Educação: Formação de Formadores

slider

As inscrições nos cursos de pós-graduação stricto sensu da PUC-SP (para início no...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/processo-seletivo-2o-semestre-2016
http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/puc_pos_home.jpg
Foram prorrogadas as inscrições nas dez modalidades de fomento à produção científica...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/pipeq-inscricoes-prorrogadas
http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/pos-graduacao-pipeq-carrossel-noticia_1.jpg
Na sessão de 29/3, os Membros da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGP) referendaram...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/acao-da-pm-em-213-manifestacao-cepe-e-cpgp
http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/carrossel-noticia-violencia.jpg
PIPEq: inscrições prorrogadas" data-link="http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/puc_pos_home.jpg" data-target="_parent">
Ação da PM em 21/3: manifestação CEPE e CPGP" data-target="_parent">

Ação da PM em 21/3: manifestação CEPE e CPGP"> /assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/pipeq-inscricoes-prorrogadas

Ação da PM em 21/3: manifestação CEPE e CPGP"> http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/pos-graduacao-pipeq-carrossel-noticia_1.jpg

Apresentação 

Tendo como foco a Educação Básica, o curso destina-se a professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores das redes pública e privada de ensino, assim como a demais interessados na área. Espera-se que, com a participação no curso, o profissional possa ampliar sua atuação, tornar mais eficientes suas decisões e contribuir efetivamente para a melhoria do ensino na instituição escolar.

Breve apresentação 

Tendo como foco a Educação Básica, o curso destina-se a professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores das redes pública e privada de ensino, assim como a demais interessados na área. Espera-se que, com a participação no curso, o profissional possa ampliar sua atuação, tornar mais eficientes suas decisões e contribuir efetivamente para a melhoria do ensino na instituição escolar.

Linhas de pesquisa 
  • Desenvolvimento profissional do formador e práticas educativas
  • Intervenções avaliativas em espaços educativos
Duração 
18 meses (mínimo) e 30 meses (máximo)
Campus 
Campus Perdizes
Situação 
Matrículas abertas
História 

A proposta do Mestrado Profissional com foco na Formação de Formadores de Professores decorre do papel fundamental que esse profissional ocupa na efetivação do trabalho pedagógico nas escolas e, consequentemente, na qualidade das atividades desenvolvidas pelos professores e alunos. Embora extremamente importante, a formação de formadores é um território pouco conhecido e pouco explorado. O formador de professores é um profissional que, em geral, assume a função de coordenação pedagógica, tornando-se um dos responsáveis pela implementação do projeto político pedagógico, pela formação contínua dos professores e pelo bom andamento das atividades educativas. Em alguns países, como nos Estados Unidos, a preocupação com esse tema é grande e já vem de longos anos, mas nos países da América Latina as iniciativas mais sistemáticas de cursos e de constituição de uma carreira do formador começaram a ser implantadas muito recentemente. No Brasil se desconhece a existência de cursos de pós-graduação para formação profissional do formador, seja nas universidades, seja em outras instâncias, salvo ações pontuais de Secretarias de Educação, que promovem programas próprios de formação em serviço. No estado de São Paulo, por sua vez, observa-se a necessidade de formação direcionada a profissionais de educação para atuar em espaços educativos, com a incumbência de formar professores e de coordenar o trabalho pedagógico.

Corpo Docente 
  •  

    Nome: Ana Maria Saul

    E-mail: anasaul@uol.com.br

    Linha de Pesquisa:

    1. Desenvolvimento profissional do formador e práticas educativas
    2. Intervenções avaliativas em espaços educativos


    Resumo do currículo:É graduada em Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Professora  titular da PUC/SP desde 1970. Atualmente é professora do Programas de Pós-Graduação em Educação:Currículo no qual Coordena a Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Orienta e desenvolve pesquisas sobre: currículo, formação de educadores, pensamento freireano e avaliação educacional. É coordenadora do Grupo de Pesquisa: O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira. A pesquisa desenvolvida por esse grupo articula pesquisadores de 14 PPGEs sediados em 10 Estados, em diferentes regiões do Brasil. É membro da Comissão Editorial da Revista Científica e-Curriculum (Qualis CAPES A2). Pesquisadora nível 1 do CNPq. Coordenadora da Rede Freireana de Pesquisadores (www.redefreireana.com.br). Parecerista da CAPES, CNPq e FAPESP.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Clarilza Prado de Sousa

    E-mail: clarilza.prado@uol.com.br

    Linha de Pesquisa: Intervenções avaliativas em espaços educativos

    Resumo do currículo: Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-graduação pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996) e pela Harvard University (1999). Atualmente é Coordenadora da área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), coordenadora do Comitê Científico Scielo/Educ@ e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne 34 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor. Também exerce as funções de pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas e coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Emília Maria Cipriano Castro Sanches

    E-mail: emiliaeclaudio@uol.com.br

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento profissional do formador e práticas educativas

    Resumo do currículo: Graduada em Serviço Social - Faculdades Metropolitanas Unidas (1980); em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professor Carlos Pasquale (1983); mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991); doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998); Pesquisadora do IEE - Instituto de Estudos Especiais da PUC São Paulo (2000) Pesquisadora da Infância da Rede de Contextos Integrados USP/SP (2003); Especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais (2004); . Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pedagoga efetiva da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura Municipal de São Paulo; fundadora do Fórum Paulista de Educação Infantil, fundadora do Fórum da Pedagogia Freinet, coordenadora do Curso de Especialização de Educação Infantil e Séries Iniciais do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo - SINPRO, coordenadora do Instituto Aprender a Ser Pesquisa e Formação na Área Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, infância, letramento e alfabetização, formação de professores e gestão educacional.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Fernanda Coelho Liberali

    E-mail: fcliber@terra.com.br

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento profissional do formador e práticas educativas

    Resumo do currículo: Fernanda Coelho Liberali possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutoramento na University of Helsinki, com o Prof. Dr. Yrjo Engestrom e na Freie Universität Berlin, com os Profs. Drs. Christoph Wulf e Michalis Kontopodis. Atua como professora do Departamento de Inglês e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. De 2008 a 2011, foi a representante brasileira da International Society for Cultural and Activity Research (ISCAR) e, de 2013 a 2014, voltou a contribuir para a Sociedade, como uma de suas representantes. De 2011 a 2014, coordenou no Brasil o Projeto Internacional DIGIT-M-ED, financiado pelo Marie Curie Actions. É uma das líderes do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividade no Contexto Escolar e atua como coordenadora geral do Projeto de Extensão DIGIT-M-ED/Brasil: Transformando o ensino-aprendizagem pelos múltiplos meios. Trabalha ainda como formadora de professores, coordenadores, diretores e formadores de professores para instituições de ensino, públicas e particulares, e, especificamente, para as Diretorias Municipais de Ensino do Butantã e Guaianases.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Laurinda Ramalho de Almeida

    E-mail:laurinda@pucsp.br

    Linha de Pesquisa:

    1. Processos psicossociais na formação e no exercício profissional de educadores
    2. Desenvolvimento, ensino e aprendizagem

     

    Resumo do currículo: Laurinda Ramalho de Almeida cursou Pedagogia e especialização em Orientação Educacional na USP; Mestrado e Doutorado em Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, concluindo o doutorado em 1992. Atuou como professora, orientadora educacional, diretora e supervisora na Rede Pública Estadual e em órgãos centrais da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente é docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Em seu Curriculo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da Produção Cientifica são: Formação de Professores, Ensino-Aprendizagem, Psicologia da Educação, Ensino Fundamental, Ensino Público, Coordenação Pedagógica Educacional, Relações Interpessoais, Abordagem Centrada na Pessoa e Psicogenética Walloniana

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Laurizete Ferragut Passos

    E-mail: laurizetefer@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento profissional do formador e práticas educativas

    Resumo do currículo: Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990) , doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora apsentada da Unesp e atualmente Professora assistente da Pontificia Universidade Catolica de S.P. Foi coordenadora do GT Formação de Professores da ANPED e atualmente coordena projeto de pesquisa CAPES/INEP/SECAD -Observatótio da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação de professores de matemática, trabalho docente, profissionalidade docente, cursos de licenciatura, educação matemática.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Lilian Maria Ghiuro Passarelli

    E-mail: liliangp@uol.com.br

    Linha de Pesquisa: Intervenções avaliativas em espaços educativos

    Resumo do currículo: Doutora pela PUCSP em Língua Portuguesa, com Licenciatura em Letras, atualmente exerce a função de Chefe do Dept. de Português (Faficla), é professora e orientadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores. Leciona em vários cursos da graduação dessa Universidade e no Curso de Especialização em Língua Portuguesa (COGEAE-PUCSP). Desenvolve o projeto Gestão da leitura e da escrita como fator de produtividade na escola básica: dos resultados das avaliações em larga escala às estratégias de intervenção. Desse projeto, decorre outro: Ensino de produção textual: dos resultados de proces sos avaliativos às boas práticas de formação. Pesquisa de pós-doutorado em Educação Linguística Continuada no IEL (UNICAMP) com João Wanderley Geraldi (2004-2005). Seu livro, Ensinando a escrita: o processual e o lúdico (4 ed., revista e ampliada, Cortez, 2004), foi selecionado em edição anterior para compor as bibliotecas da rede pública estadual, em 2001, pelo Nosso Livro - Programa de Formação de Bibliotecas Escolares do Ensino Médio, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Com base nesse livro, publicou em 2012, também pela Cortez, Ensino e correção na produção de textos escolares, obra que, em 2013, foi selecionada para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE-2013), Ministério da Educação (MEC). Coordenadora da banca de correção das provas de Redaç ;ão do Vestibular Unificado PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos da Linguagem para Ensino do Português (GELEP-PUCSP). Experiência na área de Letras, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, português para fins específicos, educação linguística continuada, processo da escrita, avaliação em larga escala. Experiência na área de Letras, com ênfase em formação de professores de português, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, português para fins específicos, educação linguística continuada, processo da escrita, avaliação em larga escala.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

    E-mail: marliandre@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Processos psicosociais na formação de professores

    Resumo do currículo: Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1966), graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1973), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Psicologia da Educação - University of Illinois (1978). Professora Titular aposentada na Faculdade de educação da USP, atualmente é professora do programa de estudos pós-graduados em educação: psicologia da educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Nelson Antonio Simão Gimenes

    E-mail: ngimenes@fcc.org.br

    Linha de Pesquisa: Intervenções avaliativas em espaços educativos

    Resumo do currículo: Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é pesquisador da Fundação Carlos Chagas (FCC) e membro do Comitê Editorial da Revista Estudos em Avaliação Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação educacional e formação de professores.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Vera Maria Nigro de Souza Placco

    E-mail: veraplacco@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento profissional do formador e práticas educativas

    Resumo do currículo: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faz parte do Grupo de Pesquisa Profissionalidade Docente, vinculado à Cátedra da UNESCO, alocada na Fundação Carlos Chagas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, psicologia da educação, representações sociais e coordenação pedagógica / educacional.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Wanda Maria Junqueira de Aguiar

    E-mail: iajunqueira@uol.com.br

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento profissional do formador e práticas educativas

    Resumo do currículo: Conclui o Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo em 1997. Pela Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo em 1997. professora titular da Pontificia Universidade Católica de São Paulo atualmente professora do programa de Educação: Psicologia da Educação da PUC/SP e do curso de Psicologia da mesma instituição. publicou 13 artigos em periodicos especializados e 26 trabalhos em anais de eventos. Possui 27 capitulos de livros publicados e participou da organização de dois livros. Participou de 9 eventos no exterior e 31 no brasil. Orientou 23 dissertacões de Mestrado, e 11 de Doutorado, sendo que no momento orienta 6 alunos de Doutorado e dois de Pós Doc. No sentido de manter a necessária relação com a graduação administra, no momento, uma disciplina para alunos de 5a ano do curso de psicologia. Atua na area de Psicologia da Educação, com enfase em Psicologia Sócio-Histórica. Coordena um projeto " procad" aprovado pela capes, desde 2008. Em 2010, juntamente com mais duas professoras organizou o primeiro livro da equipe procad. Neste mesmo livro foi co-autora de uma capítulo. Em seu curriculo lattes os termos mais frequentes na contextualizacao da producao cientifica, sao: educacao, formação de professor, atividade, subjetividade, sentidos e significados, orientação profissional, transformacão.

     

    curriculum lattes

Corpo Discente 

2015 

2015

  •  

    Adelina Braga Matsuda

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco

     

  •  

    Adriana Beatriz de Oliveira

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Ana Lucia de Oliveira Barreto

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Wanda Maria Junqueira de Aguiar

     

  •  

    Ana Paula Alves Pereira Oliveira

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Claudia Maria Duran Meletti

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Conceição Garcia Bispo dos Santos

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa/p>

     

  •  

    Cristiana Santana Moreira

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Débora Valim Cirino Bordini

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

  •  

    Edislene Sedemaca

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Elisangela Carmo de Oliveira

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches

     

  •  

    Elma dos Santos

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

     

  •  

    Herica Pereira da Silva

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a):Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco

     

  •  

    Jesus Lopes de Souza

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches

     

  •  

    Karina Cristina de Azevedo Cardoso

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali

     

  •  

    Kátia Martins Rodrigues

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Marcelo Alves Coppi

    Linha de Pesquisa:Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa

     

  •  

    Márcia Cristina da Silva

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

     

  •  

    Margarete Cazzolato Sula

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco

     

  •  

    Marisa Garbellini Sensato

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

     

  •  

    Mariza Aparecida Santos da Silva

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali

     

  •  

    Nadir Aparecida Costa de Godoi

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Natália Peixoto Trevisan

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali

     

  •  

    Raquel Maria Bortone Fermi

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

     

  •  

    Roberta Estevão Cassara Scalzaretto

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

  •  

    Roberta Leite Panico

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

  •  

    Sayuri Masukawa

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Wanda Maria Junqueira de Aguiar

     

  •  

    Sebastião Fernandes

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Wanda Maria Junqueira de Aguiar

     

  •  

    Sheila Aparecida Pereira de Oliveira

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurinda Ramalho de Almeida

     

  •  

    Silvia Helena Mihok Fuertes

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

     

  •  

    Tânia de Fátima Rocha

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali

     

  •  

    Tânia Maranesi

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurinda Ramalho de Almeida

     

  •  

    Tatiane Nunes Valente

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali

     

  •  

    Tiago Monteiro de Messias

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Vanessa Barbato Rodrigues

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Vilma Claro dos Santos

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

  •  

    Virginia de Moraes Traldi

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Wagner Roberto Neves

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

2014 

2014

  •  

    Adriana Oliveira de Almeida

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Adriano Borba Correa

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali

     

  •  

    Alcielle dos Santos

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco

     

  •  

    Alessandra dos Santos Martins

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Aline Gonzaga Ramos

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

  •  

    Andréa Gabriela do Prado Amorim

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

     

  •  

    Andréa Gonçalves

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

  •  

    Anelise Delgado Godeguez

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Cintia Anselmo dos Santos

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

     

  •  

    Daniel Moreira da Silva

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

     

  •  

    Daniela Claro de Oliveira

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches

     

  •  

    Ednaldo Torres da Silva

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Eduardo Bezerra de Souza

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches

     

  •  

    Eliana Maciel Cacero

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali

     

  •  

    Eliani Aparecida Mana

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Fabiana Bartholomeu

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches

     

  •  

    Fernanda Pereira das Chagas Gomes

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches

     

  •  

    Fernando Mansano Cruz

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali

     

  •  

    Gisele Aparecida Rodrigues Mano

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurinda Ramalho de Almeida

     

  •  

    José Roberto Gonçalves Dias

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

     

  •  

    Lilia Alves da Silva Castro

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Márcia Aparecida da Silva Ferraz

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Marcia Gomes Martins

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Profa. Dra. Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches

     

  •  

    Maria Antonieta Giovedi

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali

     

  •  

    Maria Aparecida de Oliveira Leme

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Maria Mule Slemenson

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

     

  •  

    Neire Sueli Monhoz

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Neire Sueli Munhoz

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Rosana de Oliveira Nascimento

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

  •  

    Rosely Fátima dos Santos Arrojo

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

     

  •  

    Sueli Holanda Fonseca

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches

     

  •  

    Tânia Lídia Ribeiro Aversi

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

     

  •  

    Tatiana Vilela Zalla

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurinda Ramalho de Almeida

     

  •  

    Thaís Cristina Rades

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

  •  

    Thaís Regina Cunha Ventura Fontenele Silva

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Vanessa Bispo Lima

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Vivian de Andrade Torres Machado

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

     

2013 

2013

  •  

    Ana Paula Hanke da Silveira Gualdi

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

     

  •  

    Cintia Tolosa Bianchi de Souza

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

     

  •  

    Claudia Maria Micheluci Petri

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco

     

  •  

    Claudia Romero Codolo de Carvalho

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Clodoaldo Barbosa da Silva

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

  •  

    Daniel Gelini Quaresma

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Denise Maria Milan Tonello

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

  •  

    Edna Caldeira Martins Guellere

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa

     

  •  

    Elana Gomes Pereira

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Elisa Moreira Bonafé

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurinda Ramalho de Almeida

     

  •  

    Elizabeth Feffermann

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco

     

  •  

    Expedito Pereira da Silva

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Fabrício Rodrigo Marques

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

     

  •  

    Joice Domingos

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Kaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

     

  •  

    Marcia Cristina Giupatto Lourenço

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

     

  •  

    Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

     

  •  

    Maria do Perpétuo Socorro Cruz

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

     

  •  

    Maria Eliane Maia Sousa

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

  •  

    Mariana Antoniuk

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Ana Maria Aparecida Avella Saul Pinto

     

  •  

    Nadja Rodrigues da Silva

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

  •  

    Paula Helena de Andrade Querido

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa

     

  •  

    Raquel da Silva Rocha

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa

     

  •  

    Renata Sales de Moraes Borges

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

     

  •  

    Ricardo Costi

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

     

  •  

    Solange de Lourdes Frasca Camargo

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

     

  •  

    Wania Maria Previatelli

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurinda Ramalho de Almeida

     

Áreas de concentração e linhas de pesquisa 

Área de Concentração

Formação de Formadores: Ação Pedagógica e Avaliação

O curso tem como foco a formação do formador, priorizando a educação básica. O formador é entendido como o profissional que faz a mediação entre os professores, os alunos e os conhecimentos, visando à qualificação da ação educativa. Sua atuação envolve principalmente a formação de professores, o planejamento e a execução do projeto político pedagógico. Neste sentido, a avaliação educacional tem um papel fundamental, oferecendo subsídios para a análise de sua prática e desempenho dos docentes e alunos, de modo a possibilitar condições para o contínuo aperfeiçoamento das ações educativas. O formador pode ser uma figura chave na implementação do projeto político pedagógico da escola e na qualidade do trabalho dos docentes e alunos, se dispuser de conhecimentos, competências e habilidades que possibilitem uma atuação eficaz.

 

Linha de Pesquisa

Desenvolvimento profissional do formador e práticas educativas

Esta linha de pesquisa e de intervenção tem como eixo estruturante a formação profissional do formador de professores, o que implica a reflexão sobre a prática e a apropriação de conhecimentos específicos, habilidades , valores, disposições para atuação nos sistemas de ensino ou nas escolas e demais espaços educativos. As ações formativas requerem a mobilização de saberes para atuar com professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio, de modo a contribuir para a realização de um trabalho de qualidade que favoreça o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes.

Intervenções avaliativas em espaços educativos

A avaliação educacional tem como propósito básico oferecer subsídios para o planejamento e o aperfeiçoamento da ação educativa, na sala de aula, na instituição escolar, no sistema de ensino. A promoção de processos avaliativos de larga escala traz hoje para a instituição escolar a obrigatoriedade de refletir sobre seu desempenho em um contexto mais amplo, além de exigir a mudança de sistemáticas de avaliação de sala de aula. É neste contexto que a ação do formador na escola ou no sistema de ensino tem um papel fundamental: compreender os diagnósticos e produzir propostas pedagógicas mais efetivas. Inclui-se também nesta perspectiva a elaboração de processos avaliativos do desempenho escolar e das instituições de ensino que permitam ressignificar a prática educativa.

Disciplinas 

1º Semestre de 2016

 

  • Disciplina Obrigatória:Ação Formadora: Princípios e Práticas Profissionais do Formador

    Docente: Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco

    Horário: 3ª feira das 16h às 19h

    Créditos: 03 (três)

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Obrigatória: Avaliação Educacional: Políticas, Fundamentos e Práticas

    Docente: Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa

    Horário: 5ª feira das 16h às 19h

    Créditos: 03 (três)

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Eletiva: Grupo Investigativo no Interior da Escola: Constituição, Prática e Vivência I

    Docente: Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

    Horário: 3ª feira das 16h às 19h

    Créditos: 03 (três)

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Eletiva: Gestão dos Resultados de Processos Avaliativos de Leitura e Escrita a Serviço da Aprendizagem na Escola Básica

    Docente: Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

    Horário: 3ª feira das 19h às 22h

    Créditos:03 (três)

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Eletiva: Desenvolvimento das Habilidades nas Relações Interpessoais e Processos Formativos de Professores

    Docente: Profa. Dra. Laurinda Ramalho de Almeida

    Horário: 5ª feira das 16h às 19h

    Créditos: 03 (três)

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Eletiva: Formação de Professores: Pesquisas, Práticas e Políticas

    Docente: Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

    Horário: 5ª feira das 16h às 19h

    Créditos: 03 (três)

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Eletiva: Contribuições da Avaliação e da Demografia para as Políticas de Formação dos Profissionais em Educação

    Docente: Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

    Horário: 5ª feira das 19h às 22h

    Créditos: 03 (três)

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

2° Semestre de 2015

 

  • Disciplina Obrigatória: Ação Pedagógica do Formador: Saberes e Práticas (Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas)

    Docente: Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco

    Horário: 3ª feira das 15h às 19h

    Créditos: 04

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Obrigatória: Avaliação e Mudanças nas Práticas Educativas (Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos)

    Docente: Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa

    Horário: 3ª Feira das 15h às 19h

    Créditos: 04

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Obrigatória: Pesquisa e Prática Reflexiva

    Docente: Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

    Horário: 5ª feira das 17h às 19h

    Créditos: 02

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Eletiva: Projeto de Formação em EaD

    Docente: Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Horário: 2ª feira das 17h às 19h

    Créditos:02

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Eletiva: Construção Colaborativa da Pesquisa e da Intervenção em Debate

    Docente: Profa. Dra. Wanda Maria Junqueira de Aguiar

    Horário: 3ª feira das 13h às 15h

    Créditos: 02

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Eletiva: Processos Avaliativos de Leitura e Escrita na Escola Básica: dos Resultados aos Projetos de Intervenção

    Docente: Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

    Horário: 3ª feira das 19h às 21h

    Créditos: 02

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Eletiva: Grupo Investigativo no Interior da Escola: Constituição, Prática e Vivência

    Docente: Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

    Horário: 5ª feira das 15h às 17h

    Créditos: 02

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Eletiva: Avaliação da Instituição Educativa: Conceitos e Processos

    Docente: Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

    Horário: 5ª feira das 19h às 21h

    Créditos: 02

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

1° Semestre de 2015

 

  • Disciplina Obrigatória: Ação Formadora: Princípios e Metodologias

    Docente: Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco

    Horário: 3ª feira das 15h às 19h

    Créditos: 04

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Obrigatória: A Prática Profissional do Formador: Problematização e Intervenção

    Docente: Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

    Horário: 5ª Feira das 15h às 19h

    Créditos: 04

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Eletiva: Projeto de Formação em EAD

    Docente: Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Horário: 2ª feira das 17h às 19h

    Créditos: 02

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Eletiva: Avaliação Diagnóstica: dos resultados de processos avaliativos de leitura e escrita aos projetos de intervenção

    Docente: Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

    Horário: 3ª feira das 16h às 18h

    Créditos:02

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Eletiva: Avaliação da Instituição Educativa: Conceitos e Processos

    Docente: Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

    Horário: 5ª feira das 16h às 18h

    Créditos: 02

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

2° Semestre de 2014

 

  • Disciplina Obrigatória: Ação Pedagógica do Formador: Saberes e Práticas (Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas)

    Docente: Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco

    Horário: 3ª feira – 15h às 19h

    Créditos: 4

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Obrigatória: Avaliação e Mudanças nas Práticas Educativas (Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos)

    Docente: Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

    Horário: 3ª feira – 15h às 19h

    Créditos: 4

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Obrigatória: Pesquisa e Prática Reflexiva

    Docente: Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

    Horário: 5ª feira – 17h às 19h

    Créditos: 2

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Optativa: A Construção Colaborativa da Pesquisa e da Intervenção em Debate

    Docente: Profa. Dra. Wanda Maria Junqueira de Aguiar

    Horário: 3ª feira – 14h às 16h

    Créditos: 2

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Optativa: Projeto de Formação em EAD

    Docente: Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Horário: 4ª feira – 17h às 19h

    Créditos: 2

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Optativa: Avaliação da Instituição Educativa: Conceitos e Processos I

    Docente: Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa

    Horário: 5ª feira – 15h às 17h

    Créditos: 2

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

  • Disciplina Optativa: Gestão da Leitura e da Escrita como Fator de Produtividade na Escola Básica

    Docente: Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

    Horário: 5ª feira – 15h às 17h

    Créditos: 2

    Nível: Mestrado Profissional

    Ementa

1° Semestre de 2014

Clique aqui para visualizar a grade horária

Clique aqui para visualizar o ementário completo

  • Disciplina Obrigatória: Ação Formadora: Princípios e Metodologias

    Docente: Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco

    Horário: 3ª feira - 15h às 19h

    Créditos: 04

    Nível: Mestrado Profissional

  • Disciplina Obrigatória: Ação Pedagógica do Formador: Saberes e Práticas

    Docente: Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

    Horário: 3ª feira das 15h às 19h

    Créditos: 04

    Nível: Mestrado Profissional

  • Disciplina Obrigatória: Pesquisa e Prática Reflexiva

    Docente: Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

    Horário: 5ª feira das 17h às 19h

    Créditos: 02

    Nível: Mestrado Profissional

  • Disciplina Obrigatória: A Prática Profissional do Formador: Problematização e Intervenção

    Docente: Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

    Horário: 5ª Feira das 15h às 19h

    Créditos: 04

    Nível: Mestrado Profissional

  • Disciplina Optativa: Avaliação da Instituição Educativa: Conceitos e Processos

    Docentes: Profa. Dra. Clarilza Prado de Souza e Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

    Horário: 5ª feira das 15h às 17h

    Créditos: 02

    Nível: Mestrado Profissional

  • Disciplina Obrigatória: Avaliação e Mudanças nas Práticas Educativas

    Docentes: Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa e Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

    Horário: 3ª feira das 15h às 19h

    Créditos: 04

    Nível: Mestrado Profissional

  • Disciplina Optativa: Projetos de Formação em EAD

    Docente: Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Horário: 5ª feira das 15h às 17h

    Créditos: 02

    Nível: Mestrado Profissional

Doutorado 

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores oferece exclusivamente o curso de Mestrado Profissional.

Grupos de pesquisa certificados pelo CNPq 

O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira

Professor responsável: Ana Maria Saul

Descrição: A pesquisa desse grupo visa a identificar e analisar a influência do pensamento de Paulo Freire na educação pública brasileira , a partir da década de 1990. Objetiva, também, colocar à disposição de gestores e pesquisadores o trabalho de redes públicas de ensino pautadas em referenciais freireanos. A pesquisa articula pesquisadores de 13 PPGEs sediados em 10 Estados.

Pagina do grupo

  • Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente

    Professor responsável: Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

    Descrição: O objetivo do núcleo é desenvolver estudos sobre os processos de formação e de trabalho docente. Tem o foco nos processos psicosociais que envolvem questões de identidade, subjetividade, profissionalidade, representações e afetividade. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André (líder), Vera Maria Nigro de Sousa Placco (líder), Laurinda R. Almeida (pesquisadora), Laurizete F. Passos (pesquisadora)

    Pagina do grupo

  • Atividade docente e Subjetividade

    Professor responsável: Prof. Dra.Wanda Maria Junqueira de Aguiar

    Descrição: Esse grupo de pesquisa, pertencente ao Programa de Estudos pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação. Tem se dedicado, desde o ano de 2009, ao estudo dos sentidos da atividade docente para professores do ensino fundamental. Atualmente, incorporando uma perspectiva interventiva e colaborativa em pesquisa, tem como objetivo articular pesquisa e formação, contribuindo para a qualificação da práxis educacional.

    Professora participante: Prof. Dra. Claudia L.F. Davis;
    Professores convidados de outros Programas de Pós Graduação: Prof. Dr. Julio Soares ( UERN), Prof. Dra. Silvia M. Barbosa (UERN), Prof. Dra. Maria Vilani Cosme (UFPI), Wanda Maria Junqueira de Aguiar - IA, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

    Pagina do grupo

Centros e Núcleos 
  • Projeto: Rede Colaborativa de Práticas na Formação de Professores que Ensinam Matématica: Múltiplos Olhares, Diálogos e Contextos. Projeto Nº 11634 /2013 - Observatório da Educação/Capes

    Professor responsável: Laurizete Ferragut Passos

    Descrição: Projeto em Rede - Coordenadora do núcleo 1 - PUC/SP

    Período: 2012 - 2016

    Outras informações sobre o Projeto: "O projeto em Rede é desenvolvido em três universidades: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal do ABC e Pontifícia Universidade católica de São Paulo. Ele busca compreender os múltiplos olhares e contextos trazidos pelos formadores, professores em serviço (especialmente os iniciantes) e licenciandos, enquanto dialogam e problematizam em rede sobre as diferentes práticas docentes para melhorar o ensino de matemática, as práticas de inserção e sustentabilidade na docência e os diferentes conhecimentos sobre, na e da prática no processo formativo Estas práticas partem do pressuposto da importância da reflexão, da escrita e do diálogo a partir da prática docente, além de termos como princípios norteadores a colaboração e a autonomia na elaboração de recursos didáticos para o processo de desenvolvimento profissional docente. O objetivo geral compreender, problematizar e evidenciar o potencial da rede de colaboração entre práticas de ensino, pesquisa e extensão no processo de constituição profissional do professor que ensina matemática. O objetivo geral se desmembra em quatro objetivos específicos: 1. Mapear a multiplicidade de práticas propostas no âmbito dos cursos de licenciatura, especialmente em Matemática e Pedagogia; 2. Promover a integração entre professores do Ensino Fundamental, docentes do Ensino Superior e licenciandos; 3. Propor ações voltadas para a articulação de diferentes práticas para a formação de professores que ensinam matemática, as quais viabilizam possibilidades investigativas, estudos teórico-metodológico, análise e elaboração de recursos didáticos e produção de narrativas educativas. 4. Compreender e problematizar o processo de formativo das práticas, suas articulações e aprendizagens, em especial dos futuros professores e docentes em início de carreira."

  • Projeto: Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente

    Professor responsável: Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

    Descrição: "O objetivo do núcleo é desenvolver estudos sobre os processos de formação e de trabalho docente. Tem o foco nos processos psicosociais que envolvem questões de identidade, subjetividade, profissionalidade, representações e afetividade. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André (líder), Vera Maria Nigro de Sousa Placco (líder), Laurinda R. Almeida (pesquisadora), Laurizete F. Passos (pesquisadora) "

    Pagina do grupo

Pesquisas dos Docentes 
  • Práticas Avaliativas e mediações psicossociais

     

    Professor(a) responsável: Alda Luiza Carlini

    Descrição: Grupo de pesquisa certificado pela PUC-SP

    Integrantes: Alda Luiza Carlini (Coordenador), Sonia Aparecida Ignácio Silva, Clarilza Prado de Sousa, Sandra Lúcia F. Acosta Soares, Anamérica Prado Marcondes, Ariane Franco Lopes da Silva, Maria de Fátima Barbosa Abdalla, Débora Valim Cirino.

  • Educação linguística: procedimentos argumentativos no domínio discursivo jornalístico

     

    Professor(a) responsável: Lílian Ghiuro Passarelli

    Descrição: Integrando o Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq, Estudos de Linguagem para o Ensino de Português (GELEP), este projeto dá continuidade aos trabalhos do eixo central do Grupo que se configura como Ensino de Língua Portuguesa: construção e reconstrução da prática. Educação inicial e educação continuada. Decorre da constatação de que a prática do professor de língua portuguesa muitas vezes não acompanha o que tanto se apregoado: um trabalho eficaz que contemple diversos gêneros textuais. Em considerando que a formação do professor de língua portuguesa tem convergido para a necessidade de uma sólida sustentação teórica no atinente aos gêneros textuais, delimita-se o tema desta pesquisa que tem por alvo a reflexão dos gêneros textuais como objeto de ensino. Objetiva-se, pois, propiciar o estudo da natureza textual-discursiva e da constituição linguística, especialmente dos procedimentos argumentativos, de gêneros textuais pertencentes ao domínio discursivo jornalístico, priorizando perspectivas que levam em observância a organização do ensino e da pesquisa de língua em torno de atividades de análise linguística desdobradas em atividades epilinguísticas e metalinguísticas. Elegeu-se explorar o domínio discursivo jornalístico, por entender os gêneros jornalísticos como elementos da prática pedagógica estruturadora no ensino de língua e como prática ressignificativa de inserção social.

    Integrantes: Lílian Ghiuro Passarelli (Coordenadora), Nayara Moreira Santos – orientanda de Iniciação Científica - PIBIC-CNPq (2011).

  • Trabalho docente: a perspectiva psicossocial da educação

     

    Professor(a) responsável: Clarilza Prado de Sousa

    Descrição: "Tendo por pressuposto que a docência na educação básica deve ser compreendida de forma abrangente e contextualizada, sob risco de considerar o professor como agente isolado na obtenção de um ensino de qualidade, o projeto ora apresentado propõe tematizar a questão da formação e do trabalho docente em uma perspectiva psicossocial fundamentada, ainda que não exclusivamente, na teoria das representações sociais, de modo a refletir sobre a dialogicidade necessária entre o contexto social e à subjetividade do professor que exerce essa docência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. "

    Integrantes: Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas (Coordenadora), Clarilza Prado de Sousa

  • Aproximação entre Universidade e Escola na Formação de professores: políticas de Inserção na Docência (2011-2013)

     

    Professor(a) responsável: Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

    Descrição: O projeto busca investigar programas e políticas públicas que visam aproximar universidade e escola, favorecendo a inserção na docência. Objetiva analisar documentos, entrevistar estudantes de licenciatura envolvidos nos programas e supervisores dos estagiários na universidade e na escola que recebe o futuro professor. Objetiva investigar as implicações dos programas na formação dos estudantes e na escola que recebe os estagiários. Objetiva ainda avaliar a contribuição dos programas na inserção profissional dos iniciantes.

    Integrantes: Marli Eliza Dalmazo Afonso de André (líder)

    Financiador CNPq

Pesquisas Concluídas 
  • Formação profissional, atividade e subjetividade: aspectos indissociáveis da docência

     

    PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Profa. Dra. Wanda Maria Junqueira de Aguiar e Profa. Claudia Leme Ferreira Davis

    INÍCIO: 2007 – 2012

    LINHA DE PESQUISA: Processos psicossociais na formação e no exercício de educadores

    DESCRIÇÃO: O objetivo desse projeto é realizar uma proposta de cooperação acadêmica no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD, Edital PROCAD No 01/2007, entre pesquisadores integrantes dos seguintes Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – UFAL; Programa Pós-Graduado em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – R.J. Pretende-se, por meio dessa proposta de intercâmbio, desenvolver atividades de pesquisa, de ensino e de formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, as quais serão orientadas por um único eixo temático: o TRABALHO DOCENTE.

    OBJETIVOS DA PESQUISA: Esse estudo faz uma série de perguntas a respeito do trabalho docente, bem como sobre as discordâncias e conflitos que ele coloca para o professor e demais profissionais da área. Vale ressaltar que todas as questões da pesquisa, conforme esperado, encontram-se interligadas, de modo que respostas alcançadas em uma delas constituem subsídios para as demais e vice-versa. São elas: Como se configura, para o professor, o trabalho docente? Como concebe os alunos e a relação que o professor mantém com eles?Qual é a concepção de ensino-aprendizagem-avaliação que deve nortear o trabalho docente? Quais são os objetivos do trabalho docente? Quais são os sentidos e significados que o professor atribui ao trabalho docente e como eles se articulam na constituição de sua subjetividade docente? Existem significados partilhados entre os professores? Se sim, quais? Quais são os suportes ou os apoios com que os professores contam para enfrentar os impasses do trabalho docente? Como esse suporte é significado pelos professores? Os sentidos e significados atribuídos à atividade docente serão transformados em função da participação nessa pesquisa (autoconfrontação simples e cruzada, explicado mais à frente)?Como se dá a dinâmica do desenvolvimento profissional em cada professor que participa do estudo e no conjunto de professores investigados, a partir da observação e análise da prática docente? A atividade docente dos professores se modifica? Como isso se dá para cada professor e para o conjunto deles? Os procedimentos de confrontação simples e cruzada, quando empregados na análise da atividade docente, podem ser úteis na formação de professores? Quando? Em quais circunstâncias?

    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: O referencial teórico utilizado é uma síntese da triangulação de três propostas teóricas e metodológicas que são entendidas, neste projeto, como possível de serem articuladas, gerando um campo teórico capaz de iluminar a realidade  a ser estudada. Assim, será utilizada a proposta da psicologia Sócio Histórica ( autores centrais – Vygotski e Leontiev), a da Ergonomia Francesa ( Yves Clot ) e das Representações Sociais ( Moscovici, Abric).

    Partimos da idéia de que a linguagem é aspecto central do arcabouço teórico, buscando analisar a relação que ela mantém com o trabalho docente e com o pensamento. Isso se justifica na medida em que a linguagem nos torna seres cuja essência é inegavelmente social, posto que a consciência humana é semioticamente estruturada.

    O MÉTODO: O principal recurso do método a ser empregado está na imagem como suporte da observação: todas as situações de desempenho profissional são gravadas em vídeo e, posteriormente, discutidas pelos participantes. A importância de observar uma atividade de trabalho reside menos no que se pode por meio dela observar do que nas diferenças encontradas entre aqueles que a observam. Dessa forma, especial atenção é dada, aqui, às diferenças encontradas entre aqueles que observam o registro de uma dada atividade docente.

    De fato, considera-se central que os sujeitos   observados pelo(s) pesquisador(es) e colega(s) – ao exercer a docência, possam se tornar, eles mesmos, observadores de seu próprio trabalho. É por esse meio e apenas por ele que Clot (2001, p. 10) acredita que “a experiência vivida possa se transformar em meio de viver outras experiências”, uma vez que implica o desenvolvimento subjetivo daquilo que foi experimentado, ou seja, o desenvolvimento da atividade. Dessa forma, o objetivo da pesquisa não está em coletar dados via observação e, sim, em permitir o desenvolvimento da observação dos próprios professores sobre sua própria atividade, colocando-os em posição de transformá-la.

    Proposta de obtenção de informações: Autoconfrontação simples e cruzada. A autoconfrontação simples refere-se à interação sujeito, imagem e investigador(es). Em outro momento dois professores – um cujo trabalho foi filmado e outro um docente convidado, com experiência similar   reúnem-se para analisar as imagens gravadas, na presença dos pesquisadores. À relação estabelecida entre sujeitos, imagens do colega trabalhando e investigador(es) chama-se de autoconfrontação cruzada. A confecção de uma seqüência de imagens, selecionada a partir do conjunto do material registrado e validado pelo grupo, encerra essa fase da pesquisa.

    Referencial de Análise: Coerente com os pressupostos apresentados, a análise se constituirá num movimento que, tendo a realidade empírica como ponto de partida, pretende buscar articular a tarefa, o real da atividade, a atividade real e seu produto, em especial para aqueles que a executam. O foco da análise é apreender o movimento contraditório criado entre falas, representações sociais e trabalho docente, à luz das prescrições da tarefa, de seus produtos, do referencial teórico e dos objetivos da pesquisa. As unidades de análise são, portanto, três: o registro da atividade, as falas dos sujeitos sobre a atividade que realizou (autoconfrontação simples) e as falas do outro professor sobre o trabalho registrado (confrontação cruzada). Quanto aos sentidos e os significados atribuídos pelos sujeitos (individual e coletivamente) à atividade, far-se-á uso dos procedimentos sugeridos por Aguiar e Ozella (2006), partindo de pré-indicadores até alcançar os núcleos de significação.

    Adicionalmente, no que se refere às representações sociais sobre o trabalho docente, será empregado, no tratamento do teste de “livre evocação de palavras”, o software EVOC, seguindo a orientação de Vergés (1994). Esta técnica de análise permite identificar os possíveis elementos do núcleo central considerando a freqüência (F) e a ordem média de evocação da palavra (TURA 1998).

    No momento, já foi realizada a revisão da literatura, a organização de uma primeira versão do referencial teórico e metodológico e reuniões de discussão entre as três Universidades para discutir o piloto realizado e as questões teóricas.

    Para este ano esta programado o início da coleta de dados, ou seja: a realização das entrevistas e das auto confrontações. Também realizaremos discussões de avaliação ( entre as três Universidades) acerca das tarefas realizadas e delinearmos os procedimentos de análise.

Publicações 

Produção bibliográfica atrelada ao projeto:

PASSARELLI, L.G. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Cortez, 2012.

_______ . Leitura e Produção Textual. In: ANDRADE, R.J. Avaliação de competências na educação básica: um marco referencial para a prática. São Paulo: Moderna, p. 15-55, 2011.
_______ . Da formação inicial à formação continuada: reflexões a partir da experiência da PUCSP. In: GIL, G.; VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. (orgs.). Educação de Professores de Línguas - os desafios do formador. Campinas, SP: Pontes, 2008a, p. 219-237.
_______ . Educação linguística articulando teoria e prática: relações sintagmáticas anafóricas e catafóricas no plano do texto In: Ensino de língua portuguesa: reflexão e ação. São Paulo: EDUC, 2008c, p. 129-138.

Livro em coautoria:

Cintra, A.M.M.; Passarelli, L.G.P. Leitura e produção de textos. São Paulo: Blucher, 2011. (Coleção A Reflexão e a Prática no Ensino - Volume 2. Coordenação: CANO, Márcio Rogério de Oliveira.)

 

Ensino e correção na produção de textos escolaresLivro publicado2012
Aprova Brasil Língua Portuguesa - Ensino Fundamental I, Caderno 1 - Guia de Recursos DidáticosLivro publicado2011
Leitura e Produção de TextosCapítulo de livro publicado2011
Leitura e Produção TextualLivro publicado2011
Aprova Brasil: língua portuguesa: ensino fundamental I, Caderno 1Capítulo de livro publicado2010
Da formação inicial à formação continuada: reflexões a partir da experiência da PUC-SP.Capítulo de livro publicado2008
Domínio discursivo jurídico: procedimentos argumentativos no gênero textual decisão interlocutória.Capítulo de livro publicado2008
Educação lingüística articulando teoria e prática: relações sintagmáticas anafóricas e catafóricas no plano do textoCapítulo de livro publicado2008
Revisitando o ensino de língua portuguesa para fins específicosCapítulo de livro publicado2008
Educação lingüística continuada: teoria e prática na vida do profissional.Capítulo de livro publicado2006
Ensino de leitura na educação lingüística continuada de professores de português.Capítulo de livro publicado2006
Ensinando a escrita: o processual e o lúdicoLivro publicado2004

 

Bolsas 

Em breve.

Avaliação da Capes 
Triênio 2010-2011-2012 Conceito 4
Coordenação e vice-coordenação 
  • Coordenadora
    Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

  • Vice-coordenadora
    Profa. Dra. Laurinda Ramalho de Almeida

Inscrição 

Em breve.

Revistas 

Em breve.

Egressos 

2015

  •  

    Denise Maria Milan Tonello

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

    Título: Portfólios na Educação Infantil: um projeto de intervenção fundamentado na ação formativa
     

     

  •  

    Solange de Lourdes Frasca Camargo

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Oientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

    Título: Matriz de Avaliação Docente: proposta norteadora para a construção de um processo avaliativo em uma instituição de Educação Básica
     

     

  •  

    Kaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Título: Ensino de História no Ensino Fundamental I: buscando caminhos para o ensino aprendizagem
     

     

Dissertações e teses defendidas 

2016

  •  

    Anelise Delgado Godeguez

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

    Título: O Programa Mesa Educadora e suas Contribuições para a Formação de Formadores na Educação Infantil em São Caetano do Sul

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Claudia Romero Codolo de Carvalho

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurizete Ferragut Passos

    Título: As Contribuições do Programa de Tutoria para o Desenvolvimento Profissional do Supervisor de Ensino

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Rosely Fátima dos Santos Arrojo

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Título: Formação de Educadores para o Programa Centro educacional Unificado (CEU) na Cidade de São Paulo

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

2015

  •  

    Denise Maria Milan Tonello

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

    Título: Portfólios na Educação Infantil: um projeto de intervenção fundamentado na ação formativa

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Solange de Lourdes Frasca Camargo

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

    Título: Matriz de Avaliação Docente: proposta norteadora para a construção de um processo avaliativo em uma instituição de Educação Básica

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Kaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Título: Ensino de História no Ensino Fundamental I: buscando caminhos para o ensino aprendizagem

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Maria Eliane Maia Sousa

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

    Título: Avaliação da Aprendizagem em Processo: limites e possibilidades de usos em uma escola da rede estadual de São Paulo

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Mariana Antoniuk

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Ana Maria Aparecida Avella Saul Pinto

    Título: Revisitando uma prática de formação à luz de referenciais freireanos: uma experiência com professores sem habilitação em Moçambique – África

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Ana Paula Hanke da Silveira Gualdi

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Título: Aulas de Matemática: Resolução de Problema no 1º Ano do Ensino Fundamental

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Cintia Santos Tolosa Bianchi

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Título: Uso Pedagógico do Celular e o Papel do Supervisor de Ensino de São Paulo

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Elisa Moreira Bonafé

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Laurinda Ramalho de Almeida

    Título: O Coordenador Pedagógico como Formador de Professores em Grupos Heterogêneos na Escola: As Ações de Formação e suas Implicações

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Fabrício Rodrigo Marques

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Título: Formação inicial para uso de TDIC em educação: análise de experiência no curso de Pedagogia da PUC-SP

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Daniel Gelini Quaresma

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

    Título: Gestão Democrática na Escola de Ensino Integral: Limites e Possibilidades

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Clodoaldo Barbosa da Silva

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

    Título: O Uso da Aventura Solo (RPG) na Formação de Professores com Foco na Avaliação da Aprendizagem

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Vanessa Bispo Lima

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a):Profa. Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli

    Título: Contribuição das diferentes propostas de alfabetização para a ação pedagógica na escola pública

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Vivian de Andrade Torres Machado

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

    Título: A atuação do coordenador pedagógico na formação de professores das escolas municipais de educação infantil (EMEIs) de São Paulo

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Edna Caldeira Martins Guellere

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa

    Título: Trajetória metodológica voltada para superação de problemas pedagógicos, a partir de dados do SARESP e da Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Nadja Rodrigues da Silva

    Linha de Pesquisa: Intervenções Avaliativas em Espaços Educativos

    Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Antonio Simão Gimenes

    Título: Alfabetizar e avaliar: caminhos, descobertas e dificuldades para uma reflexão

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Renata Sales de Moraes Borges

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Título: Desafios ao educador na transição do quinto para o sexto ano nas escolas públicas de São Paulo: uma proposta de formação

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    José Roberto Gonçalves Dias

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Título: A formação de professores para os estudos do meio

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Daniel Moreira da Silva

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Título: O coordenador pedagógico e os ambientes virtuais de aprendizagem: um espaço para a formação de professores

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Andréa Gabriela do Prado Amorim

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Título: Tecnologias digitais em educação: uma reflexão sobre processos de formação continuada de professores

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Tânia Lídia Ribeiro Aversi

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Título: Ambientalização curricular em cursos de Pedagogia de instituições privadas do município de São Paulo: desafios e proposições

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Cintia Anselmo dos Santos

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Título: O papel do coordenador pedagógico no processo formativo dos professores do ciclo de alfabetização: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

  •  

    Tatiana Vilela Zalla

    Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional do Formador e Práticas Educativas

    Orientador (a): Profa. Dra. Alda Luiza Carlini

    Título: Movimento, cognição, afetividade: o professor em sua integralidade

    Link da dissertação na biblioteca digital

     

Intercâmbios 

Em breve.

Convênios 

Em breve.

Eventos 

II Seminário de Práticas do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores

CLIQUE AQUI PARA GERAR SEU CERTIFICADO

Histórico

O II Seminário do Mestrado Profissional: Formação de Formadores teve como objetivo socializar práticas e pesquisas no campo da formação de formadores e da avaliação educacional. A atividade, de cunho acadêmico-curricular, teve como tema "A formação de formadores diante dos desafios atuais: práticas e utopias".

O evento contou com a participação da Profa. Dra. Zilma de Moraes Ramos de Oliveira (USP e ISE Vera Cruz), que proferiu a conferência de abertura e da Profa. Dra. Sandra Maria Zakia Lian Sousa (FE USP), que discutiu as políticas de avaliação externa e os desafios para o trabalho do formador de professores, na conferência de encerramento.

As alunas e alunos do Programa apresentaram suas pesquisas nas modalidades pôster e comunicação oral, que serão publicadas nos Anais do evento.

Contato (Email/telefone): formep@pucsp.br / Fone: (11) 3670-8060

Confira nossa Galeria de Fotos do evento : Clique aqui


I Seminário de Práticas do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores - Histórico
Expediente 

Assistente de Coordenação: Humberto Silva
E-mail: formep@pucsp.br 
Telefone: (11) 3670-8060
Horário de atendimento ao público: de 2ª a 6ª feira - das 11h às 20h
Endereço: Rua Ministro Godoy, nº 969 – 4º andar – Sala 4B-06
Perdizes, São Paulo - SP
CEP: 05015-901

 

Conecte-se à PUC-SP