Mestrado e Doutorado

História

Avaliação CAPES: Triênio 2010-2011-2012 Conceito 4 (Mestrado e Doutorado)
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) tem como eixo temático a abordagem História e Cultura, buscando atentar para toda a complexidade presente nessa relação e seus desafios de investigação. Suas linhas de Pesquisa (Cultura e Cidade; Cultura e Representação; Cultura e Trabalho) inserem-se em tendências emergentes da historiografia.


Linhas de Pesquisa

  •  

    Cultura e Cidade:

     

    Essa linha de pesquisa centraliza suas reflexões sobre os processos de constituição urbano, das culturas urbanas e das experiências de viver nas cidades, em diferentes espaços e temporalidades, colocando em foco disputas na construção de poderes, na demarcação de territórios, nas relações entre campo e cidade e na afirmação de memórias urbanas.

    Explora as diversas articulações entre a concretude mais visível das cidades e sua dimensão imaginária, por meio das quais os processos sociais são vividos e interpretados pelos próprios sujeitos. Pensando as cidades como lugar de práticas, representações, costumes e tradições conflitantes, a linha enfatiza as reflexões sobre os processos de construção das condições materiais de vida, das culturas e do cotidiano, tematizando as lutas de diferentes grupos e sujeitos – organizados ou não – pelo direito à cidade e à cidadania. Também, dialoga com as experiências de múltiplos sujeitos – mulheres, homens, jovens, velhos, crianças, negros, índios – nas mais diversas condições de vida, de luta e em diferentes situações históricas.

    Ainda, destaca as problemáticas em torno da cultura, da memória e do patrimônio, enfocando rituais, festas, tradições do viver e do trabalhar, referências culturais e patrimoniais, nas diferentes linguagens que as constituem: orais, sonoras, gestuais, textuais, literárias e imagéticas.

Menu
Pós-Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC