentimentos e emoções, geram tensão e mecanismos de enfrentamento diversos, podendo influenciar na qualidade da assistência prestada e na satisfação do profissional envolvido. 2.1 Objetivos Primários Avaliar a percepção da equipe de enfermagem sobre o processo de trabalho na Unidade Neonatal; Identificar os desafios e possibilidades vivenciados durante o processo de trabalho 2.2 Objetivos Secundários Proporcionar à equipe de enfermagem a oportunidade de reflexão sobre as dificuldades vividas que interferem no processo de trabalho Traçar estratégias para auxiliar a equipe de enfermagem no enfrentamento das situações relatadas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

    Integrantes: Raquel Aparecida de Oliveira - Coordenadora; Telma Raquel Andrade Amaral - Discente (enfermeira)

  • Projeto: Parasitologia Interativa: Nova Ferramenta Educacional

    Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal desenvolver e avaliar um software, a partir de imagens parasitológicas de helmintos, abordando de forma ilustrativa e interativa os nematelmintos intestinais de transmissão passiva, que poderá ser útil a professores e alunos de graduação das diferentes profissões da saúde na compreensão e identificação dessas verminoses, aproximando-os também da prática profissional.

    Integrantes: Suzana Guimarães Moraes - Coordenadora; Tatiana Damasceno Grincevicius - Discente (bióloga); Carolina G. P. Beyrodt - Co-orientadora.

  • Projeto: Equipe Multiprofissional: A Construção Coletiva de uma Intervenção em Educação em Diabetes Tipo 2 no Programa de Automonitoramento Glicêmico (AMG)

    Descrição: Desenvolver e avaliar uma estratégia de educação que permita a efetiva atuação de uma equipe multiprofissional no acompanhamento de pacientes diabéticos tipo 2 participantes do programa AMG.

    Integrantes: Suzana Guimarães Moraes - Coordenadora; Walter Anibal Filho - Discente (enfermeiro)

  • Projeto: Educação Em Saúde: Ensinando Sobre os Males do Tabagismo

    Descrição: Objetivo Geral: O objetivo desta dissertação de Mestrado será avaliar uma intervenção em educação sobre tabagismo e suas conseqüências. orientar e sensibilizar os estudantes sobre os males causados pelo consumo dos derivados do tabaco, assim alcançando o grupo estudantil que esteja ou possa vir a estar em risco das doenças tabacorrelacionadas.

    Integrantes: Suzana Guimarães Moraes - Coordenador; Marion Vecina Arcuri Vecina - Discente (fisioterapeuta)

  • Projeto: Elaboração de Um Atlas de Parasitologia e Implantação em um Curso Técnico de Parasitologia Clínica

    Descrição: -

    Integrantes: Mércia Tancredo Toledo - Coordenadora; Wendel Tadeu da Silva - Discente; Suzana Guimarães Moraes - Co-orientadora.

  • Projeto: Educação Alimentar na APAE de Araras, SP

    Descrição: -

    Integrantes: Mércia Tancredo Toledo - Coordenadora; Carolina Barbosa Ribeiro - Discente (nutricionista)

  • Projeto: Educação nutricional para pacientes Renais crônicos em Hemodiálise

    Descrição: Trata-se de um projeto educacional que visa melhorar o conhecimento do paciente em hemodiálise sobre os aspectos nutricionais. Serão avaliados o ganho de conhecimento, a aderência antes e após a intervenção e o efeito da intervenção sobre a qualidade de vida e os parâmetros boquímicos. A propria intervenção também será avaliada. Serão usadas entrevistas individualizadas com os pacientes, antes e após a intervenção.

    Integrantes: Ronaldo D'Avila - Coordenador; Juliane Casas - Discente (nutricionista)

  • Projeto: Modelo ensino teórico-prático em urgências respiratórias para o curso de Medicina

    Descrição: Trata-se do desenvolvimento de um modelo de ensino prático sobre urgências respiratórias para estudantes de medicina do quarto ano. A metodologia visa o emprego de manequins que simulam situações reais e respostas aos procedimentos.

    Integrantes: Ronaldo D'Avila - Coordenador; Felipe de Oliveira Teixeira - Discente (médico)

  • Projeto: O professor de Biologia enquanto agente de saúde pública

    Descrição: Trata-se de estudo do tipo pesquisa-ação, que tem como objetivos: Identificar quais os maiores problemas enfrentados pelo professor de Biologia no desempenho de sua função como agente promotor de saúde pública. Estimular a conscientização e atuação desses docentes como de agentes de saúde.

    Integrantes: Leni Boghossiam Lanza - Coordenadora; Nathalie Emanuelle Pigoretti Lousan - Discente (bióloga)

  • Projeto: As Representações Sociais dos Graduandos do Último ano de Enfermagem sobre a Morte de seu Paciente.

    Descrição: Trata-se de estudo qualitativo, que tem como objetivos: Revelar as representações sociais dos alunos do 8º semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, último semestre de sua formação acadêmica, sobre a morte e a perda do seu pacientes. - Sugerir, a partir desses dados, modificações nos planos de ensino de diversas disciplinas do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Anhanguera, que contribuam para o enfrentamento dessas dificuldades no cotidiano desses futuros profissionais.

    Integrantes: Integrantes: Leni Boghossiam Lanza - Coordenadora; Janaina Daniel Ouchi - Discente (enfermeira).

  • Projeto: As Representações Sociais acerca da Doença Mental em Estudantes de Enfermagem

    Descrição: O estudo tem características qualitativas e pretende: Revelar as representações sociais acerca da doença mental dos alunos - formandos do curso de enfermagem da Faculdade de Itapeva (FAIT) Utilizar os resultados a fim de propor mudanças significativas e emancipatórias do curso de graduação em Enfermagem da FAIT Propor atividades científicas periódicas que tratem do tema com os alunos a partir de seu ingresso no ensino superior .

    Integrantes: Leni Boghossiam Lanza - Coordenadora; Júlia Carolina de Mattos Cerioni Silva - Discente (enfermeira)

Pesquisas Concluídas 

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  • Projeto: Bioética e Agentes Comunitários de Saúde

    Descrição: Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um trabalhador preparado para orientar famílias sobre cuidados com sua própria saúde e também com a saúde da comunidade. O ACS, por sua efetivação e configuração no trabalho com a comunidade e com os profissionais de saúde dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF) e fora dela, lida com uma prática que envolve aspectos não só técnicos, mas também humanistas: éticos, sociais, culturais, psicológicos, econômicos e vinculados ao exercício da cidadania. Importante ressaltar que o ACS tem maior proximidade com o usuário, por habitar o mesmo bairro e ainda, por adentrar frequentemente seu domicílio e conseguir estabelecer novas relações no tocante às informações pessoais sobre a saúde individual e familiar, garantindo a privacidade daqueles com quem se relaciona na comunidade. A identificação dos problemas éticos vivenciados pelos ACS possibilitará uma melhor compreensão dos mesmos, conduzindo-os a implementar estratégias que os apoiem na condução de situações cotidianas, além de criar oportunidades para estes profissionais se engajem em situações éticas, com vistas a fomentar um ambiente de trabalho sadio. OBJETIVO GERAL: Identificar, a partir de depoimentos de agentes comunitários de saúde que atuam na ESF de um município da região norte do estado do Paraná, os problemas éticos por eles vivenciados e os fundamentos que utilizam no equacionamento para a tomada de decisões frente a estes problemas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Adentrar o cotidiano da prática profissional dos ACS, frente à questões éticas; - Apontar estratégias para pontecializar o serviço, aplicando e solucionando problemas, transferindo conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas com vistas ao conhecimento nacional, regional ou local; Promover a articulação integrada, visando melhorar a eficácia do serviço público por meio de soluções de problemas.

    Integrantes: Cibele Isaac Saad Rodrigues - coordenadora e Marcelo Marques Ferreira - Discente (enfermeiro)

    Financiador Prefeitura Municipal de Rolândia - Bolsa (MMF)

  • Projeto: Impacto na Qualidade de Vida da em Indivíduos submetidos a Cirurgia de Revascularização Miocárdica.

    Descrição: Avaliação prospectiva da qualidade de vida de pacientes submetidos á revascularização miocárdica.

    Integrantes: José Eduardo Martinez - coordenador; Andréia Lima Matos Dal Boni - Discente (enfermeira)

    Financiador

  • Projeto: Avaliação do atendimento de doenças reumáticas nas Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba.

    Descrição: Estudo quali-quantitativo descritivo com o objetivo de determinar as dificuldades do diagnóstico e abordagem das doenças reumáticas no setor primário de saúde.

    Integrantes: José Eduardo Martinez - Coordenador; Adriano Chiereghin - Discente (médico)

    Financiador

  • Projeto: Avaliação da qualidade de vida de profissionais de enfermagem de acordo com a função e local de trabalho

    Descrição: Avaliar a qualidade de vida de profissionais de enfermagem de acordo com a função e local de trabalho.

    Integrantes: José Eduardo Martinez - Coordenador; Ketilin Modesto Fontes - Discente (fisioterapeuta)

    Financiador

  • Projeto: Amamentação: A Educação dos Profissionais de Enfermagem

    Descrição: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa e quantitativa do tipo pesquisa-ação. Focaliza as concepções e conhecimentos sobre amamentação dos profissionais de enfermagem e a realização de uma intervenção/capacitação para esses profissionais de acordo com as necessidades encontradas.

    Integrantes: Lúcia Rondelo Duarte - Coordenadora; Marilia Deltregia Benites - Discente (enfermeira)

    Financiador

  • Projeto: A UBS como instituição privilegiada no processo ensino aprendizagem e na integração universidade /serviço.

    Descrição: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, focalizando a percepção de docentes, discentes e profissionais das unidades básicas de saúde sobre a integração entre a universidade e serviço de saúde no processo de ensino aprendizagem do curso de Medicina.

    Integrantes: Lúcia Rondelo Duarte - Coordenadora; Simone Bueno de Oliveira Carvalho - Discente (enfermeira); José Manoel Gurreiro - Colaborador (médico).

    Financiador

  • Projeto: A informação nutricional obrigatória (INO) dos rótulos dos alimentos e a prática de uma alimentação saudável: percepções sobre fatores motivadores, dificultadores e facilitadores.

    Descrição: A prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constitui um grande desafio para a saúde pública global. Alimentação pouco saudável e falta de atividade física são apontados como predisponentes a essas doenças. Isto exige ações para que as pessoas façam escolhas mais saudáveis, como o fornecimento de informações nutricionais aos consumidores, por meio da rotulagem dos alimentos, de forma simples, clara e consistente, conforme recomenda a Estratégia Global em Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde da Organização Mundial da Saúde. No Brasil, a Informação Nutricional é obrigatória há mais de 10 anos. Hipótese: Apesar de os consumidores cada vez mais buscarem informações sobre alimentação e saúde, estes não aplicam INO dos rótulos dos alimentos em sua alimentação diária, especialmente por não compreendê-la em sua totalidade. Objetivos: Investigar a leitura, o uso e o entendimento da INO para a prática de uma alimentação saudável, assim como identificar o que motiva, dificulta e pode facilitar ou estimular essas ações, a fim de contribuir com o aprimoramento da legislação e de ferramentas educacionais, como o Manual de Orientação aos Consumidores Educação para o Consumo Saudável da Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA. Materiais e Método: Foi realizada uma pesquisa qualitativa através da realização de cinco grupos focais, com diferentes sujeitos da sociedade, intencionalmente selecionados: consumidores, profissionais da saúde e técnicos do governo e da indústria de alimentos, estes dois últimos ligados à regulação de alimentos. Resultados: Confirmam a busca por uma alimentação saudável pelas pessoas e que a leitura da INO, quando ocorre, é geralmente desprovida de significação e apropriação. Demonstram que há espaço e interesse dos sujeitos no aperfeiçoamento da forma de apresentação, do conteúdo e da divulgação da INO e do Manual ANVISA.

    Integrantes: Maria Helena Senger - Coordenadora; Amanda Martins Poldi da Silva - Discente (nutricionista).

    Financiador

  • Projeto: Ecocardiografia como auxílio didático no estudo da morfologia, fisiologia e fisiopatologia do coração na hipertensão arterial.

    Descrição: O objetivo principal deste projeto é utilizar as imagens do exame ecocardiográfico para desenvolver um software que servirá como ferramenta na educação e capacitação dos estudantes da área da saúde, permitindo a compreensão da estrutura e função cardíacas normais e comprometidas pela hipertensão arterial.

    Integrantes: Suzana Guimarães Moraes - Coordenadora; Fábio Abdalla Segamarchi - Discente (médico); Fernando Antônio de Almeida - Co-orientador.

    Financiador

  • Projeto: Abordagem sobre DST em Escolas Públicas pelos Professores de Ciências/Biologia do Município de Sorocaba (SP): Dificuldades e Possibilidades.

    Descrição: Considerando-se que as DSTs constituem um grave problema de saúde pública que afetam de modo intenso a população de adolescentes e jovens em nosso pais, e que a escola tem um papel fundamental na influência de posturas corretas e saudáveis, é que este estudo se propõe a revelar: as DSTs são discutidas pelos professores em especial de Ciências e /ou Biologia? Se assim o forem, de que modo ocorrem? Como desenvolver a temática de modo a favorecer a aprendizagem significativa e preventiva junto a esses alunos? Para tentar responder a tais inquietações, este estudo tem por objetivos: 1. Identificar como é realizada a abordagem sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) nas escolas estaduais de Sorocabana região onde o índice de DSTs é mais elevado; 2. Apontar os desafios e as possibilidades dessa abordagem do docente de Ciências/Biologia dessas escolas públicas junto aos alunos-adolescentes; 3. Buscar, juntamente com os professores de Ciências/Biologia dessas escolas, alternativas para abordagens significativas. O estudo é de perfil qualitativo e os dados serão organizados para análise, segundo o referencial metodológico de Lefèvre&Lefèvre(2000).

    Integrantes: Leni Boghossiam Lanza - Coordenadora; Amanda de Oliveira Silva - Discente (enfermeira).

    Financiador

Publicações 

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Em breve.

Processo Seletivo 

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Edital:

O Programa de Mestrado Profissional enquadra-se na área de conhecimento Multidisciplinar – Saúde e Biológicas e as inscrições são abertas a candidatos portadores de diploma de cursos de graduação nas áreas da saúde, biológicas e áreas afins, reconhecidos pelo MEC, observadas as normas e exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as exigências prescritas no Regimento do Setor de Pós-Graduação.

A seleção será realizada por uma comissão de professores do programa, comissão esta representativa dos diversos projetos de pesquisa coletivos que estão em curso no programa. Essa comissão levará em consideração as exigências discriminadas na INSCRIÇÃO.


Entrevistas

Como parte do processo de seleção serão realizadas entrevistas com os candidatos na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (campus Sorocaba da PUC/SP), local do Programa de Pós-Graduação.


Documentação

A documentação para inscrição no processo seletivo deverá, obrigatoriamente, conter:

  • Ficha de inscrição (impressa e assinada)
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição
  • 1 foto 3x4 recente e previamente colada na ficha de inscrição
  • (*) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • (*) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • (*) Cópia da Cédula de Identidade (RG)
  • (*) Cópia do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) – Candidato Estrangeiro
  • (*) Cópia do Diploma de Graduação registrado, quando expedido por Instituição brasileira, ou reconhecido legalmente por Instituição brasileira, quando expedido por Instituição estrangeira. Na falta do diploma de graduação, a inscrição pode ser feita com cópia do Certificado de Colação de Grau acompanhada do atestado de reconhecimento do curso pelo MEC. Se o candidato entregar cópia do Certificado de Colação de Grau, deverá apresentar até 01 (um) ano, após a matrícula inicial, a cópia do diploma de Graduação, sob pena de cancelamento retroativo da matrícula.
  • (*) Cópia do Histórico Escolar da Graduação
  • Cópia de comprovante de residência
  • Curriculum Lattes – ver site CNPq <http://lattes.cnpq.br/>
  • (**) Resumo do Pré–Projeto de Pesquisa

(*) As Cópias deverão ser autenticadas ou cópias simples, sendo, neste caso, obrigatória a apresentação dos originais para confrontação no momento da inscrição.

(**) O resumo deve conter os itens a seguir:

  • Título objetivo, capaz de sintetizar com clareza e brevidade a questão trabalhada pela pesquisa.
  • Explicitação da questão. Em poucas linhas, situar a questão no contexto em que ela se insere. Ou seja, o que será pesquisado?
  • Definição dos objetivos. Em consonância com a questão explicitada.
  • Fundamentação teórica. Que autores e teorias dão (ou deram) suporte aos objetivos da pesquisa? Quais são os princípios que fundamentam o desenvolvimento da pesquisa?
  • Metodologia. Como e com que meios a questão proposta pela pesquisa será desenvolvida? Quais instrumentos darão suporte às técnicas que colocam o método em operação? Número de sujeitos a serem envolvidos na pesquisa quando for o caso
  • Resultados esperados. Os resultados que são possivelmente previstos.
  • O resumo deve ter, no máximo, 400 palavras.
  • O candidato poderá sugerir uma das linhas de pesquisa e um ou mais orientadores da lista de professores do Programa de Estudos Pós-Graduados "Educação nas Profissões da Saúde", ambos apresentados no site da PUC-SP.
Formulários e Documentos 
Bolsas 

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Informações sobre de bolsas das agências de fomento

Diferentemente do mestrado (acadêmico), o mestrado profissional (MP), por "definição", não prevê bolsas de estudo, pois os interessados (público alvo) são indivíduos em atividade que pretendem o desenvolvimento profissional em suas áreas de atuação. Entretanto, no final de 2010, por interesse do Ministério da Saúde, a CAPES abriu edital específico oferecendo algumas bolsas para incentivar programas de MP já em funcionamento e com nível de classificação 4 ou mais. Não pudemos concorrer ao edital, pois nosso MP ainda não havia sido iniciado.

Avaliação da Capes 
Aprovado em 2010 com Conceito 3
Coordenação e vice-coordenação 
  • Coordenador
    Prof. Dr. Fernando Antonio de Almeida

  • Vice-coordenador
    Prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto

Inscrição 

Edital:

O Programa de Mestrado Profissional enquadra-se na área de conhecimento Multidisciplinar – Saúde e Biológicas e as inscrições são abertas a candidatos portadores de diploma de cursos de graduação nas áreas da saúde, biológicas e áreas afins, reconhecidos pelo MEC, observadas as normas e exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as exigências prescritas no Regimento do Setor de Pós-Graduação.

A seleção será realizada por uma comissão de professores do programa, comissão esta representativa dos diversos projetos de pesquisa coletivos que estão em curso no programa. Essa comissão levará em consideração as exigências discriminadas na INSCRIÇÃO.

 

Entrevistas

Como parte do processo de seleção serão realizadas entrevistas com os candidatos na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (campus Sorocaba da PUC/SP), local do Programa de Pós-Graduação.

 

Documentação

A documentação para inscrição no processo seletivo deverá, obrigatoriamente, conter:

  • Ficha de inscrição (impressa e assinada)
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição
  • 1 foto 3x4 recente e previamente colada na ficha de inscrição
  • (*) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • (*) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • (*) Cópia da Cédula de Identidade (RG)
  • (*) Cópia do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) – Candidato Estrangeiro
  • (*) Cópia do Diploma de Graduação registrado, quando expedido por Instituição brasileira, ou reconhecido legalmente por Instituição brasileira, quando expedido por Instituição estrangeira. Na falta do diploma de graduação, a inscrição pode ser feita com cópia do Certificado de Colação de Grau acompanhada do atestado de reconhecimento do curso pelo MEC. Se o candidato entregar cópia do Certificado de Colação de Grau, deverá apresentar até 01 (um) ano, após a matrícula inicial, a cópia do diploma de Graduação, sob pena de cancelamento retroativo da matrícula.
  • (*) Cópia do Histórico Escolar da Graduação
  • Cópia de comprovante de residência
  • Curriculum Lattes – ver site CNPq <http://lattes.cnpq.br/>
  • (**) Resumo do Pré–Projeto de Pesquisa

(*) As Cópias deverão ser autenticadas ou cópias simples, sendo, neste caso, obrigatória a apresentação dos originais para confrontação no momento da inscrição.
 

(**) O resumo deve conter os itens a seguir:

  • Título objetivo, capaz de sintetizar com clareza e brevidade a questão trabalhada pela pesquisa.
  • Explicitação da questão. Em poucas linhas, situar a questão no contexto em que ela se insere. Ou seja, o que será pesquisado?
  • Definição dos objetivos. Em consonância com a questão explicitada.
  • Fundamentação teórica. Que autores e teorias dão (ou deram) suporte aos objetivos da pesquisa? Quais são os princípios que fundamentam o desenvolvimento da pesquisa?
  • Metodologia. Como e com que meios a questão proposta pela pesquisa será desenvolvida? Quais instrumentos darão suporte às técnicas que colocam o método em operação? Número de sujeitos a serem envolvidos na pesquisa quando for o caso
  • Resultados esperados. Os resultados que são possivelmente previstos.
  • O resumo deve ter, no máximo, 400 palavras.
  • O candidato poderá sugerir uma das linhas de pesquisa e um ou mais orientadores da lista de professores do Programa de Estudos Pós-Graduados "Educação nas Profissões da Saúde", ambos apresentados no site da PUC-SP.

 

Revistas 

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Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba
http://revistas.pucsp.br/RFCMS

Fundada em 1999 a Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) é dirigida a médicos e demais profissionais da saúde. Seu objetivo é publicar artigos originais, rever e atualizar temas da área de conhecimento, apresentar pontos de vista de autoridades sobre matéria controversa e discutir casos clínicos. Além disso, contém uma seção em que assuntos ligados à medicina são abordados fora de seu contexto meramente técnico ou científico. Seu corpo editorial é composto por profissionais representativos de vários centros de excelência do País.

Egressos 

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2011 

2º Semestre - 2011

  •  
    Nome: Andressa Soares de Camargo das Neves
    Linha de Pesquisa: -
    Informações do discente: -
  •  
    Nome: Marcelo Marques Ferreira
    Linha de Pesquisa: -
    Informações do discente: -

1º Semestre - 2011

  •  
    Nome: Adriano Chiereghin
    Linha de Pesquisa: -
    Informações do discente: -
  •  
    Nome: Amanda de Oliveira Silva
    Linha de Pesquisa: -
    Informações do discente: -
  •  
    Nome: Amanda Martins Poldi Da Silva
    Linha de Pesquisa: -
    Informações do discente: -
  •  
    Nome: Andréia Lima Matos Dal Boni
    Linha de Pesquisa: -
    Informações do discente: -
  •  
    Nome: Fabiana Peixoto Giacon
    Linha de Pesquisa: -
    Informações do discente: -
  •  
    Nome: Fábio Abdalla Segamarchi
    Linha de Pesquisa: -
    Informações do discente: -
  •  
    Nome: Ketilin Modesto Fontes
    Linha de Pesquisa: -
    Informações do discente: -
  •  
    Nome: Marília Deltreggia Benites
    Linha de Pesquisa: -
    Informações do discente: -
  •  
    Nome: Simone Bueno de Oliveira Carvalho
    Linha de Pesquisa: -
    Informações do discente: -
Dissertações e teses defendidas 

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2012 

2012

  •  
    Nível: Mestrado Profissional
    Nome: ADRIANO CHIEREGHIN
    Linha de Pesquisa: Aprendizagem e avaliação na saúde
    Orientador: Prof. Dr.José Eduardo Martinez
    Título da tese ou dissertação: Análise das condições para diagnóstico de doenças reumáticas na atenção primária de saúde na cidade de Sorocaba – SP.
    Link da dissertação na biblioteca: Aguardar publicação
  •  
    Nome: AMANDA DE OLIVEIRA SILVA
    Linha de Pesquisa: Educação em saúde, ambiente e qualidade de vida
    Orientador: Profa. Dra. Leni Boghossiam Lanza
    Título da tese ou dissertação: A problemática da abordagem das doenças sexualmente transmissíveis pelos professores de Ciências/Biologia de escolas públicas: uma realidade de Sorocaba.
    Link da dissertação na biblioteca: Aguardar publicação
  •  
    Nome: AMANDA MARTINS POLDI DA SILVA
    Orientador: Profa. Dra. Maria Helena Senger
    Linha de Pesquisa: Educação em saúde, ambiente e qualidade de vida
    Título da tese ou dissertação: A Informação Nutricional Obrigatória dos Rótulos dos Alimentos e a Prática de uma Alimentação Saudável: Percepções sobre Fatores Motivadores, Dificultadores e Facilitadores.
    Link da dissertação na biblioteca:Acessar conteúdo digital
  •  
    Nome: ANDRÉIA LIMA MATOS DAL BONI
    Orientador: Prof. Dr. José Eduardo Martinez
    Linha de Pesquisa: Educação em saúde, ambiente e qualidade de vida
    Título da tese ou dissertação: Impacto na qualidade de vida de pacientes submetidos a revascularização do miocárdio.
    Link da dissertação na biblioteca: Aguardar publicação
  •  
    Nome: ANDRESSA SOARES DE CAMARGO DAS NEVES
    Orientador: Profa. Dra. Gisele Regina de Azevedo
    Linha de Pesquisa: Aprendizagem e avaliação na saúde
    Título da tese ou dissertação: Avaliando o portfólio do estudante: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem.
    Link da dissertação na biblioteca: Aguardar publicação
  •  
    Nome: FABIANA PEIXOTO GIACON
    Orientador: Prof. Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto
    Linha de Pesquisa: Aprendizagem e avaliação na saúde
    Título da tese ou dissertação: O papel da fisioterapia no pós-operatório do câncer de mama: avaliação da percepção das pacientes e equipe de saúde.
    Link da dissertação na biblioteca:Acessar conteúdo digital
  •  
    Nome: FÁBIO ABDALLA SEGAMARCHI
    Orientador: Profa. Dra. Suzana Guimarães Moraes
    Linha de Pesquisa: Educação permanente em saúde
    Título da tese ou dissertação: Ecocardiografia como auxílio didático no estudo da morfologia, fisiologia e fisiopatologia do coração na hipertensão arterial.
    Link da dissertação na biblioteca: Aguardar publicação
  •  
    Nome: KETILIN MODESTO FONTES
    Orientador: Prof. Dr. José Eduardo Martinez
    Linha de Pesquisa: Educação em saúde, ambiente e qualidade de vida
    Título da tese ou dissertação: Avaliação da Qualidade de Vida de Profissionais de Enfermagem de Acordo com a Categoria Funcional e o Local de Trabalho.
    Link da dissertação na biblioteca:Acessar conteúdo digital
  •  
    Nome: MARCELO MARQUES FERREIRA
    Orientador: Profa. Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues
    Linha de Pesquisa: Educação permanente em saúde
    Título da tese ou dissertação: Revelando a dimensão da ética no cotidiano dos agentes comunitários de saúde de um município da região norte do estado do Paraná.
    Link da dissertação na biblioteca: Aguardar publicação
  •  
    Nome: MARÍLIA DELTREGGIA BENITES
    Orientador: Profa. Dra. Lúcia Rondelo Duarte
    Linha de Pesquisa: Educação permanente em saúde
    Título da tese ou dissertação: Amamentação: capacitando os profissionais de enfermagem.
    Link da dissertação na biblioteca: Aguardar publicação
  •  
    Nome: SIMONE BUENO DE OLIVEIRA CARVALHO
    Orientador: Profa. Dra. Lúcia Rondelo Duarte
    Linha de Pesquisa: Qualificação da Integração universidade-serviços nas ações e programas em saúde
    Título da tese ou dissertação: A Unidade Básica como cenário para o ensino-aprendizagem do profissional médico: reflexões sobre a parceria ensino e serviço.
    Link da dissertação na biblioteca: Aguardar publicação

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Intercâmbios 

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Em breve.

Convênios 

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Em breve.

Eventos Anteriores 

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Em breve.

Expediente 

Endereço:
Rua Joubert Wey, 290 - 1º andar - Sala 122 - Vergueiro
CEP 18030-070 - Sorocaba - SP

Telefone: (15) 3212-9878
Email: pgeducsaude@pucsp.br

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