E-books


Impressão sob demanda | E-book

ATUALIZAÇÕES EM OBSTETRÍCIA

Clínica Obstétrica – PUC-SP (2ª ed.)

Henri Augusto Korkes
Eduardo Martins Marques
Gustavo Mendonça André
Tania Regina Padovani

O livro Atualizações em obstetrícia é fruto de um grande esforço de todos os docentes da Clínica Obstétrica da PUC-SP, de colaboradores e de colegas dos diversos serviços em nosso estado e em todo o território nacional. Apresenta um modelo atualizado e uniforme de condutas assistenciais. Um documento do mais alto nível científico, com condutas baseadas nas melhores evidências disponíveis até o momento, que permitirá uma assistência uniforme às nossas pacientes e um aprendizado homogêneo para nossos alunos e residentes. Permitirá, também, a criação de linhas de pesquisa nas diversas áreas dentro de nossa especialidade. Um grande passo da nossa já destacada Clínica Obstétrica para novos desafios e conquistas!


E-book

CINECLUBISMO À DISTÂNCIA

Descentramentos do cinema brasileiro contemporâneo

Marcus Bastos (org.)
Rodrigo Gontijo (org.)

Cineclubismo à distância: descentramentos no cinema brasileiro contemporâneo compila transcrições de lives realizadas durante a programação de 2020 do CINE UEM e artigos críticos a respeito dos filmes dos diretores convidados. Resultado de uma parceria entre os cursos de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o livro reúne textos de cineastas e pesquisadores que, no entendimento dos organizadores, juntos abordam os descentramentos do cinema brasileiro contemporâneo.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

MUSEOLOGIA, CULTURA E EDUCAÇÃO

Diálogos interdisciplinares na contemporaneidade

Luciana Pasqualucci (org.)
David de Oliveira Lemes (org.)

Museologia, cultura e educação... é o resultado de reflexões sobre a incerteza e a potência de uma disciplina em transformação a partir do cruzamento entre a formação, a prática, os currículos e as experiências de pesquisa dentro e fora da esfera acadêmica, e considerando como a própria transformação do ensino universitário pode promover tal intersecção É neste âmbito que a musealização pode ser entendida como uma ferramenta de transformação social, para os diferentes atores de um patrimônio em constante renegociação e rearticulação. Os museus e a museologia seguem se transformando e transformando os saberes que nos auxiliam a compreendê-los e a praticá-los na observação crítica dos seus usos para além de nosso domínio, na compreensão da sua potência para além de nossa autoridade contestada.


Impressão sob demanda | E-book

MEMÓRIAS ANCORADAS EM CORPOS NEGROS

Maria Antonieta Antonacci

A natureza da preservação de africanismos na memória coletiva dos descendentes de heranças africanas tem desafiado os estudiosos brasileiros nas várias disciplinas humanas. Das perspectivas históricas e sociológicas às manifestações culturais e religiosas, enquanto tentam interpretar o impacto de africanismos retidos em várias práticas culturais.
Memórias ancoradas em corpos negros é uma coleção de estudos independentes, planejados para apreender evidências afrodiaspóricas, na originalidade de suas abordagens.
É importante, para melhor entendimento e interpretação do tecido cultural brasileiro, não só da perspectiva da preservação de elementos culturais africanos no Brasil, mas também do reconhecimento de seus significados em várias manifestações culturais, desde o contar histórias a designs iconográficos.


Impressão sob demanda | E-book gratuito

PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA

contribuições à leitura de questões sociais

Ana Mercês Bahia Bock (org.)
Elisa Zaneratto Rosa (org.)
Maria da Graça Marchina Gonçalves (org.)
Wanda Maria Junqueira de Aguiar (org.)

Em Psicologia sócio-histórica – Contribuições à leitura de questões sociais, não se encontram respostas simples ou caminhos e estratégias milagrosas de ação contra a desigualdade social. Cada texto, a seu modo de trabalhar a dialética singular/particular/universal e o problema social analisado, indica que “as possibilidades de enfrentamento da desigualdade são complexas e incertas”. Mas todos indicam que é preciso e é possível enfrentar a desigualdade, e um caminho é o fortalecimento da vida em comum, que continua insistindo em sobreviver entre os povos indígenas, os quilombolas ou ressurgir entre os coletivos de arte, dentre outros.


Impresso | E-book

ENTRE A TELA E O ASFALTO

experiências com aplicativos de ônibus em São Paulo

Bruno Grandchamp Rodilha

Entre a tela e o asfalto oferece múltiplas entradas de leitura para o tema do uso de aplicativos de ônibus na cidade de São Paulo. Sua mistura de trechos mais informativos com trechos mais analíticos, sua combinação de temas do design e da filosofia, do urbanismo e da antropologia, seu trânsito entre diferentes registros de escrita resultam em um texto múltiplo, capaz de oferecer, ao leitor, uma experiência complexa de entendimento dos modos como a tecnologia modifica a relação das pessoas com a cidade. Uma leitura prazerosa e esclarecedora, que proporciona, aos interessados, o contato com um cruzamento rico de questões, resultando em uma forma ainda não explorada de olhar para as experiências de mobilidade que apresenta.


Impressão sob demanda | E-book

DÉCIO PIGNATARI

vida noosfera

Lucio Agra

Décio Pignatari nasceu em 20 de agosto de 1927 e faleceu em 2 de dezembro de 2012. Poeta, tradutor, professor, ator, performer, crítico, agitador cultural, cronista, um pensador e atuador completo da cultura brasileira da segunda metade do século XX, entrando pelo século XXI. Dentre suas inúmeras atividades podemos destacar a de professor no histórico início da ESDI, no Rio de Janeiro, em São Paulo no PEPG de Comunicação e Semiótica e na FAU-USP. Autor de livros-chave no pensamento brasileiro, amigo e divulgador de nomes do porte de Marshall McLuhan e Roman Jakobson, criador da Poesia Concreta, juntamente com Haroldo e Augusto de Campos.