Ciência da Religião

Avaliação CAPES: Mestrado e Doutorado no Triênio 2010-2011-2012: conceito 5
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

O fenômeno religioso ocupa, hoje, papel destacado nas relações humanas e sociais. Para compreender a história e as atividades humanas, inclusive os recentes conflitos mundiais, é de fundamental importância a compreensão do papel assumido pela religião. Tal fato abre espaço para estudiosos especialistas na questão religiosa, em suas múltiplas dimensões.

A Ciência da Religião é um campo do saber que tem como realidade o fenômeno religioso investigando-o sistematicamente em todas as suas manifestações sem que se questione sua validade teológica, ou seja, nesta área do conhecimento não se questiona a "verdade" ou a "qualidade" de uma religião, pois todas se apresentam igualmente como objeto de estudo e investigação. Seu princípio metodológico é o vislumbramento das religiões como sistemas de sentido formalmente idênticos apresentando, portanto, pontos comuns que as tornam passíveis de serem investigadas. Universos culturais, as religiões representam os sentidos e os significados criados pelo homem nas relações que estabelece com o mundo, com os outros e com si mesmo. Sua compreensão, portanto, do universo cultural religioso torna possível a compreensão do homem nele inserido.


Linhas de Pesquisa

O Programa tem como tarefa primordial produzir conhecimento aprofundado sobre o campo religioso em suas mais diferentes dimensões. Nesse sentido, estrutura-se em duas Áreas de Conhecimento:

 

  1. Estudo Sistemático da Religião
     
  2. Estudos Empíricos da Religião
Expediente

Assistente de Coordenação: Andréia Bisuli de Souza
E-mail: procresp@pucsp.br
Tel: (11) 3670-8529
Endereço: Rua Ministro Godoy, 969, 4º. andar - Sala 4E-09
CEP  05015-901 Perdizes, São Paulo/SP

#EUSOUPUCSP

Área de Alunos: Acesse os comunicados, formulários e outras informações sobre seu curso.

Menu
Pós-Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC